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Logística Emergencial... uma grande oportunidade de negócio

Embora estejamos passando por um forte processo de “comoditização” no mercado de prestação de serviços logísticos, ainda existem excelentes oportunidades de negócios para as empresas, em determinados segmentos e produtos.

Bastante promissor é o mercado de logística emergencial ou contingencial. Alguns atribuem a esse serviço o nome de transporte super expresso ou serviços de courier. Na verdade, eles constituem-se apenas em um dos produtos que podem ser oferecidos dentro desse amplo conceito de atendimento.

A logística emergencial envolve: • o mapeamento dos pontos críticos, ou seja, aqueles mais suscetíveis à famosa e infalível Lei de Murphy (se algo pode dar errado, provavelmente dará errado);

• o desenvolvimento de soluções logísticas para o atendimento imediato (ou no menor tempo possível) para minimizar eventuais problemas, como paradas de linhas, interrupção de operações de carga ou descarga, estocagem ao ar livre, etc.;

• o desenvolvimento de soluções preventivas, que tenham como objetivo minimizar a ocorrência de fatos indesejáveis;

• o desenho e o dimensionamento de uma infra-estrutura física adequada para o atendimento emergencial, que poderá envolver, por exemplo, a disposição de veículos na porta da empresa 24 horas, empilhadeiras reservas, mão-de-obra multifuncional, etc.;

• a definição de processos documentais, procedimentos para a contratação dos serviços emergenciais, indicadores de desempenho operacionais (nível de avarias, atendimento do prazo, etc.);

• o desenvolvimento e implantação de ferramentas para a gestão do custo excepcional, apontando os valores gastos com transporte aéreo, serviços de couriers, transporte super expresso de curta, média e longa distância (hot seat), serviços de despacho aduaneiro, armazenagem externa, mão-de-obra temporária para cobrir “picos” operacionais, transporte colo-a-colo, despesas para “agilizar” processos, etc.;

• e por fim, aplicação de tecnologia que permita maior visibilidade ao Cliente.

É importante salientar que os serviços de logística emergencial têm como característica básica a sua imprevisibilidade, portanto, tendem a não ser constantes, e por isso, deve haver um grande cuidado por parte das empresas no dimensionamento da infra-estrutura operacional, para não incorrer com pesados custos fixos. Operar com escala nesse mercado é fundamental para a empresa obter lucratividade; isso significa que depender de poucos Clientes poderá inviabilizar o seu negócio.

Comercialmente, as empresas prestadoras de serviços logísticos não devem cobrar tarifas próximas ou semelhantes àquelas cobradas pelos serviços normalmente prestados e tampouco oferecer esse tipo de serviço como “quebra galho” para o Cliente. Amigos, amigos, negócios à parte. “Salvar a pele” do seu Cliente custa caro! Se o seu Cliente não aceita pagar além do que paga pelos serviços regulares, então troque de Cliente, por mais importante e pomposa seja a empresa. Deixe que algum “insano” atue dessa forma!

Empresas do ramo industrial, principalmente aquelas fortemente dependentes de exportação e importação e aqueles produtores de bens de alto valor agregado serão os melhores Clientes. Não que outras empresas não o sejam, mas talvez os problemas ocorram com menor freqüência.

Estruture-se adequadamente, desenvolva um bom portfólio de serviços, prepare a área de vendas, capacite a equipe técnica e mãos à obra, o mercado te espera!!!

Venda mais que transporte expresso. Venda soluções logísticas!

Por: Marco Antonio Oliveira Neves, diretor da Tigerlog Consultoria, Hunting e Treinamento em Logística Ltda. E-mail: [email protected] | Site: www.tigerlog.com.br

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