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18/12/2010 - 08:13

Programa Petrobras Cultural 2010 anuncia projetos selecionados para patrocínio


(esq./dir.) Chefe de gabinete da Secretaria de Fomento e Incentivo do MinC, Jorge Guimarães, a gerente de Patrocínio da Petrobras, Eliane Costa e o gerente executivo da Comunicação Institucional, Wilson Santarosa, durante cerimônia PPC

A Petrobras divulgou no dia 17 de dezembro (sexta-feira), o resultado da segunda fase das seleções públicas do Programa Petrobras Cultural (PPC), edição 2010. Foram contemplados 149 projetos de 18 estados, abrangendo 16 áreas, dentro das três linhas de atuação do programa: Formação; Preservação e Memória; e Produção e Difusão, que receberão uma verba total de R$ 52,9 milhões.

Durante o evento, o gerente executivo da Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa, destacou a presença da Petrobras como a maior patrocinadora de cultura do Brasil. “Foram R$ 1,5 bilhão investidos na cultura brasileira, dos quais R$ 500 milhões correspondem a recursos próprios voluntários da Petrobras, sem incentivo fiscal”.

A ação de patrocínio cultural da Petrobras começou na década de 80 e, nestes 30 anos de atuação, reafirmou o compromisso da Companhia com a democratização do acesso aos recursos e com a valorização da diversidade cultural brasileira. A gerente de Patrocínios da Petrobras, Eliane Costa, comentou as inovações adotadas pelo Programa Petrobras Cultural desde 2003. “Inauguramos esse processo de convidar pessoas externas à companhia para as comissões de seleção do PPC, como representantes da área acadêmica, do segmento cultural e jornalistas”, afirmou Eliane Costa durante a cerimônia, que também contou com a presença do representante do Ministério da Cultura, Jorge Guimarães.

Na edição 2010 do PPC, três áreas têm cronograma diferenciado e já tiveram suas seleções concluídas (festivais de música, festivais de cinema e difusão de longa-metragem em salas de cinema). Os projetos contemplados foram anunciados no início do ano. Os recursos para essa áreas somam R$ 9 milhões.

Nesta sétima edição do PPC, os incentivos incluíram desde iniciativas de pesquisa artística até projetos de distribuição de bens culturais. Foram contemplados projetos de apoio a museus, arquivos e bibliotecas; educação para as artes; manutenção de grupos e companhias de teatro, dança e trupes circenses; produção de filmes de longa e curta-metragem em 35 mm e digitais; cultura digital; literatura; gravação de CDs, turnês de shows e concertos e gravação para internet.

O Programa teve um total de 3.446 projetos inscritos em todo o país. Desse total, 2.037 (59%) foram provenientes do Rio de Janeiro e São Paulo e 1.678 (41%) dos demais estados. Entre os projetos selecionados, 80 são do Rio de Janeiro (34) e São Paulo (46), 12 de Minas Gerais, 11 da Bahia, 11 do Rio Grande do Sul, 8 de Pernambuco, 5 do Ceará, 4 de Santa Catarina, 4 do Distrito Federal, 4 da Paraíba, 2 do Paraná, 2 do Mato Grosso. Tiveram 1 projeto selecionado os estados do Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.

A política de patrocínios da Petrobras está estruturada em programas contínuos que definem as estratégias e as prioridades de atuação da empresa nas áreas cultural, social e ambiental. No patrocínio cultural, o Programa Petrobras Cultural lança anualmente novas seleções públicas de projetos para diversas áreas, com divulgação nacional.

Criado em 2003, o PPC baliza as ações de patrocínio da Petrobras em torno de uma política cultural de alcance social e de afirmação da identidade brasileira. É o maior programa de patrocínio cultural do país. Desde a primeira edição, o PPC já teve sete edições, abrangendo 76 áreas de seleções públicas, destinando R$ 311 milhões a 1.246 projetos contemplados. Foram mais de 26 mil projetos inscritos, avaliados por 356 especialistas integrantes das comissões de seleção.

As comissões de seleção do PPC são formadas por grupos de profissionais que atuam diretamente nos setores da cultura contemplados pelo programa, incluindo diretores, pesquisadores, jornalistas, críticos, curadores, acadêmicos, editores, entre outros. Essas comissões são renovadas a cada ano e sua composição busca atender à maior diversidade possível de perfis para o julgamento dos projetos, que são selecionados por seu mérito qualitativo. Nesta edição do PPC, as comissões reuniram 98 pessoas.

Áreas das Seleções Públicas contempladas na segunda fase do PPC 2010: Educação para as artes: ações e materiais – R$ 2 milhões. Preservação e memória: apoio a museus, arquivos e bibliotecas – R$ 3,9 milhões | Memória das artes – R$ 3,3 milhões. Produção e Difusão- Manutenção de grupos e companhias de teatro, dança e circo – R$ 14,7 milhões (valor relativo a dois anos).

Audiovisual: Produção de filmes de longa-metragem em 35 mm para salas de cinema – R$ 16,4 milhões | Produção de longa-metragem para mídia digital – R$ 3,255 milhões | Produção de filmes de curta-metragem para mídias digitais – R$ 595 mil | Produção de filmes de curta-metragem em 35 mm para salas de cinema – R$ 795 mil.

Cultura digital: Apoio ao aprimoramento de websites culturais brasileiros já existentes – R$ 1,7 milhão. Eventos de Artes Eletrônicas e Cultura Digital – R$ 965 mil. Literatura – R$ 810 mil. Música: Gravação de CD – R$ 1,050 milhão.Gravação para disponibilização na internet – R$ 415 mil.Turnês de shows e concertos – R$ 3,5 milhões. | www.petrobras.com.br/ppc.

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