Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/12/2010 - 09:33

Talento se mede em termos de capacidade

Rafael Garrido, sócio responsável por Business na everis Brasil.

No mundo dos Recursos Humanos quase tudo gira ao redor da palavra talento. Da procura, a gestão e principalmente retenção, esta é sem dúvida uma das habilidades profissionais que geram para as organizações os melhores resultados. Até este ponto não há muito que discordar, pois afirmar a importância dos talentos não é mais novidade. Contudo, a incógnita, está em como saber se o candidato avaliado é a pessoa adequada, se dará tudo de si para a empresa e se seu trabalho terá valor. Por fim, se terá o tão procurado talento.

À medida que se estimula a economia na América Latina e conseqüentemente o Brasil se expande, o recrutamento e a retenção de executivos competentes tornam-se questões cruciais nas empresas brasileiras dentro e fora do País e a falta de profissionais capacitados para preencher as vagas de executivos seniores já é um problema crescente em muitas organizações.

Quando se abre um processo de seleção, características como motivação e comprometimento são a chave para tornar real essa qualidade que as empresas tantas vezes se empenham em buscar fora, contudo não existe uma formula certa para classificar talentos. Os questionários biográficos, entrevistas pessoais, simulações e exercícios para medir a capacidade de adaptação e mudanças, assim como a capacidade de deter oportunidades e a geração de soluções, pode ser uma forma para medir aptidões.

Para alguns executivos de RH este valor se mede em termos de capacidade, ou seja, a adequação a um perfil e comprometimento como, por exemplo, a energia que um profissional põe no desempenho de seu trabalho. Em termos concretos o especialista indica que a adequação de um candidato a este perfil de competências se consegue mediante uma entrevista denominada Behavioral Event Interview, ou Entrevista Comportamental, baseando se na premissa de que a melhor forma de predizer o futuro é avaliar o comportamento passado.

Além desses recursos, é importante estabelecer em uma organização que o talento também é necessário para definir comportamentos, atitudes e habilidades e que nem todos servem para o mesmo fim ou possuem os mesmos valores. Se pensarmos em alguém extremamente capaz e criativo para os perfis de liderança comercial, devemos considerar muito além do aspecto acadêmico dos candidatos, pois os que têm as melhores notas podem estar aptos apenas para estudo, o que nem sempre é eficaz no mundo empresarial.

Já que em muitas ocasiões as empresas, simplesmente por desconhecimento, procuram fora o que na realidade tem dentro, uma solução efetiva seria pesquisar o capital humano interno para conhecer as pessoas e suas motivações e não apenas avaliá-las por seu desempenho. E é nesse sentido que o gestor tem um papel fundamental: diferenciar as pessoas com talento das que não tem, e apoiá-las para que possam se desenvolver ao longo de sua carreira na empresa propiciando assim um clima interno positivo, estimulante e criativo.

A everis consultoria considera que a Gestão de Talentos nas organizações deve ser trabalhada a partir de uma visão integral. Alguns conceitos como, atração, fidelização e desenvolvimento devem ser trabalhados e aplicados em diferentes momentos e formatos, garantindo desta forma o sucesso na promoção de talentos.

Atração: capital humano com potencial e alinhado aos objetivos estratégicos e cultura da organização (missão, visão e valores).

Desenvolvimento: deve centrar-se e reforçar os comportamentos que representam indutores para o sucesso da empresa no desenrolar da sua atividade-negócio.

Fidelização: deve ser focada desde a sensibilização / motivação do colaborador, como também pela consolidação da marca da organização no mercado.

Ações para retenção, motivação e desenvolvimento, devem ser preservadas a curto, médio e longo prazo. A proposta da everis no que diz respeito à Gestão Talento é orientada a um processo contínuo, abordando desde uma perspectiva de marketing (atração),passando pela evolução da excelência (desenvolvimento) e o alcance do compromisso (fidelização), aplicando a metodologia de forma cíclica, assegurando desta forma a efetiva Gestão de Talentos nas Organizações.

Perfil- A everis é uma consultoria multinacional que oferece soluções de negócio globais e tecnologia da informação a seus clientes, cobrindo todos os aspectos da cadeia de valor das organizações, desde a estratégia de negócios até a implantação e a operação dos sistemas. Fundada em 1996, a everis atualmente está presente em diferentes países da Europa (Espanha, Portugal, Bélgica e Itália) e da América (Chile, Brasil, Argentina, Colômbia, México e EUA), com mais de 8.000 profissionais no mundo.

No Brasil, a empresa conta com mais de 800 profissionais. O foco de negócios da everis no País são os setores de Entidades Financeiras, Telecomunicações e Indústria. Em 2009, a empresa faturou mundialmente € 404 milhões e R$ 70 milhões no Brasil.

. Por: Rafael Garrido, sócio responsável por Business na everis Brasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira