Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2010 - 08:20

Carrefour lança site para os clientes acompanharem a rastreabilidade dos produtos garantia de origem

Carne Bovina, Suíno Resfriado, Camarão e Frango Caipira são os primeiros produtos com rastreabilidade por meio da Internet. Expectativa é que 149 produtos da linha já tenham seus processos adaptados ao novo sistema até o primeiro semestre de 2011.

O Grupo Carrefour apresenta mais uma importante iniciativa pioneira no que se refere à sustentabilidade no varejo brasileiro. A partir do dia 17 de dezembro, por meio do site [www.garantiadeorigem.com.br,] o consumidor que adquirir produtos Garantia de Origem com o Selo de Rastreabilidade poderá acompanhar todo o processo de produção do alimento e a garantia de levar para a casa produtos que tiveram, em todas as etapas de produção e criação, conceitos rigorosos de qualidade, responsabilidade ambiental e social.

Os benefícios serão muitos e atingirão toda a cadeia de produção. Isso porque todas essas fases de elaboração do produto, que hoje já são auditadas por empresas externas parceiras do programa Garantia de Origem e certificam a qualidade e segurança dos alimentos, estarão disponíveis para consulta. O selo permitirá, por meio de senha impressa na etiqueta destes produtos, visualizar uma série de dados: do processo de criação e alimentação até o dia de abate do animal, veterinário responsável e fazenda em que foi criado, e identificação do frigorífico. “Ao disponibilizar aos clientes informações detalhadas sobre a origem de um produto, o Carrefour reafirma seu compromisso de promover o consumo consciente de alimentos no País”, explica Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour.

Em princípio, o Selo Rastreabilidade estará em produtos como Carne Bovina, Camarão e Frango Caipira, comercializados em unidades da rede de todo o País. Produtos suínos com o selo serão vendidos, inicialmente, em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com previsão de ampliação para todo o País, a partir do primeiro semestre de 2011.

Assim, até meados de 2011 o portfólio de produtos com Selo Rastreabilidade será ampliado, com itens como peixe congelado e produtos do setor de Frutas, Legumes e Verduras, como laranjas, legumes embalados e saladas higienizadas, além de ovos. A expectativa da empresa é 23 fornecedores de produtos Garantia de Origem, que fornecem 149 itens diferentes, estejam adaptados com a nova tecnologia até o primeiro semestre de 2011.

Segundo o Gerente Nacional do Programa Garantia de Origem do Carrefour, Gerard Antonius Eysink, outro grande diferencial do produto é o preço. “O consumidor não irá pagar mais para ter um produto com Selo de Rastreabilidade, pois os atributos de sustentabilidade e qualidade destes produtos sempre estiveram integrados à linha”, afirma o executivo. As condições especiais foram viabilizadas pelo entrosamento entre pecuaristas, frigoríficos e a rede – parceria mantida há mais de 10 anos entre os três principais pilares dessa cadeia produtiva.

Para garantir os critérios estabelecidos para o Selo Rastreabilidade, o programa Garantia de Origem conta com a tecnologia desenvolvida pela Safe Trace, especializada na rastreabilidade da cadeia produtiva. A tecnologia pioneira e proprietária desenvolvida pela Safe Trace coloca o Brasil no mesmo nível que os países mais desenvolvidos na gestão da cadeia dos alimentos. Utilizando o que há de mais moderno e avançado em termos tecnológicos, os serviços permitem o acompanhamento rigoroso até que os alimentos cheguem ao consumidor final..

“A Safe Trace soma ao programa Garantia de Origem a independência, transparência e tecnologia de seus processos de rastreabilidade. Assim, cumpre seu papel de levar ao consumidor a capacidade de escolher a origem e os diferenciais dos alimentos que deseja comprar, além de beneficiar os produtores e as indústrias com ganhos de eficiência e produtividade”, declara o diretor de Negócios da Safe Trace, Vasco Varanda Picchi.

Alinhado ao trabalho da Safe Trace, o Carrefour também dispõe de veterinários do Grupo que acompanham pessoalmente o trabalho nas fazendas, profissionais treinados pela empresa com os critérios de segurança do Programa Garantia de Origem.

Carrefour - Há 35 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em 20 estados brasileiros e mais Distrito Federal, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Atacadão e Dia%, além de oferecer serviços diversos para a conveniência do consumidor, como postos de combustíveis, drogarias, serviços financeiros, turismo, entre outros. A rede também atua na Internet, com o novo canal de vendas [www.carrefour.com.br]. O Grupo conta com mais de 70 mil funcionários no Brasil, sendo um dos maiores empregadores do País. No mundo, o Grupo é o segundo maior varejista do mercado, presente em 32 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira