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18/12/2010 - 08:20

Confiança dos empresários de pequenos e médios negócios registra ligeira queda para o 1T 011

Apesar da queda, resultado do IC-PMN mostra que o otimismo continua alto em relação ao mesmo período do ano passado.

O Índice de Confiança de Pequenos e Médios Negócios (IC-PMN) para o primeiro trimestre de 2011 registrou ligeira queda em relação ao último levantamento. Elaborado em parceria pelo Insper e Santander, o indicador alcançou 74,6 pontos ante 75,5 na pesquisa anterior, mas ainda superior ao mesmo trimestre de 2010, quando registrou 68,9 pontos, em uma escala de 0 a 100 pontos.

“Acreditamos que a demanda por crédito neste segmento continuará evoluindo favoravelmente em 2011”, diz Mario Fanucchi, superintendente executivo do Segmento de Pequenas e Médias Empresas no Santander.

Na análise dos dados que compõe o índice, a confiança em relação ao faturamento continua sendo a pontuação mais alta (78,0), embora menor que o da última pesquisa (79,8). De um modo geral, foi registrado recuo na expectativa relacionada a variáveis específicas das empresas, tais como faturamento e lucro. Por outro lado, a confiança no investimento e na expectativa de novas contratações aumentou, para 74,0 e 70,7, respectivamente.

Na segmentação por setor da economia, o comércio apresentou queda de 75,9 para 74,6 pontos, enquanto o setor de serviços diminuiu de 75,1 para 74,4 pontos. A indústria registrou maior estabilidade, passando de 74,8 para 74,6 pontos.

Para o professor Danny Claro, coordenador do projeto no Insper, “é importante destacar que, a despeito da ligeira queda, o índice aponta que o otimismo se mantém quando comparamos com o resultado do mesmo período do ano passado. Podemos até falar em uma estabilização do indicador.”

Entre as regiões do país, foi registrada queda entre os empresários das regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste, este último com a maior queda, de 77,5 no último levantamento para 74,1 pontos. No Sudeste e na região Norte, que voltou a ser a mais alta, houve crescimento da confiança dos empresários. As regiões registraram 75,3 e 76,7 pontos, respectivamente.

Nesta edição, o levantamento para o IC-PMN perguntou aos empresários o que o novo governo deve considerar para contribuir com o desenvolvimento das pequenas e médias empresas no país. A massiva maioria destacou a necessidade de diminuição da carga tributária (66%). Em seguida, foi destacada a necessidade de ampliação de linhas de crédito com 16% das respostas. Redução da burocracia e investimento em formação profissional registraram 8%. Apenas 2% dos entrevistados destacaram o aumento da participação das pequenas e médias empresas nas compras governamentais como fundamental para o desenvolvimento do setor.

O levantamento do IC-PMN foi feito a partir das respostas de 1.200 empresários das cinco regiões do País e de três ramos de atividade (comércio, serviços e indústria). Fazem parte da amostra empresas que faturam até R$ 30 milhões/ano.

Perfil- O Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper é um núcleo voltado à geração e à difusão de conhecimento em estratégia de negócios, por meio de ampla interação entre o ambiente empresarial e o ambiente acadêmico de pesquisa. Trata-se de um trabalho conjunto entre o Centro e empresas que buscam, no Insper, uma parceria que ofereça suporte estratégico para a tomada de decisão.

Perfil- O Insper Instituto de Ensino e Pesquisa é uma instituição de ensino sem fins lucrativos que tem o compromisso de ser um centro de referência em educação e geração de conhecimento nas áreas de Negócios e Economia, aliando rigor acadêmico a uma abordagem pragmática.

Santander Brasil - Em junho de 2010, o Santander Brasil registrou ativos totais de R$ 347 bilhões, R$ 245 bilhões de captações totais – R$ 136 bilhões em captações de clientes e R$ 109 bilhões em fundos de investimentos, em torno de 23 milhões de clientes e mais de 10,5 milhões de correntistas ativos. A rede de atendimento é composta de 3.588 pontos de venda, entre agências e postos de atendimento.

Grupo Santander no mundo - Com mais de 150 anos de atuação, o Grupo Santander, sediado em Madri, na Espanha, está entre as maiores instituições financeiras do mundo por capitalização em bolsa. Originário da cidade de Santander, na província de Cantábria, atua em muitos países e possui grande diversificação geográfica. Em junho de 2010, mantinha 13.671 agências, em torno de 170 mil funcionários, mais de 92 milhões de clientes, mais de 3 milhões de acionistas e volume de recursos administrados de 1.676 bilhões de dólares. O lucro líquido no primeiro semestre de 2010 alcançou 5,9 bilhões de dólares.

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