Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/12/2010 - 07:18

Férias pode ser período propício para alavancar a carreira

É possível fazer currículo, network, melhorar o uso das tecnologias e redes sociais ou, simplesmente, viajar para conhecer pessoas e paisagens.

O fim de ano está aí e você não alavancou a carreira como precisava e queria? Não tem problema. O período de férias pode ser propício para fazer as mudanças que você precisa para conquistar o cargo desejado ou remanejar a carreira.

Heloísa Machado, Diretora de Gestão da Comunicação da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional) aponta que quando o profissional está insatisfeito com a carreira, o primeiro passo é não pensar apenas no ganho material, mas com o que o profissional se identifica, pois o ganho material, argumento frequente quando se fala em insatisfação com a carreira, é consequência de talento e experiência a serviço da qualidade e da produtividade.

“Férias é um período em que dispomos de mais tempo, principalmente para fazer o que deixamos por último. Então, priorize-se. Visite sites de recrutamento, envie currículos, verifique cursos que podem ajudá-lo, faça network, tente conversar com profissionais com carreira inspiradora, abra a cabeça para alternativas, faça cursos de Verão, além disso, melhore o uso das tecnologias e das mídias sociais disponíveis”, explica Heloísa.

Com a economia aquecida, estamos vivendo uma época propícia para a procura de emprego, no entanto, as vagas disponíveis exigem cada vez mais formação básica (segundo grau completo ou graduação), conhecimentos técnicos e cursos de idiomas.

“E se você achar que seu currículo está ótimo, aproveite o tempo para viagem de férias, pois se traz muita bagagem intelectual e emocional. Viaje para conhecer pessoas e paisagens. Volte maior das suas viagens ou simples passeios. Certamente isto terá um impacto positivo em seu trabalho algum dia”, finaliza a consultora.

Dicas simples para uma entrevista de trabalho perfeita - Se existe um momento em que a maioria das pessoas fica nervosa, ansiosa, ou cria grandes expectativas, isso acontece durante as entrevistas de trabalho. Mas não tem jeito. Para alcançar o emprego dos sonhos é preciso passar por elas. O fim de ano chegou e a temporada de contratações das empresas está a todo vapor. Aproveite e boa sorte!

. Seja pontual - Não precisa nem dizer que chegar atrasado é inaceitável, certo? Mas vale a pena reforçar para que você nunca, nunca mesmo faça isso. Programe-se para sair de casa bem antes do horário agendado com a empresa, estude o melhor caminho e faça testes se não conhecer o itinerário. Se mesmo assim você tiver alguma emergência (carro quebrado, problemas com o transporte público, acidentes), avise o examinador. Explique o problema e peça desculpas sinceras. Com certeza, ele entenderá que não foi sua culpa e, com um pouco de sorte, você poderá desfazer a má impressão.

. Vá vestido de acordo com a vaga que procura - Pense na seguinte situação: você chega para uma entrevista em uma agência de publicidade vestido de terno e gravata, com sapatos italianos, e fica sem graça ao perceber que todos os empregados vestem calça jeans, tênis e camiseta. Não é estranho? Claro que, ao pleitear uma vaga, o profissional não deve se vestir como no dia a dia, mas vale levar em conta o perfil da empresa que o entrevistará: se ela é mais séria, mais descolada. Pesquise sobre a companhia e não corra o risco de parecer um peixe fora d’água.

. Controle o nervosismo - Todo gestor de RH entende que uma entrevista não é o momento mais confortável para uma pessoa. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para não tornar essa situação ainda mais sofrida. Na noite anterior à entrevista, tente dormir no mínimo 8 horas. Evite beber ou comer alimentos pesados. Se travar, explique ao entrevistador que você esperou bastante por uma vaga como esta e está ansioso. Peça um copo de água, recomece. Sinta-se seguro. Tenha o pensamento positivo! Encare essa situação como um ritual obrigatório para o sucesso.

. Informe-se - Chegar para uma entrevista sem saber o que a companhia faz é uma vergonha. Todo candidato tem que se informar sobre o negócio da empresa, o momento que ela vive e os objetivos que procura para o futuro. Isso conta muitos pontos e demonstra que o candidato está verdadeiramente interessado na vaga. O mesmo vale para cultura geral e atualidades. Leia jornais e revistas, assista televisão e ouça emissoras de rádios. Estar bem informado é essencial.

.Menos é mais - Candidatos têm mania de subestimar a inteligência de profissionais de Recursos Humanos. Eles são altamente qualificados e treinados para perceber qualquer mentira, enrolação ou omissão durante a entrevista de emprego. Se o seu nível de inglês é intermediário, não diga que é fluente. Mostre interesse em aperfeiçoá-lo. Se você não tem experiência na área, explique que gostaria de um novo desafio e está disposto a aprender. Jamais destaque qualquer qualificação que você não possui. Você pode até conseguir o tal emprego, mas, cedo ou tarde, isso cairá por terra.

. Demonstre entusiasmo - Ninguém deseja um funcionário desmotivado. Ainda mais no momento da entrevista. Sorria. Demonstre interesse na vaga e na área em que a posição está concentrada. Pergunte, questione sobre a rotina da empresa. Mostre porque você quer esse emprego. Transmita confiança e boa vontade para o entrevistador. Entusiasmo é fundamental.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira