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12/07/2007 - 07:57

Tempo, stress e produtividade

Quem administra bem o tempo, aumenta a produtividade e consegue melhor equilíbrio entre trabalho, família e lazer.

Competição, exigência do mercado, pressão socioeconômica e avanços tecnológicos constituem o cenário corporativo no século XXI. Os trabalhadores são expostos a centenas de informações - e distrações - diariamente. O que fazer para conseguir lidar com tantas novidades? Saber administrar o tempo é essencial para se manter antenado a tudo, render no trabalho e ainda manter a saúde e a vida pessoal preservada.

Administrar o tempo não é mais uma questão de contar os minutos dedicados a cada atividade, é uma questão de saber definir prioridades. Segundo Cecília Cibella Shibuya, Vice-Presidente de Eventos e Relações Institucionais da ABQV, "um profissional que administra bem o tempo é aquele que sabe trabalhar em equipe, separa o pessoal do profissional e consegue ser prático e objetivo".

Planejar as atividades e saber delegá-las é indispensável para o bom aproveitamento do tempo. Alguns recursos como agenda, secretária eletrônica e e-mail são ferramentas que auxiliam muito na sua administração, porém, se mal utilizados, tornam-se vilões. "Pessoas que perdem tempo com reuniões em excesso, sem planejamento, muitas interrupções de telefones, excesso de papéis na mesa, bate-papos, falta de foco, re-trabalho, certamente demonstram que tem dificuldade na administração do tempo", explica Cecília.

Outra causa do mau aproveitamento do tempo é a desmotivação. "O funcionário que exerce por longos períodos a mesma função e as executa atividades repetidas, muitas vezes se acomoda e deixa de render", explica Cecília. Por isso, é importante que as empresas adotem programas e ações que auxiliem os colaboradores a buscar motivação e formas de evoluir, como rodízio de tarefas e treinamentos específicos. "Quem não consegue gerenciar suas atividades vive em constante estado de stress e mau-humor", afirma.

Dicas - O tempo é igual para todos. São 24 horas distribuídas igualmente para todo cidadão, rico ou pobre. Em função das exigências do mercado de trabalho, do cumprimento de prazos e compromissos, a sensação é de que os dias se tornam mais curtos. A seguir, algumas orientações para administrar bem o tempo no ambiente de trabalho: ·Não misturar a atuação profissional com problemas pessoais e familiares, e vice-versa | ·Separe o urgente do importante, delegue funções | ·Construa uma boa rede de apoio (assistentes etc.) | ·Planeje suas reuniões, pois reuniões longas e sem objetivo não são produtivas | ·Não procrastine, nunca deixe para amanhã tarefas que devem ser realizadas hoje.

Oportunidade - Os participantes do VII Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, organizado pela ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) entre os dias 8 e 10 de outubro, poderão acompanhar diversas apresentações e debates que tratam de qualidade de vida e produtividade. Um dos temas destacados é o "Reflexo da Tecnologia no Stress e Qualidade de Vida", ministrado pela Dra. Marilda Lipp, autora de 11 livros no Brasil e especialista em programas de controle do stress.

Agenda e Informações - VII Congresso da ABQV Nacional, dia 08 a 10 de outubro de 2007, no Maksoud Plaza Hotel - Alameda Campinas, 150 - São Paulo (SP). Mais informações pelo telefone: (11) 3266-6497

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