Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2007 - 08:40

Farmais orienta consumidores contra a auto-medicação no inverno

Apesar do aumento das vendas em 35% em medicamentos como antitérmicos, antibióticos, anti-gripais e anti-alérgicos na estação mais fria do ano, a Rede Farmais orienta os consumidores sobre os perigos das interações medicamentosas, ao misturar componentes de fórmulas de medicamentos diferentes.

A Farmais –maior rede de franquias de drogarias com 560 lojas espalhadas pela região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil – quer orientar seus clientes sobre o uso correto de medicamentos, principalmente no inverno, quando a incidência de doenças respiratórias decorrentes do aumento do número de casos de gripes, resfriados e alergias aumentam e, conseqüentemente, o consumo indiscriminado de remédios que não exigem receita médica. A orientação visa prevenir efeitos colaterais das interações medicamentosas (misturas de componentes de fórmulas de medicamentos), que podem provocar alergias, intoxicações e até a morte.

Segundo Dafne C. Lopes Estevão, Farmacêutica Responsável pela Farmais Franchising, poucos sabem, mas um simples analgésico pode reduzir o efeito de um medicamento para diabetes, por exemplo.

Mesmo para os medicamentos isentos de prescrição médica, os famosos comprimidos vendidos nas prateleiras - que os clientes de farmácia “servem-se à vontade” - a orientação de um farmacêutico da drogaria onde a compra está sendo realizada pode fazer toda a diferença, segundo Dafne. “Um indivíduo alérgico ao A.A.S., por exemplo, pode também apresentar alergia ao paracetamol. Por isso é importante seguir as orientações do profissional farmacêutico.”, afirma a farmacêutica.

Uma outra patologia muito comum no inverno, segundo a farmacêutica da Farmais é a conjuntivite, que, na maioria das vezes, é tratada pelo próprio paciente, com qualquer colírio, sem sequer consultar primeiro um oftalmologista. “O problema está, nesse caso, justamente na falta de um diagnóstico correto. Caso uma conjuntivite seja apenas viral, ela requer um tipo de colírio. Mas se for uma conjuntivite bacteriana, se não for tratada com o tipo correto de colírio, ela pode levar até à cegueira e o farmacêutico de uma drogaria pode ajudar o cliente, orientando sobre a importância de procurar um médico para um diagnóstico correto.”, explica ela.

Com o aumento das doenças virais durante as estações mais frias, a procura por medicamentos como xaropes, antitérmicos, antibióticos, antiinflamatórios, anti-gripais, anti-alérgicos, Vitamina C e descongestionantes cresce indiscriminadamente e, segundo a direção das Farmais, as vendas desses itens chegam a ter um aumento de 35% em relação às demais épocas do ano.

O lado positivo para a Farmais - linha de fraldas de marca própria também vendem mais no inverno - As fraldas da linha Farmais Baby – linha infantil que possui uma série de produtos infantis de marca própria – devem vender, até o final deste inverno, 40% a mais. Isso porquê, as mães preferem “desfraldar” seus bebês no verão, quando eles podem ficar mais à vontade e tomar vários banhos devido à adaptação do desfralde. Além disso, no inverno, a eliminação de líquidos no organismo humano é maior através da urina, diferentemente das estações mais quentes, nas quais a eliminação é maior através do suor.

Outros produtos de marca própria da Farmais também devem vender mais durante o frio, como o termômetro digital, a manteiga de cacau (utilizada contra o ressecamento dos lábios) e o soro fisiológico, largamente utilizado nas inalações. | Site: www.farmais.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira