Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/12/2010 - 08:22

Excellion fecha parceria com Hospital Santa Paula, de São Paulo

Por meio do acordo com o laboratório, o Hospital Santa Paula será o primeiro hospital do estado de São Paulo a oferecer a seus pacientes a possibilidade de criopreservação de células-tronco adultas.

O laboratório brasileiro Excellion, único do país autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a manipular células-tronco adultas para utilização e aplicação médica em terapia celular, acaba de fechar parceria com o Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde localizado na Zona Sul de São Paulo. De olho nos avanços da ciência e nas possibilidades de aplicação das células-tronco adultas (chamadas CTAs), o Santa Paula passará a incentivar seus pacientes a preservarem suas células para uso futuro ou imediato. Desta forma, ele será o primeiro hospital do estado de São Paulo a dar acesso a essa oportunidade.

Estudos científicos realizados nos últimos anos indicam resultados expressivos na aplicação de células adultas no tratamento de várias doenças como lúpus, AVC, Parkinson, incontinência urinária, escleroses múltiplas, úlceras crônicas, rompimento de cartilagem, infarto e disfunção do miocárdio, queimaduras profundas de pele, isquemia de membros, entre outras. Os estudos abrangem, atualmente, cerca de 100 mil casos publicados, sem nenhum evento adverso grave relatado. A eficácia e segurança já comprovadas embasam a decisão de criopreservar as células-tronco adultas para uso imediato ou futuro.

Os profissionais do Hospital Santa Paula darão orientações a seus pacientes sobre esta possibilidade, com o apoio e auxílio diário da equipe de relacionamento da Excellion - que realiza o procedimento de criopreservação em seu laboratório com uma equipe especializada, de acordo com os padrões internacionais de manipulação e preservação celular.

As células-tronco adultas podem ser obtidas em qualquer momento da vida do paciente, a partir de qualquer tecido vascularizado. Uma pequena amostra (biópsia) de pele ou de gordura é suficiente para obtenção de um número muito relevante de CTAs. Quando preservadas em nitrogênio líquido a -196°C, essas células permanecem estáveis por décadas, guardando o potencial da idade em que foram retiradas. O aproveitamento de tecidos excedentes de cirurgias plásticas, ou convencionais, é uma excelente fonte para recolher o material. Portanto, os médicos do Santa Paula irão deixar claro para pacientes que se submetem a cirurgias a oportunidade de aproveitamento dos tecidos excedentes da cirurgia para obtenção das células.

Luis Eduardo Caroli, diretor executivo da Excellion, explica que a parceria visa beneficiar pacientes, hospitais e a população em geral. “O acordo com o Santa Paula tem como principal intuito disponibilizar a preservação de células adultas para pacientes que se internam para realizar cirurgias no hospital. Nossa expectativa é que além do benefício aos pacientes, a parceria irá também reduzir o tempo de internação e a sinistralidade dos hospitais, já que terapias celulares podem acelerar a recuperação de doenças e lesões”, diz Caroli.

As duas empresas irão celebrar a parceria em um evento na próxima segunda-feira, 13 de dezembro, em São Paulo. O evento será realizado no Bar Baretto do Hotel Fasano, no Jardim Paulista, a partir das 19h, e contará com a presença de ambas as equipes e médicos convidados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira