Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/12/2010 - 07:35

Estudo demonstra que terapia anticolesterol reduz problemas cardiovasculares em pacientes com doença renal crônica

Estudo da Universidade de Oxford, que envolveu mais de 9 mil pacientes em 18 países, é o primeiro e único a revelar o benefício nessa população de pacientes.

São Paulo– O estudo clínico SHARP (Study of Heart and Renal Protection) demonstrou que pacientes com doença renal crônica que tomaram o medicamento anticolesterol ezetimiba/sinvastatina, fabricado pela MSD, tiveram cerca de 17% menos probabilidade de sofrer ataques cardíacos não fatais, morte cardíaca, derrame e qualquer procedimento para desbloquear as artérias, como a ponte de safena, do que aqueles que tomaram placebo.

Apresentado no fim de novembro, no Congresso Anual da Sociedade Americana de Nefrologia, o estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Oxford, com a orientação de um comitê independente, durou cerca de cinco anos e envolveu quase 9,5 mil pacientes, com 40 anos de idade ou mais, recrutados em 380 hospitais de 18 países.

"Esse é um estudo importante, pois os pacientes com doença renal crônica, que atinge uma em cada dez pessoas no mundo, apresentam alto risco de doenças cardiovasculares. O SHARP foi o primeiro estudo clínico nessa população a demonstrar o benefício da redução do LDL-colesterol (mau) e na incidência de grandes eventos vasculares”, diz Dr. Octávio Costa Filho, diretor médico da MSD. Segundo ele, a MSD pretende buscar aprovações regulatórias para o uso de ezetimiba/sinvastatina em pacientes com doença renal crônica, com base nos resultados do estudo.

O professor Colin Baigent, principal pesquisador do estudo, disse que o uso da dose recomendada de ezetimiba/sinvastatina, durante cinco anos, evitaria cerca de um quarto de ataques cardíacos, derrames e operações para desbloquear as artérias.

"Sabíamos, com base em estudos anteriores, que as estatinas reduzem o risco de ataques cardíacos, derrames e operações para desbloquear as artérias em pessoas com função renal normal. Mas acreditava-se que colesterol elevado não era uma causa importante desse tipo de doença nas pessoas com doença renal crônica. O estudo SHARP agora fornece a primeira evidência direta de que baixar o colesterol é realmente eficaz em pacientes renais crônicos e que os benefícios são substanciais”, ressaltou.

“O estudo fornece ainda uma evidência tranquilizadora sobre a segurança da combinação ezetimiba/sinvastatina. Não houve nenhuma evidência de efeitos adversos graves e, em particular, não há suporte para as preocupações anteriores de que a ezetimiba pode causar câncer. O SHARP mostrou claramente que a acentuada redução do colesterol proporcionada pelo tratamento acompanha-se de bom perfil de segurança e oferece benefícios similares aos observados em pessoas com função renal normal", complementou o Dr. Martin Landray, pesquisador co-principal do estudo.

ezetimiba/sinvastatina - A combinação de ezetimiba + sinvastatina em um único comprimido, comercializada no Brasil como Vytorin e Zetsim, é um medicamento para diminuir os níveis sanguíneos elevados de colesterol total, LDL-colesterol (mau) e triglicérides, além de aumentar os níveis de HDL-colesterol (bom). É prescrito para pacientes que não conseguem controlar seus níveis de colesterol apenas com dieta, agindo de duas maneiras para diminuir o colesterol: reduz o colesterol que é absorvido no trato digestivo e o colesterol que é produzido pelo próprio organismo.

Perfil- A MSD é uma nova empresa farmacêutica global, fruto da fusão, em 2009, entre duas empresas tradicionais na área de saúde: a Merck Sharp & Dohme e a Schering-Plough. A MSD é líder global na área de cuidados com a saúde e conta com uma linha diversificada de medicamentos, vacinas e produtos para a saúde humana e a animal. Seu portfólio inclui atualmente mais de 15 produtos em fase avançada de pesquisa, em áreas terapêuticas fundamentais, como cardiologia, diabetes, neurologia, infectologia, doenças respiratórias e distúrbios neurológicos. Além disso, é uma empresa comprometida em ampliar o acesso a seus medicamentos para o maior número de pacientes possível, por meio de programas abrangentes de educação em saúde dirigidos à população e doação de seus medicamentos às pessoas que deles necessitam.

Conhecida globalmente como MSD (somente nos EUA e Canadá a empresa é denominada Merck), conta atualmente com cerca de 106 mil funcionários e opera em mais de 140 países. No Brasil, a empresa conta com seis unidades fabris, nos estados de São Paulo e Ceará, e mais de 2.000 funcionários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira