Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/12/2010 - 07:34

Projeto vira negócio após premiação na Campus Party

Vencedor da última edição investiu o prêmio em sua empresa, que conta hoje com 26 funcionários.

São Paulo – Que a Campus Party é lugar para se conhecer pessoas e trocar experiências na área digital, todo mundo já sabe. O que pode ser novidade para alguns é que no evento também há espaço para que os jovens com grandes projetos de negócios mostrem todo seu potencial e, de quebra, concorram a prêmios que ajudam a viabilizar a sua ideia.

Esse é o objetivo das áreas Campuseiros Empreendem e Campuseiros Inventam e premiarão os projetos vencedores com quantias em dinheiro, viagens, cursos, programas de mentoring, entre outros. “Criamos essas duas categorias porque sentimos uma grande necessidade dos jovens em conseguir mostrar suas ideias em um espaço adequado. Nossa expectativa é grande, claro, pois temos certeza de que os brasileiros vão nos surpreender com ótimos projetos, como sempre”, relata o diretor-geral da Campus Party Brasil, Mário Teza.

Em 2010, um dos vencedores do então denominado Campuseiros Apresentam (área que congregava tanto projetos de negócios quanto idéias inovadoras não necessariamente constituídas como empresas) foi o iTVProject, uma ferramenta para construção de aplicações para TV digital interativa, criada por um grupo de seis jovens que ainda cursavam a universidade.

O porta-voz oficial do projeto, Marcos Roberto Oliveira, 26 anos, bacharel em Ciência da Computação, conta que souberam do concurso apenas um dia antes do encerramento das inscrições. “Passamos a noite fazendo o vídeo de cinco minutos exigido no regulamento e ainda conseguimos nos classificar”.

Dos 30 projetos apresentados durante três dias na Campus Party Brasil 2010, 10 foram selecionados para a fase final, quando foram julgados por investidores. Dois dos finalistas foram escolhidos para participar da Campus Party Europa, e um deles foi o iTVProject. Para Oliveira, esse projeto é inovação pura, e cria um “ecossistema” que pode revolucionar o mercado brasileiro de software: “Fazer parte desse movimento é estar na ponta da evolução tecnológica”.

Na Campus Party Europa, o brasileiro mostrou mais uma vez o potencial de sua ideia e levou o prêmio de € 3.000, transformados em investimento para o iTVProject. “Mais do que o valor em dinheiro, o prêmio me colocou como campeão da Campus Party Europa, que todos ouvem falar, e me deixou muito feliz”, diz Oliveira.

Para Mario Teza, “foi uma imensa satisfação levar um brasileiro para o concurso na Europa e ele ainda sair o grande vencedor. Isso é sinal de que o Brasil já pode dizer que está na vanguarda da tecnologia com esses novos e promissores jovens”.

Após todo esse reconhecimento, os seis amigos criaram a Intacto TV Digital, que conta hoje com 26 funcionários, todos voltados para o desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas. Entre seus clientes estão os Ministérios da Defesa e do Desenvolvimento Social, Banco do Brasil e TCU, entre outros.

Campuseiros Empreendem - o Campuseiros Empreendem é um concurso cultural voltado para o campuseiro com tino para os negócios e que terá duas categorias: o Campuseiros Empreendem Aplicativos para Dispositivos Móveis e o Campuseiros Empreendem Geral.

No primeiro, poderão concorrer todos os inscritos que propuserem projetos inéditos envolvendo a criação e/ou o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis (como tablets, smartphones e palm tops). Já o Prêmio Campuseiros Empreendem Geral tem foco mais amplo e busca projetos tecnológicos em qualquer área relacionada à Campus Party, contanto que sejam novos no mercado.

De todos os projetos recebidos, a organização da Campus Party selecionará os 30 candidatos (20 para o Prêmio Geral e 10 para a categoria de Aplicativos para Dispositivos Móveis) com maior potencial para que possam expor seus projetos durante a realização da Campus Party Brasil 2011. A categoria de Aplicativos para Dispositivos Móveis faz parte de uma parceria entre a Futura Networks, a Escola Politécnica da USP e o Projeto FIRST, da União Européia.

Os responsáveis pelos projetos selecionados para apresentação participarão de um processo de mentoring que será realizado nos dias 18 e 19 de janeiro, cujo o objetivo é melhorar aspectos gerais do projeto.

Prêmios para ambas categorias: o Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital, o GVcepe da FVG-EAESP, dará aos três primeiros colocados de cada categoria a inscrição e o posicionamento nas feiras regionais da competição de Startups “Desafio Brasil 2011”, sendo que cada um destes poderá escolher em qual eliminatória regional participará, seguindo sua conveniência. Os melhores projetos do Desafio Brasil receberão uma viagem para a Universidade de Berkeley, na Califórnia, e poderão ganhar prêmios em dinheiro, no valor de 80.000 Reais (conheça o desafio em www.desafiobrasil2010.com)"

Os três primeiros colocados de ambas categorias receberão, por três meses, horas de uso nos escritórios colaborativos do Ponto de Contato (http://www.ptodecontato.com.br/), sendo que os primeiros colocados receberão planos de 50 horas, os segundos, de 20 horas, e os terceiros, de 10.

Prêmios exclusivos para a categoria Campuseiros Empreendem Geral - A Aceleradora (http://aceleradora.net), uma rede de mentores e formadora de empreendedores, dará um processo de mentoring personalizado e detalhado para os três primeiros colocados da categoria Campuseiros Empreendem Geral. O primeiro lugar ganhará oito horas de mentoring; o segundo lugar, seis horas; e o terceiro, quatro. Todos os vencedores, além das horas, receberão uma carta de apresentação do empreendedor, recomendando-o a investidores parceiros da Aceleradora.

A Fundação Vanzolini (http://www.vanzolini.org.br/) oferecerá ao primeiro e segundo colocados de Campuseiros Empreendem Geral dois cursos de capacitação. O grande vencedor receberá uma vaga no curso “Gestão Estratégica da Inovação” e o segundo colocado, no curso “Gestão de Projetos”.

Outros prêmios oferecidos serão anunciados antes das fases finais do concurso, nos meios de comunicação oficiais do evento. Importante destacar que as inscrições devem ser feitas no endereço http://www.campus-party.com.br/2011/campuseros-empreendem.html e encerram no dia 27 de dezembro.

Perfil- O Campuseiros Inventam é uma parceria com a Telefônica e se trata de uma oportunidade para os campuseiros exporem seus protótipos e produtos com o objetivo de conseguir prêmios que os ajudem a aperfeiçoar a invenção, registrar patentes pertinentes, proteger a propriedade intelectual, obter canais de comercialização, entre outros. Este concurso está voltado àqueles campuseiros que gostam de criar, mas que não têm, necessariamente, vocação comercial ou empresarial.

Além de um prêmio de R$ 100 mil em dinheiro, o vencedor terá um mentor para ajudar na adaptação do produto às necessidades do mercado e poderá participar de cinco Campus Party a sua escolha, com todas as despesas pagas – incluindo bilhete aéreo, entrada VIC (Very Important Campusero), acampamento com barraca e refeições diárias.

Perfil- O iTVProject é uma ferramenta de web que auxilia no desenvolvimento de conteúdo interativo para a TV Digital. No site www.itvproject.com os desenvolvedores criam ferramentas de entretenimento para televisão, além de poderem acessar e testar remotamente seus projetos, uma vez que ficam salvos em um banco de dados. O uso de tecnologias como AJAX, GWT (Google Web Toolkit) e YUI (Yahoo! User interface Library) garante um conceito 2.0 à ferramenta.

Perfil- Criada na Espanha em 1997, a Campus Party transformou-se, em 13 anos de existência, no maior evento mundial que integra tecnologia, conteúdo digital e entretenimento em rede. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde se conectam a uma rede super veloz e convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer. Atualmente a Campus Party é realizada na Espanha, Brasil, Colômbia e México e conta com o patrocínio da Telefônica.

.[Campus Party Brasil - 4ª Edição, de 17 a 23 de janeiro de 2011, no Centro de Exposições Imigrantes, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 -São Paulo – SP. Acompanhe pelo site: www.campus-party.com.br | Blog: http://www.campus-party.com.br/blogoficial | Twitter: http://twitter.com/CampuspartyBR| Youtube: www.youtube.com/campusparty | Facebook: www.facebook.com/campuspartybrasil | Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=30937933 de Flick.r: http://www.flickr.com/photos/campuspartybr].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira