Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2010 - 08:26

Restaurante Calamares e Comissão de Viticultura da região dos vinhos verdes se unem para aumentar o consumo da bebida na capital

Uma das casas portugueses mais tradicionais de Porto Alegre assume a missão de ajudar a disseminar o consumo do Vinho Verde na cidade, oferecendo degustação da bebida até manhã. A ação, desenvolvida pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), é patrocinada pela Comunidade Europeia.

Quem deseja conhecer um pouco mais sobre o vinho verde, o Restaurante Calamares (Avenida Mercedes) promove de 16 de dezembro (quinta-feira), até o dia 18 de dezembro (sábado),, degustação com sete das principais vinícolas que fabricam a bebida na Região dos Vinhos Verdes, noroeste e Portugal. A ação acontece das 19h às 23h. Pela primeira vez realizada em Porto Alegre, o objetivo é instaurar a cultura do consumo do vinho verde na cidade, que segundo Maria José Cassapo, restauranteur do Calamares, está entre as últimas capitais brasileiras a consumir a bebida. "Estamos oportunizando aos nossos consumidores a chance de conhecer um pouco mais sobre o vinho verde, bebida típica para ser apreciada nos dias quentes," destaca Maria José.

A ação da CVRVV, também realizada em outras regiões do país, já promoveu o aumento de 35% de consumo do vinho no Brasil. A bebida é o segundo vinho português mais exportado depois do vinho do Porto.

Sobre o nome, se deve precisamente ao fato da conjugação do clima e das antigas técnicas de viticultura locais (vinhas exuberantes, conduzidas em altura e profusamente regadas pela água das hortas) condicionarem a maturação das uvas. Ou seja, esses vinhos chamaram-se Verdes porque eram feitos de uvas verdes. Tanto que, a legislação vitivinícola portuguesa de 1946 dividia os vinhos nacionais, precisamente, entre "verdes" e "maduros". Hoje, na sua maioria, é uma região de viticultura moderna, com castas de grande qualidade e uvas que atingem o ponto de maturação ideal. Existem vinhos verdes, brancos e tintos, rosés e espumantes.

Vinho Verde - Produzido exclusivamente na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, localizada no Noroeste de Portugal, constitui uma denominação de origem controlada cuja demarcação remonta a 1908, para vinhos jovens no Noroeste de Portugal , entre o Rio Minho e o Rio Douro. O vinho verde detém a segunda maior quota do mercado português e é o único que apresenta no último 50 anos crescimentos sustentados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira