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23/12/2010 - 08:10

Checklist das tarefas do vendedor


A execução das tarefas do dia a dia do profissional de vendas podem e devem ser aprimoradas, desde que o mesmo saiba quais são elas e como efetivá-las. Segue abaixo as atividades típicas das funções de um vendedor.: Capacitar-se: .Analisar o perfil dos clientes e suas necessidades
.Estudar os produtos e serviços que vende
.Exercitar argumentação sobre produtos e serviços
.Conhecer técnicas de comunicação, vendas e negociação
.Avaliar os produtos/serviços dos concorrentes e fazer comparações de modo a desenvolver argumentos de reforço para os seus produtos e serviços
.Desenvolver opções de oferta de produtos e serviços para cada cliente

Prospectar Mercado:
.Pesquisar fontes para novos clientes e formas de atraí-los
. Ler revistas/publicações do seu setor de atividade
. Frequentar reuniões e eventos em que possa haver clientes potenciais
. Listar clientes a serem contatados
.Criar roteiros de visitas antes de sair a campo
.Fazer ligações regulares para buscar novos clientes

.Abrir Oportunidades:
.Preparar, estudar e treinar novas formas de abordagem
.Buscar novos clientes por intermédio do telefone ou em campo
.Fazer apresentações da empresa, demonstrar e explicar produtos
.Treinar roteiros de apresentação
.Exercitar a comunicação e formas de expressão

.Desenvolver relações:
.Entrevistar os clientes para saber suas necessidades
.Prestar orientação sobre produtos e serviços
.Contatar ex-clientes ou clientes inativos
.Respeitar os horários agendados para contatos
.Retornar todas as ligações e chamadas recebidas
.Dar feedback prontamente às solicitações de amostras/catálogos
.Responder de imediato às cotações e tomadas de preços
.Ajudar a escolher as melhores opções para o cliente

.Manter Vínculos:
.Pesquisar as novas necessidades dos clientes atendidos
.Procurar saber das mudanças internas dos clientes e suas formas de decisão de compra
.Fazer visitas e realizar contatos regulares com os clientes atuais
.Acompanhar o uso e o consumo adequado do que vende
.Atualizar o cadastro de clientes e cadastrar novos
.Manter organizados os materiais de trabalho

. Acompanhar as propostas e orçamentos apresentados:
.Ter sempre consigo folhetos e cartões de visita atualizados
.Elaborar relatórios de atividade que todos entendam
.Colher informações sobre os problemas dos clientes

.Fidelizar Clientes:
.Acompanhar o nível de satisfação dos clientes em relação aos produtos/serviços
.Fazer questão de receber pessoalmente as reclamações de clientes
.Acompanhar as providências relativas às reclamações
.Dar retorno aos clientes mesmo quando os casos forem mais complexos
.Manter os clientes informados para evitar que a frustração deles aumente a gravidade das reclamações.

À medida que o profissional perceber cada atividade que realiza como vendedor, compreenderá melhor em que precisa dedicar mais atenção e, mais que isso, terá maior possibilidade de tomar iniciativas para melhorar o seu desempenho.

. Por: Soeli de Oliveira é consultora e palestrante nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios Ltda, Novo Hamburgo – RS. [ Email: [email protected] ].

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