Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/12/2010 - 08:21

Estudo britânico relaciona o uso contínuo de ácido acetilsalicílico à prevenção de diversos tipos de câncer

Levantamento da Universidade de Oxford, na Inglaterra, conclui que após 5 anos de uso de Aspirina Prevent há uma queda de 20% a 30% no número de mortes decorrentes de carcinomas.

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Oxford e publicado na revista científica britânica The Lancet do mês de dezembro aponta que a administração de Aspirina Prevent (Aspirina de baixa dosagem, da Bayer Schering Pharma) pode reduzir o risco de morte por câncer. O levantamento foi conduzido pelo professor Peter Rothwell, em Oxford, e é baseado em uma compilação geral dos vários ensaios clínicos com Aspirina Prevent. Os estudos analisados abordavam principalmente a redução dos ataques de coração, mas também continham informações sobre as mortes por câncer entre os pacientes participantes. Foram encontrados resultados que mostram a redução no número total de mortes devido a vários tipos de cânceres comuns, tais como os de esôfago (garganta), pulmão, estômago, pâncreas e, possivelmente, cérebro. As reduções das mortes ficaram em torno de 20% a 30%.

De acordo com os resultados do estudo, pode ser necessário o uso contínuo de Aspirina Prevent por pelo menos cinco anos para que seja constatada a redução no risco de morte por câncer. Até agora, a indicação de uso de Aspirina Prevent é para a redução de ataques cardíacos e derrames cerebrais (AVC) em pessoas com alto risco para essas complicações.

Ouvir.: Ler foneticamente - “Os achados desse levantamento são muito relevantes na medida em que apontam uma possibilidade de prevenção de vários tipos de câncer por meio do uso de um medicamento”, afirma o Dr. Jairo Lins Borges, médico cardiologista do Instituto Dante Pazzanese. O médico explica que, assim como as doenças ateroscleróticas – que causam a obstrução de vasos e veias –, o câncer também está relacionado a reações inflamatórias que podem levar ao crescimento desordenado das células. “Talvez também por esse motivo, o uso contínuo de baixas doses do ácido acetilsalicílico, que tem propriedade antiinflamatória, possa ter diminuído os riscos de câncer nos pacientes que participaram dos estudos analisados”, comenta o cardiologista.

Aspirina® Prevent - O medicamento é composto por acido acetilsalicílico, um antiagregante plaquetário que impede a formação de coágulos nos vasos sanguíneos. Aspirina® Prevent é reconhecida como tratamento de referência na prevenção de ataques cardíacos ou derrames cerebrais recorrentes. O medicamento é aprovado em 36 países para a prevenção primária de doenças cardiovasculares. As doenças cardíacas e o AVC estão entre as principais causas de morte, atingindo 17,5 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Estatísticas mostram que nos próximos 20 anos haverá um aumento de 250% no número de pessoas com problemas cardiovasculares no Brasil

Aspirina® Prevent, da Bayer Schering Pharma, possui duas apresentações (100 mg e 300 mg) com formulação entérica. O comprimido tem revestimento especial que proporciona mais conforto ao paciente que faz uso prolongado do medicamento, pois libera o princípio-ativo diretamente no intestino e minimiza os efeitos gástricos no organismo. O medicamento é vendido sob prescrição médica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira