Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2010 - 07:04

Revitalização de áreas portuárias recebe projetos para cruzeiros marítimos

Dois projetos básicos foram apresentados na última reunião do ano do Grupo de Trabalho de Revitalização.

Durante a última reunião do ano do Grupo de Trabalho de Revitalização “Porto-Valongo-Santos”, realizada no dia 21 dezembro (terça-feira), na Prefeitura Municipal de Santos, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), apresentou dois projetos básicos desenvolvidos pelo setor privado para atender o segmento de cruzeiros marítimos.

O coordenador do Grupo, Antonio Maurício Ferreira Netto, Diretor de Revitalização e Modernização Portuária da Secretaria de Portos, destaca que os projetos incluem tanto estruturas para atracação de navios de passageiros, como para a retaguarda. Antonio Maurício revela que o encontro teve sequência com o estabelecimento de um cronograma contendo as próximas ações do plano de ocupação do Programa de Revitalização Porto Valongo Santos, que inclui o equacionamento dos acessos rodoferroviários no local e a ocupação do Armazém 8 pela Universidade de São Paulo (USP). A instituição de ensino já encaminhou à CODESP proposta de implantação de um centro de pesquisas oceanográficas naquelas instalações, que abrigará, inclusive, um museu. A partir dessa proposta será elaborado um termo de convênio para viabilização do projeto. O coordenador do grupo diz, ainda, que está sendo estudada a utilização de um espaço na área de revitalização para abrigar um museu de arte contemporânea.

Segundo Antonio Maurício, para o próximo ano estão previstas ações importantes para o avanço do plano de revitalização, entre as quais a contratação de uma empresa que desenvolverá estudo de viabilidade do uso das áreas e o equacionamento da problemática envolvendo os modais rodoviário e ferroviário no local. Para o mês de junho de 2011, foi planejada a realização de um concurso, em nível nacional, destinado a estabelecer um projeto arquitetônico para a ocupação daquelas áreas.

Antonio Maurício comemora os avanços nos trabalhos e afirma que as ações definidas se traduzem em um passo importante para viabilização do plano de revitalização de áreas portuárias em Santos “que deverá estar alinhado ao projeto Alegra Centro, que envolve um dos centros turísticos mais bonitos do mundo”.

O plano de revitalização visa converter áreas portuárias fora de uso, no Valongo, em produtivas, contribuindo para a preservação da memória histórica e para o desenvolvimento de pólos turístico, cultural, comercial e social, possibilitando incluir a região metropolitana em roteiros turísticos nacionais e internacionais, propiciando oportunidades de melhoria econômica de vida das comunidades.

Participaram do encontro o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, juntamente com seu secretariado, além do presidente do CAP de Santos, Sérgio Aquino, o diretor de Planejamento Estratégico e Controle da CODESP, Renato Barco, e o Superintendente de Planejamento Estratégico da estatal, José Manoel Gatto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira