Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2010 - 07:32

Cedae inaugura Centro de Controle Operacional de Esgotos para monitoramento da Zona Sul do Rio de Janeiro


O Grupo EBX, do empresário Eike Batista, investiu R$ 4 milhões no sistema, que garante monitoramento online do conjunto de elevatórias de esgotos da Zona Sul. Novo sistema permitirá identificar ligações clandestinas on line.

O presidente da Cedae, Wagner Victer, e o presidente do Grupo EBX, Eike Batista, inauguraram no dia 22 de dezembro (quarta-feira), o Centro Operacional de Esgotos (CCOE) da Zona Sul, localizado na Elevatória de esgotos do Leblon, na Avenida Delfim Moreira. O moderno CCOE permite supervisionar e operar à distância, por meio de telas de LCD, o conjunto de elevatórias daquela região, assim como os níveis hidráulicos das galerias no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas.

- O novo sistema vai vistoriar 500 pontos que serão monitorados online 24 horas por dia e vai permitir inclusive localizar ligações clandestinas de esgoto nas galerias. O CCOE, que utiliza transmissão de dados via satélite (GPRS), teve todos os painéis elétricos das elevatórias de tempo seco substituídos por itens modernos (hardwares e softwares de última geração). Além disso, as ações de manutenção corretiva ganharão agilidade, pois haverá condição de identificar online eventuais problemas, o que permite a intervenção imediata de técnicos, diminuindo significativamente os riscos de vazamentos e os consequentes danos ambientais - destacou Victer.

Além de reduzir os gastos com energia elétrica em cerca de 20%, o sistema automatizado, que confere maior credibilidade e eficiência à operação de esgotamento sanitário, possibilita verificar, em tempo real, mais de 500 pontos de controle de variáveis como vazão, pressão, corrente, nível e alertas de segurança operacional.

Ainda de acordo com Victer, o monitoramento abastecerá a Prefeitura do Rio de Janeiro com informações sobre a parte hidráulica das galerias de águas pluviais que desaguam na Lagoa Rodrigo de Freitas.

- Mais uma parceria ambiental da Cedae com o Grupo EBX, o CCOE contribuirá significativamente para preservar e manter o equilíbrio do ecossistema da Lagoa Rodrigo de Freitas e das praias da Zona Sul, bem como as perfeitas condições sanitárias da região – afirmou Victer.

O presidente do grupo EBX, Eike Batista, destacou a importância da obra e o sucesso da parceria e comemorou os benefícios que o CCOE trará para a região.

- O mais importante é saber que os projetos estão sendo executados de forma rápida e dentro dos maiores padrões de qualidade, ou seja, dá gosto de ver uma parceria que funciona – disse.

Para o vice-governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, que acompanhou a inauguração, a parceria entre o estado e o grupo EBX tem sido fundamental para garantir a melhoria da qualidade de vida da população do Rio.

- A parceria entre a Cedae e a EBX está sendo um marco em prol do desenvolvimento e do saneamento do Rio de Janeiro – afirmou.

O Centro de Controle Operacional de Esgotos levará o nome “Camille Marcel Briard”, cidadão francês, naturalizado brasileiro, falecido em 1982 depois de trabalhar por 40 anos nas empresas antecessoras da Cedae (City, DES, Sursan, Esag) como encarregado geral do Sistema Operacional de Esgotamento Sanitário da Zona Sul.

Também participou da inauguração do CCOE o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente Carlos Alberto Muniz. O evento marca mais uma realização que vai ao encontro aos compromissos do país junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira