Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2010 - 08:13

Francal acredita em bom momento para o setor de feiras de negócios em 2011

Promotora encerrou 2010 com aumento no número de expositores, área ocupada e visitantes. Expectativa é continuar crescendo no próximo exercício.

Após realizar 15 eventos de negócios no Brasil e dois showroom de calçados na Colômbia em 2010, a Francal Feiras – uma das maiores promotoras de feiras comerciais do País – contabilizou 2.923 empresas expositoras, 259 mil metros quadrados de área ocupada em pavilhões e 223.477 visitantes.

Os números representam um aumento de 26% no número de expositores, 38% de área e 9% de visitantes em relação a 2008 (a comparação é bienal em razão da sazonalidade dos eventos). O crescimento em número de eventos realizados foi de 50%.

Em 2010, a Francal deu início a sua expansão para outros Estados e realizou duas edições do Rio-à-Porter – salão de moda e negócios oficial do Fashion Rio – e uma edição regional da feira Expolazer em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Promoveu também a segunda edição da Fruit & Tech, voltada ao segmento de produção, processamento e logística de frutas, legumes e verduras.

Para Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, o crescimento da promotora faz parte de um processo natural. “Temos 42 anos de atuação e o reconhecimento do mercado. Constantemente, somos procurados por lideranças setoriais para compor seus eventos de negócios e aumentar nosso portfolio”, explica.

Na avaliação do executivo, o setor de feiras cresce como um todo, em razão do reconhecimento, por parte dos empresários, de que esta é uma ferramenta de marketing que oferece o melhor custo-benefício e coloca fabricantes e compradores em contato direto.

O número maior de eventos acarretou no crescimento da estrutura da empresa: novos departamentos foram criados; outros, ampliados ou reformulados; e o quadro de funcionários cresceu 30% para atender à demanda.

Calendário 2011 - O número de feiras confirmadas para o próximo ano já é 30% maior que em 2009. A Francal Feiras vai promover, em 2011, 13 feiras de negócios, todas lançadas comercialmente e com alto índice de renovação de contratos, além dos dois showroom de calçados brasileiros na Colômbia (veja relação completa abaixo).

A diferença entre os calendários de 2009 e 2011 está na realização de duas edições do Rio-à-Porter, na segunda edição da Natal Show, voltada para o segmento de artigos e decoração de Natal, e na AES Brasil Expo - Convenção e Exposição de Tecnologia: Áudio, Vídeo, Iluminação e Instalações Especiais.

A grande novidade do próximo ano é a IRC - Internacional Rubber Conference 2011, mais importante conferência mundial para tratar da cadeia produtiva de elastômeros e que acontece pela primeira vez no Brasil. A Francal Feiras foi a promotora brasileira escolhida para organizar o evento, em razão do reconhecimento da qualidade de seus eventos e do longo relacionamento com a indústria de borracha por meio de sua feira Expobor.

O presidente da Francal confia que as expectativas para 2011 são as melhores possíveis e projeta mais crescimento para a promotora. “Vivemos um momento de economia aquecida e aumento do poder aquisitivo, o que beneficia as feiras de negócios. Não podemos esquecer que o Brasil é a bola da vez e vem atraindo o interesse de fabricantes e compradores do mundo todo, que veem nos nossos eventos uma boa oportunidade de estreitar relação com o mercado nacional”.

Outro destaque do calendário da promotora para o próximo ano é a comemoração do jubileu de prata da feira Office PaperBrasil Escolar. O evento acaba de ser revigorado, com nova planta e mais acessos ao pavilhão. Somente durante o lançamento comercial, realizado em outubro passado, a feira alcançou 80% de renovação. Em razão dos 25 anos, várias comemorações estão sendo programadas, como uma homenagem às empresas que participam deste a primeira edição.

A Francal Feiras também promove, há 16 anos, o Prêmio Francal Top de Estilismo, voltado a lançar novos talentos do design em calçados e acessórios no mercado e ao fortalecimento de uma identidade genuinamente brasileira nestas criações. Alguns dos vencedores, inclusive, já foram contemplados com bolsas de estudo gratuitas numa das mais renomadas escolas de estilismo da Europa, a Moda Pelle Academy.

Mercado - Segundo a União Brasileira dos Promotores de Feiras, as 176 grandes feiras de negócios já confirmadas para acontecer em 24 cidades brasileiras em 2011 vão reunir 43 mil empresas expositoras (sendo 7,7 mil estrangeiras) e ocupar 3,2 milhões de m² de pavilhões.

A expectativa de visitantes é de 4,65 milhões de profissionais, 48 mil deles compradores estrangeiros de mais de 65 países. A entidade lembra que, a exemplo dos outros anos, estes números tendem a aumentar, já que muitos promotores estavam fechando novas feiras no momento em que o calendário 2011 foi fechado. [ www.francal.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira