Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/12/2010 - 08:29

Percussucata alia educação ambiental à música e leva o 11º Prêmio EcoPET

O projeto Percussucata, de autoria do professor de Brasília, Marcelo Capucci, foi o vencedor do Prêmio EcoPET na categoria Educação Ambiental. O trabalho se destacou por fazer uso de vivências musicais, divulgar informações ambientais e reciclar PET para o desenvolvimento da consciência ambiental e de cidadania de alunos do ensino fundamental.

O Percussucata já beneficiou 26.285 alunos de escolas públicas da periferia do Distrito Federal, que recebem as informações sobre o PET de seus professores antes do show de percussão que o professor apresenta com instrumentos musicais. Os alunos recebem ensinamento sobre meio ambiente, participam do show e aprendem que é possível fazer música a partir de garrafas PET. Com três anos e meio de duração, já visitou muitas escolas da periferia e há um ano conta com o patrocínio da Petrobras.

Promovido pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) há 11 anos, o Prêmio EcoPET é conferido a seis categorias com o objetivo de estimular e desenvolver o uso do produto reciclado: Arte e Moda, Coleta e Separação, Pesquisas e Processos, Ação de Empresa e Reportagem Ambiental.

6º Censo da Reciclagem do PET - Paralelamente à entrega dos Prêmio, foram divulgados os dados do 6º Censo da Reciclado do PET. De acordo com o levantamento, houve um aumento de 3,6% na quantidade de embalagens de PET recicladas em 2009, na comparação com o ano anterior. Em números absolutos, o Censo registrou que 262 mil toneladas do produto receberam destinação ambientalmente adequada, acima das 253 mil toneladas de 2008.

Para o presidente da Abipet, Auri Marçon, o resultado do Censo supera as previsões mais otimistas. “O volume do PET reciclado continuou crescendo no Brasil em um período fortemente afetado por uma crise financeira que se estendeu até meados de 2009”, afirma.

O total reciclado pelo Brasil corresponde a 55,6% das 471 mil toneladas de novas embalagens produzidas em 2009. Esse resultado mantém o Brasil em posição de destaque diante do cenário mundial, superando os índices da União Européia e dos Estados Unidos.

LevPet localiza pontos de descarte - A Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) lançou ainda um novo serviço que contribui para ampliar a coleta de embalagens de PET pós-consumo e melhorar ainda mais a posição que o Brasil já ocupa entre os maiores recicladores do material no mundo. Disponível pela Internet, o LevPet, que pode ser acessado a partir do endereço www.levpet.org.br ou pelo próprio site da entidade [www.abipet.org.br], fornece a localização exata dos pontos onde é possível fazer o descarte correto do PET.

O novo serviço da Abipet utiliza o sistema Google Maps, para fornecer uma lista de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), cooperativa de catadores, postos de coleta, comerciantes de recicláveis, ONGs, entidades assistenciais e recicladores que recebem o material reciclado de forma pulverizada nas cidades. Para encontrar o local mais próximo, basta a digitação do número do CEP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira