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21/12/2010 - 08:54

ALL cria nova empresa de logística de contêineres

Fusão da Standard com a Brado Logística, empresa criada pela ALL para atuar no segmento de contêiner, vai possibilitar o acesso ao modal ferroviário ao pequeno e médio embarcador de contêiner no Brasil. Um mercado, em 2010, de aproximadamente 4,3 milhões de contêineres.

A América Latina Logística (ALL) dá inicio a nova etapa de sua história ao anunciar a criação de uma nova empresa, “Brado Logística”, que irá atuar como operadora logística para consolidação de contêineres no Brasil. O mercado total na área de atuação da ALL é de aproximadamente 2,6 milhões de contêineres por ano. Atualmente, a participação de ferrovia nesse mercado é menos de 2%, “Nossa participação no mercado de contêineres é muito baixa, além de investimentos específicos iremos oferecer nível e variedade de serviços inéditos no mercado brasileiro, possibilitando o acesso ao modal ferroviário para clientes que não utilizam esse modal atualmente”. comenta Paulo Basílio, diretor presidente da ALL.

A Brado Logística terá foco, gestão e administração completamente independentes da ALL. “A Brado terá uma visão de varejo, com estrutura de ativos customizada para atender as necessidades dos clientes de contêiner, principalmente os de médio e pequeno porte, além disso, um time independente irá conduzir esse desafio, tendo como pano de fundo o modelo de gestão e eficiência da ALL” complementa Basílio.

A ALL realizou com a Brado Logística um acordo comercial de transporte que garante capacidade, competitividade nos custos e nível de serviço diferenciado para possibilitar o atendimento desse segmento de mercado. A Brado oferecerá além do transporte intermodal, diversos serviços logísticos que irão compor o mix de produtos necessário para viabilizar o acesso de novos clientes à intermodalidade.

Dado a competitividade da intermodalidade ferroviária, a companhia estima que poderá ter até 50% da movimentação de contêineres dos portos em que atua, realidade parecida com a de países desenvolvidos.

Com o objetivo de acelerar essa implementação, a Brado fechou acordo de fusão com a Standard Logística, empresa com vasta experiência em logística de cargas frigorificadas com base intermodal. A Standard está presente em SP, MT e nos três estados da região sul do Brasil, oferecendo serviços variados como movimentação de contêineres, armazenagem, alfandegamento no interior, estufagem, classificação, distribuição fracionada urbana, rastreabilidade de cargas, etiquetagem, e controle de estoques. A Standard possui cinco terminais intermodais, cinco complexos logísticos de cargas frigorificadas e um porto seco no interior de SP. A empresa possui estrutura operacional e administrativa com mais de mil colaboradores que será a base para as operações da Brado Logística. “Temos grande experiência nesse mercado, já oferecemos diversos serviços de logística para nossos clientes, nos associando à Brado iremos acelerar o acesso à intermodalidade de clientes de grande, médio e pequeno porte” explica José Luis Demeterco Neto, fundador e diretor presidente da Standard e agora novo Diretor Presidente da Brado Logística.

Com independência para operar em todo o Brasil, a Brado assume a gestão dos terminais de contêineres já existentes na malha da ALL, Uruguaiana/RS, Porto Alegre/RS, Araucária/PR e Tatuí/SP, além da gestão dos contratos de transporte de contêineres já existentes.

“Estamos unindo a cultura e gestão da ALL com a experiência e know how da Standard no segmento de logística de contêineres”, completa Basílio.

Para viabilizar esse desenho operacional, a Brado investirá em vagões e locomotivas que serão alocadas às rotas de contêiner e possibilitarão trens expressos e dedicados, além de realizar melhorias e ajustes na via permanente e a construção de terminais intermodais. Um dos projetos pioneiros da empresa é operar vagões Double Stack – empilhando dois contêineres para um transporte mais eficiente, aproveitando melhor a capacidade do seu ativo, gerando ganhos expressivos de produtividade e rentabilidade. A Brado Logística estima investimentos da ordem de R$ 1 bilhão para os próximos 5 anos.

“Esse investimento estabelece as bases para a companhia dar um salto tanto no volume de transporte, quanto no perfil de serviços oferecidos. Estamos dando o primeiro passo para construirmos a maior empresa de logística de contêineres do Brasil”, afirma Demeterco, diretor presidente da Brado Logística.

Perfil da ALL - Maior empresa independente de serviços de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL – América Latina Logística possui uma malha de 21.300 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, e nas regiões de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. Opera uma frota de 1.095 locomotivas, 31.650 mil vagões e 650 veículos rodoviários, entre próprios e agregados, e conta com unidades localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga.

Fundada em 1997, com a concessão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), para atuar na malha sul do país, vem ampliando sua atuação em um histórico sem precedentes de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro. Em 1999, adquiriu as ferrovias argentinas MESO e BAP e em 2001 integrou os ativos da operadora rodoviária Delara. Com a incorporação da Brasil Ferrovias em 2006, incluiu em suas operações o acesso ao Porto de Santos passando a atuar nos maiores corredores de exportação de commodities e nas mais importantes regiões industriais do país.

Desde outubro, a ALL formalizou sua entrada no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, conjunto de regras societárias reconhecidas como o mais alto nível de governança, resultando em maior transparência e liquidez tanto para acionistas quanto investidores.

Perfil- A Standard é a única provedora de soluções logísticas intermodais frigorificadas presente nos três Estados do Sul e também no Sudeste e Centro-Oeste do País. Oferece uma variedade de serviços de alta complexidade e valor agregado, interligando clientes e fornecedores através de seus terminais, centros de distribuição e complexos logísticos.

Sua infraestrutura é composta por cinco armazéns frigorificados, um Porto Seco (EADI), terminais de contêineres retroportuários e intermodais e frota própria, totalizando 95.000 posições paletes de capacidade estática para armazenagem. Nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, movimentam em seus armazéns mais de 1.500.000 toneladas/ano entre os mercados interno e externo. Em operações de distribuição, transporte e cross-docking realizam 500.000 entregas/ano no varejo.

Em parceria com a América Latina Logística (ALL) - concessionária da rede ferroviária - a Standard opera cinco terminais intermodais rodoferroviários. Os terminais de Cambé e Cascavel no Paraná escoam a produção das indústrias para o porto de Paranaguá. Esteio e Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, para o porto de Rio Grande e Alto Taquari no Mato Grosso para o porto de Santos. Juntos, os terminais movimentam uma média de 3.000 contêineres/mês, totalizando mais de 75.000/toneladas/mês.

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