Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2010 - 07:40

Profissional multitarefa exige uma nova comunicação: 90% das grandes empresas usam celular corporativo

Grandes companhias apostam em comunicação diferenciada para melhorar relacionamento com funcionário e investem em treinamento via mobile.

São Paulo- Visita a clientes, cumprimento de prazos, preenchimento de relatórios, elaboração de planejamento estratégico, busca para conquista de resultados e visitas externas entre ligações, reuniões e comunicados internos. Com o crescente aumento do volume de trabalho, cada vez mais empresas tem substituído o tradicional ambiente corporativo pelo home office. Prática de trabalho em casa que já é realidade em uma em cada quatro empresas brasileiras.

Pensando em manter uma boa comunicação com seus funcionários, as empresas têm investido em um modelo de comunicação descentralizado, capaz de informar de maneira eficaz. Uma das apostas para essa demanda é o desenvolvimento de conteúdo customizado para cada companhia em um formato de fácil acesso a ser exibido em dispositivos móveis.

Celulares corporativos -Tendência em ensino nas instituições brasileiras, a educação à distância via dispositivos móveis, também conhecida como mobile learning, vem transformando o modo como as companhias pensam em comunicação. Estudo recente realizado pelo Centro de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) revela que dois terços das empresas (65%) declaram utilizar celulares corporativos, sendo que 25% dos funcionários acessam a internet pelo aparelho e outro 25% recebem e enviam e-mail. Em empresas de grande porte, com mais de 250 colaboradores, esse número fica ainda mais evidente. Cerca de 90% utilizam celulares corporativos, sendo que 53% dos usuários acessam a internet e conferem sua caixa de e-mails.

De olho nesse mercado, a Aztek, empresa incubada no Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (Cietec), há um ano oferece soluções de mobile learning, por meio da veiculação de conteúdo formativo (pequenos cursos on-line) e informativo (comunicação corporativa) em smartphones e tablets de última geração. Para o sócio diretor da Aztek, Eduardo Teruiya, a criação de uma empresa voltada especificamente para a criação e exibição de conteúdo via mobile para as empresas revela uma demanda de mercado. "As empresas buscam soluções simples para estabelecer um bom relacionamento com seus funcionários, enquanto assegura que os esforços dos profissionais está voltado para seu core business", afirma Teruiya.

O que dizem os especialistas.: Eduardo Teruiya, gerente de projetos da USP e sócio diretor da Aztek sobre os avanços de mobile learning nas empresas: "Há alguns anos as empresas detectaram a necessidade de avançar em termos de investimentos em tecnologia. Sem dúvida, a comunicação via dispositivos móveis é uma das tendências em investimento que melhora o modo como acontecem os contatos entre os profissionais".

- Alexandre Barbosa, gerente do Centro de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) sobre as mudanças no cenário e a tendência de que porcentagem continue em ascensão: "Os avanços tecnológicos barateiam os custos e permitem que mais empresas adotem o modelo".

- Maria Afonsina Megale, diretora de Desenvolvimento Organizacional e TI, uma das maiores transportadoras brasileiras, que adota a tecnologia via satélite para ministrar treinamentos a seus funcionários e colaboradores em todo o Brasil os treinamentos via satélite e sinaliza interesse em mobile learning. "Na Atlas, os aparelhos destinados a frota estão habilitados com um aplicativo especifico que permite ao motorista transferir para nosso ERP as informações relativas a entrega do conhecimento em tempo real".

O que é a Atlas - A Atlas Transportes & Logística é uma empresa com capital nacional que oferece soluções em projetos logísticos e viabiliza a distribuição rodoviária e aérea de produtos para clientes de diversos setores da economia.

Considerada uma das maiores transportadoras do Brasil, possui, hoje, 44 filiais estrategicamente localizadas nas 5 regiões do País, 2600 funcionários e 1600 veículos para operações de coleta, transferência e entrega de cargas. É também a idealizadora do "Zero Atraso", solução integrada que viabiliza a segurança no transporte de produtos fracionados e o cumprimento dos prazos estipulados por intermédio de modernos dispositivos de rastreamento. A Atlas fechou 2009 com um faturamento total de R$ 400 milhões e a previsão de crescimento para 2010 é de 15% na área de transportes e 35% em logística.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira