Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/12/2010 - 08:29

Fundação Banco do Brasil investe em acessibilidade

Uma série de ações promovidas pela Fundação Banco do Brasil em 2010 demonstram foco na acessibilidade.

De acordo com o IBGE existem, na população brasileira, aproximadamente 25 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Isso corresponde a 14,54% da população. Com base nestes dados, a Fundação BB atribuiu aos projetos um novo olhar, que prevê preocupações com o acesso e com a efetiva participação de pessoas com deficiência física e intelectual. Lançamentos de publicações, reestruturação de espaços físicos e remodelagem de projetos marcaram a atuação da Fundação BB em 2010. Para 2011 o planejamento inclui ainda mais ações.

Um exemplo desta atuação é a Estação Digital da Abecal (Associação Beneficente Caminho de Luz) em São Paulo, em que todos os 40 alunos com deficiência, que participaram do curso de auxiliar administrativo, já estão empregados. Os alunos são tão bem qualificados que foram notícia no programa Profissão Repórter, da TV Globo, exibido no último dia 5 de outubro. Em 2011 serão outros 50 inscritos. Outro importante exemplo é a unidade do Pais – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável - acessível para deficientes físicos, implantada pela Fundação BB e Sebrae dentro da APAE de Cristalina (GO). Ela acaba de vencer um prêmio da Federação de Agricultura de Goiás, no âmbito do Programa Agrinho. O Pais promoveu melhorias no tratamento dos atendidos e poderá ser um meio de geração de trabalho e renda para os deficientes.

Também em 2010, a Fundação Fundação Banco do Brasil lançou cartilha, desenvolvida à luz da Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU), sobre os direitos de pessoas com deficiência, como parte do Programa Inclusão Digital. A publicação, voltada para dirigentes, gestores e educadores sociais, tem o objetivo de contribuir para o processo de adequação arquitetônica e digital das estações digitais para garantir melhor atendimento às pessoas com deficiência.

Para o assessor da FBB, Paulo Nishi, essa Cartilha representa a aplicação prática da teoria da universalização da acessibilidade. “Com esse documento, demarcamos o ingresso da temática acessibilidade em todos os projetos realizados pela Fundação Banco do Brasil”. Nishi ressalta que a Fundação BB continuará com ações de acessibilidade para 2011. Segundo o assessor, a instituição prevê recursos “a mais” para que todas as estações digitais sejam inauguradas dentro das normas de acessibilidade e para isso serão destinados R$ 3 mil para cada estação digital.

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF), validou a Cartilha realizada pela FBB. Durante o Curso de Certificação em Acessibilidade eles distribuíram as Cartilhas elaboradas pela Fundação BB aos participantes. De acordo com a presidente do CREA-DF, Denise Albuquerque, a cartilha é didática e com ilustrações de fácil entendimento para a população em geral e foi bem recebida. “Esse tema tem tido muito repercussão dentre os órgãos públicos, entidades e secretarias. Cada vez mais a legislação de acessibilidade é cobrada. Os Creas exigem, por exemplo, que os profissionais ao registrarem suas ARTs - Anotações de Responsabilidade Técnica, declarem o cumprimento das normas de acessibilidade.” | Laura Muradi/fundacaoBB

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira