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28/12/2010 - 07:40

Núcleos Criativos do Senac Rio Fashion Business terão 50 marcas de 18 cidades do Estado do Rio

Marcas aumentam 30%. Apostas em moda infantil e homewear.

Cinquenta marcas, um aumento de 30% em relação à edição de maio, apresentam de 10 a 13 de janeiro, nos estandes dos Núcleos Criativos da edição outono-inverno 2011 do SENAC Rio Fashion Business, na Marina da Glória, a criatividade e a diversidade cultural de 18 cidades de 12 grandes regiões do Estado do Rio de Janeiro. Os núcleos criativos cresceram 50%, com a inclusão de São Gonçalo, Nova Friburgo, Angra dos Reis e o Núcleo de Tecidos e Vestuário da capital. Suas marcas se juntam a confecções de Petrópolis; Teresópolis; Niterói; Cabo Frio; Três Rios e Miguel Pereira; Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí e Valença; Campos; e Itaperuna para mostrar coleções de moda feminina, masculina, infantil, homewear, beachwear, sapatos, bolsas e bijus.

Felipe Rocha, coordenador dos Núcleos Criativos, que seleciona e orienta as marcas sobre tendências da moda, destaca como novidades da mostra, “a aposta na moda infantil, com três empresas da capital e uma do interior, e no estilo homewear, a roupa para quem trabalha em casa, mais descontraído, mas não pode fazer feio numa saída à rua”, com três empresas. Os 12 estandes virão com nova roupagem visual. Na decoração padronizada, serão separados por parede com a logo de cada Núcleo e as localidades que representam, além de uma cor da cartela de cores Pantone da estação.

Para o Superintendente de Produtos e Serviços da Fecomércio-RJ, Laumar Mello Junior, a ampliação de oito para 12 no número de regiões apoiadas pelos Núcleos Criativos traduz o esforço do Sistema Fecomércio-RJ em fomentar o maior número de empresas das mais variadas regiões do Estado do Rio, e confirma o “comprometimento do Sistema Fecomércio-RJ e dos sindicatos locais com o desenvolvimento do mercado da moda”. Para isso, ao longo do ano há um processo de seleção e capacitação, que inclui a preparação de empresas em temas como, por exemplo, a “precificação dos produtos” para que pequenas empresas do estado possam conquistar compradores nacionais e estrangeiros na bolsa de negócios, explica.

Programa de capacitação - Diante do sucesso progressivo das micro e pequenas empresas presentes a cada edição do SENAC Rio Fashion Business, o Superintendente de Produtos e Serviços da Fecomércio-RJ, anunciou que em 2011 o programa será intensificado. Entrevistas individuais de avaliação serão feitas com as marcas já selecionadas, para valorizar o talento e a qualidade do produto criativo, e também identificar as dificuldades de cada uma.

A cada trimestre, haverá workshops em grupo – que poderá ser ampliado em cada região. Em seguida, a assessoria direta de especialistas cuidará do “banho de loja”. Ou seja, uma repaginação dos pontos de venda, com sugestões de melhoria na iluminação, na vitrine, na exposição dos produtos, e no fluxo dos clientes. Tudo com o objetivo de gerar mais emprego e renda nas empresas das cidades do Estado do Rio inseridas na cadeia de moda, afirma o Superintendente do Sistema Fecomércio-RJ.

O mercado de roupas e acessórios do Rio é o terceiro empregador do Rio de Janeiro e o segundo no Brasil, responsável por mais de três milhões de empregos formais no Estado.

O SENAC Rio Fashion Business é realizado e organizado pela Dupla Assessoria e a Escala Eventos, com patrocínio máster do Senac Rio, e patrocínio do Sesc RJ, Sebrae e Correios. Conta ainda com apoio institucional do Sistema Fecomércio-RJ, que investiu R$ 16 milhões nesta 17ª edição, com a mostra outono-inverno 2011, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio de Janeiro, além do apoio Instituto Brasileiro de Gemas e Metais, do Sistema Ajorio e da Rio Marina da Glória.

Núcleo Criativo do Rio faz aposta na moda infantil - Mirando no potencial do mercado de moda infantil – de 4 a 12 anos - que Felipe Rocha, coordenador dos Núcleos Criativos, considera um ”ótimo filão de mercado no Brasil”, para que os estilistas cariocas também influenciem a moda das crianças como ocorre com a moda adulta, foram selecionadas três confecções cariocas: a Savanah Kids, a Zazen, e a JardimSX. No segmento de bolsas e acessórios, foi selecionada a Brígida. A Q’Arte vai apresentar sua linha de sapatos femininos e a FZ mostrará sua coleção de bijus.

São Gonçalo – O Núcleo Criativo, ligado ao Sindicato do Comércio Varejista de São Gonçalo, que estréia com quatro marcas, aposta principalmente na moda feminina, com a Porus Fashion e a Rigf. A Sandra Bijoux vem com acessórios e a L Sant traz sua linha de cintos femininos.

Nova Friburgo - Três marcas - a Akzzo Fashion e a Dona Efigênia, de moda feminina, e a Gustavo Coelho, de bijus - foram selecionadas pelo Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo para a estreia do município no Núcleo Criativo na mostra da coleção outono-inverno 2011, do SENAC Rio Fashion Business.

Angra dos Reis - O Núcleo Criativo Sul Fluminense, que reúne a representação dos Sindicatos do Comércio Varejista de Angra dos Reis estréia com duas marcas: a Vicentini mostrará suas bolsas no estilo de patchwork e a Grimauri aposta na homewear.

Três Rios e Miguel Pereira - O Núcleo Criativo que reúne os sindicatos de comércio varejista das duas regiões do Médio Paraíba traz de volta três marcas de Três Rios que fizeram sucesso, em maio, na mostra primavera-verão, do SENAC Rio Fashion Business: a Femme Sensuelle, de Luciene Moreira, além da delicadeza da lingerie, apresentará uma linha de roupas no estilo homewear; Bethania Lima traz sua coleção de moda feminina; e a Zanatta+ estreia com sua linha de bolsas. De Miguel Pereira, a Flower Creation volta com sua linha de camisaria feminina e masculina.

Niterói - A moda feminina estará mais uma vez representada no Núcleo Criativo pela Estorani, Maria Silvia e Cotton de Fadas, em terceira participação. A Patuá mostrará bolsas e acessórios. A Redesign, de Rô Ribeiro, apresenta a criatividade da arte em bijus de acrílico. A estreante é designer de jóias Raquel Pádua, com suas criativas peças em banho de prata e ouro.

Petrópolis – O sucesso das empresas selecionadas pelo Sindicato de Comércio Varejista de Petrópolis que participaram em maio, do Núcleo Criativo foi tanto, que quatro marcas (Kylt, Unabella, Art Rio e Queens) abdicaram de vir para a mostra do SENAC Rio Fashion Business em janeiro, para poderem atender às encomendas de lojistas para a estação primavera-verão. Melhor para a Emporio Josephina e a Malagueta, que virão pela terceira vez ao Núcleo mostrar sua moda feminina para a coleção outono-inverno 2011, na companhia das estreantes Mananciais, também de moda feminina, e dos bijus da Badulaque.

Teresópolis – Três empresas foram selecionadas pelo Sindicato de Comércio Varejista de Teresópolis e região para integrar a segunda participação do Núcleo Criativo local no SENAC Rio Fashion Business. Sucesso na estreia, em maio, Cláudia Barros mostrará a nova coleção de biojoias para o outono-inverno 2011. A Elementto vem com a moda feminina. A Lugaresi mostrará coleção em malha de tricô.

Cabo Frio– O Núcleo Criativo, que congrega as empresas selecionadas pelo Sindicato de Comércio Varejista de Cabo Frio, Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Iguaba Grande, terá cinco marcas. De Araruama, virá pela terceira vez Sandra Mendes, com bolsas de fibras naturais. A Wow apresenta colares e bordados. A Movimente-se mostrará roupas femininas na linha esportiva e em homewear. Armação de Búzios estará representada pelos cintos de Berenice, e Arraial do Cabo, pela moda feminina da Maria Mariá.

Campos dos Goytacases – Representado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Campos dos Goytacazes, a segunda participação do Núcleo Criativo local na bolsa de negócios apresenta seis marcas e os trabalhos de um projeto de Ação Social, o CRAS, que mostra a criatividade das mulheres artesãs de Campos e m roupas e acessórios bordados. Três marcas vêm com bolsas: a Donna Onça, a Raquel Motta e Conceição Fernandes, que faz um trabalho especial ao mesclar materiais recuperados com fibras. A moda feminina vem representada por Angela Bechara e La Reina. Anabela Camilo vai expor seus bijous artesanais.

Itaperuna - O Núcleo Criativo que reúne as empresas filiadas ao sindicato de comércio varejista de Itaperuna e região participa pela terceira vez do SENAC Rio Fashion Business, com a Salish, que aproveitará o verão para vender moda praia. O núcleo vem reforçado por duas confecções estreantes: a moda feminina da Vitória da Moda e a moda infantil da Baby Jane, segmento que é uma das apostas dos organizadores do evento.

Barra Mansa, Barra do Piraí, Valença e Volta Redonda – O Núcleo Criativo que reúne os Sindicatos do Comércio Varejista de Barra do Piraí, Barra Mansa, Valença e Volta Redonda, apresenta a criatividade de quatro marcas. Cris Silvares, de Valença, e Dona Chica, de Volta Redonda defendem a moda feminina para o outono-inverno 2011. De Barra Mansa, virá a Amparo Brasil. Já a Fiz de Contas, de Maria Inês Lavinas, de Barra do Piraí, é um dos grandes exemplos da sustentabilidade, com a transformação de sobras do setor têxtil e de confecção em belas peças artesanais.

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