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21/12/2010 - 09:25

Embraer entrega primeiro jato executivo Legacy 650 no Brasil


Aeronave, da categoria large, pode voar de São Paulo para Miami (EUA), sem escalas.

São José dos Campos – A Embraer entregou este mês o primeiro jato executivo Legacy 650, da categoria large, no Brasil. O cliente é um empresário de São Paulo que já possui e opera um jato Phenom 100, da categoria entry level.

“É uma satisfação ver, em menos de dois meses após a certificação, um Legacy 650 operando no Brasil”, diz Breno Corrêa, Diretor de Marketing e Vendas da Embraer para a América Latina – Aviação Executiva. “O desempenho e o conforto sem igual que fizeram do Legacy 600 um sucesso de vendas no país estão presentes no Legacy 650, que, com o alcance estendido, tem tudo para dar continuidade a esta trajetória de sucesso da Embraer na aviação executiva brasileira.”

O Legacy 650 pode fazer voos de até 7.223 quilômetros (3.900 milhas náuticas), com quatro passageiros, ou 7.112 quilômetros (3.840 milhas náuticas), com oito passageiros, ambos sem escalas, o que permite à aeronave ir de São Paulo para Miami (EUA) sem paradas.

O novo jato da Embraer da categoria large conta com o mesmo interior elegante, confortável e funcional do Legacy 600, além de uma ampla área para preparação de alimentos (galley) e o maior compartimento de bagagem acessível em vôo da categoria. O Legacy 650 está equipado com os modernos aviônicos Honeywell Primus Elite™, que no futuro equiparão também o Legacy 600, além dos mais potentes e altamente eficiente motores Rolls-Royce AE 3007A2.

Perfil- O Legacy 650 é o produto que a Embraer oferece na categoria de jatos large. A aeronave possui uma cabine refinada e espaçosa e tem alcance para voos transatlânticos: alcance máximo de 7.223 km (3.900 milhas náuticas) com quatro passageiros e 7.112 km (3.840 milhas náuticas) com oito passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR. Este aumento significativo do alcance foi viabilizado por meio de diversas modificações, tais como asas e trens de pouso reforçados, um novo sistema de combustível totalmente automatizado e com maior capacidade e motores AE 3007A2, com alta eficiência e maior empuxo, da Rolls-Royce.

Algumas rotas importantes que podem ser voadas sem escala pelo avião são Londres (Reino Unido) – Nova York (EUA); Dubai (Emirados Árabes Unidos – EAU) – Londres ou Singapura; São Paulo (Brasil) – Miami (EUA) e Singapura – Sydney (Austrália). A certificação do jato marca a estréia dos aviônicos Primus Elite™ da Honeywell, que também equiparão o Legacy 600. Os leves e modernos monitores de LCD (Liquid Crystal Display) oferecem funções avançadas, tais como cartas e mapas integrados com o sistema on line de previsão de tempo XM. Como um desenvolvimento pós-certificação, o sistema de navegação vertical (Vertical Navigation – VNAV) permitirá à aeronave seguir trajetórias verticais a partir do sistema de gerenciamento de voo (Flight Management System – FMS), o que é muito útil em descidas com diferentes restrições de altitude e velocidade, pois reduz a carga de trabalho da tripulação e otimiza o consumo do combustível.

Da mesma forma, o sistema de comunicação por meio de enlace de dados controlador-piloto, denominado FANS/CPDLC (Future Air Navigation System – Controller Pilot Datalink Communication), viabilizará a troca de informações da aeronave com as bases em solo, e permitirá aos pilotos responder às mensagens do controle de tráfego aéreo, solicitar autorizações e desvios no plano de vôo, reportar informações, etc., evitando o sobrecarga nas transmissões de voz e possíveis dificuldades de compreensão relacionadas ao idioma. Com o requisito de desempenho RNP 0.3 (Required Navigation Performance) e outras funcionalidades, tais como o sistema de guiagem vertical para aproximação WAAS/LPV (Wide Area Augmentation System/Localizer Performance with Vertical Guidance) e os sistemas de alerta e avisos em pista denominados SmartRunway™ e SmartLanding™, as cabines de pilotagem do Legacy 650 e do Legacy 600 incorporarão as mais recentes tecnologias de alerta situacional e, ao mesmo tempo, garantirão excelente flexibilidade operacional em espaços aéreos congestionados, aeroportos em regiões de topografia irregular e condições atmosféricas adversas.

Todas as modificações citadas acima mantiveram o mesmo interior confortável e funcional do Legacy 600, com três ambientes distintos e uma ampla área para preparo de alimentos (galley), além do maior compartimento de bagagem acessível em vôo da sua categoria. Ambos os jatos também utilizam novos materiais de isolamento acústico de última geração para melhor conforto sonoro e o sistema de banda-larga da Inmarsat (SwiftBroadband) para a Internet de alta-velocidade durante o voo.

Com maior peso máximo de pouso (Maximum Landing Weight – MLW) – 20 mil kg (44.902 libras) –, o novo jato tem maior capacidade para realizar voos de ida e volta sem reabastecimento, o que contribui para melhorar a eficiência da missão em termos de custo e tempo. A maior capacidade de carga com tanque de combustível cheio é equivalente a nove passageiros de 91 kg (200 libras) cada. O Legacy 650 também apresenta outras características de desempenho melhoradas, tais como aumento da velocidade máxima de operação (maximum operating speed – VMO) abaixo de 8 mil pés (2.438 metros) para 300 KIAS (Knots Indicated Air Speed) e aumento da velocidade máxima para extensão do flap 45º (VFE) para 160 KIAS, números que representam uma grande vantagem operacional no congestionado espaço aéreo atual.

Assim como o Legacy 600, o Legacy 650 tem excelente desempenho em aeroportos situados a grande altitude e/ou com temperatura ambiente elevada, como Dubai (EAU), Aspen e Telluride (EUA) e Toluca (México). La Paz (Bolívia) também é um possível destino para o Legacy 650, pois a aeronaves possui a funcionalidade HALTO (High Altitude Landing and Takeoff) para pousos e decolagens em aeroportos a altitudes de até 13.800 pés (4.206 metros). O avião também é um dos maiores jatos executivos autorizados para operar nos aeroportos Cannes-Mandelieu (França) e London City (Reino Unido). O Legacy 650 foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela Agência Europeia para para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA) em outubro de 2010.

Perfil- A Embraer S.A. (NYSE: ERJ; BM&FBovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de setembro de 2010, a Embraer contava com 17.009 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias nãointegrais -e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 15,3 bilhões.| www.embraer.com.br

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