Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/12/2010 - 08:02

Solução para pagamentos com celulares é certificada pela Visa para uso comercial

Visa aprova solução In2Pay™ microSD da DeviceFidelity para permitir pagamentos com smartphones.

São Francisco– A Visa Inc. e a Visa Europa acabam de anunciar que os pagamentos contactless feitos com celular já estão disponíveis comercialmente devido a solução In2Pay microSD da empresa DeviceFidelity. Pela primeira vez na história da Visa, existe uma solução para efetuar pagamentos sem contato com celulares para implementação comercial por bancos nos Estados Unidos e em outros mercados.

Os bancos que optarem por adotar a tecnologia podem oferecer aos seus clientes um pequeno cartão microSD que pode ser inserido no slot de memória do telefone para habilitar a função de dispositivo de pagamento. A tecnologia é compatível com os terminais de pagamento sem contato Visa payWave e instaladas nos estabelecimentos comerciais no mundo inteiro e permite aos portadores simplesmente aproximarem seus telefones ao terminal de pagamento na hora de pagar.

Os modelos de smartphones compatíveis com a revolucionária tecnologia são o BlackBerry® BoldTM 9650[i], o iPhone 4, o iPhone 3GS, iPhone 3G e o Samsung Vibrant Galaxy 5 baseados no Android, que representam três dos sistemas operacionais de telefones móveis líderes no mundo. O objetivo da Visa é adicionar outros modelos de telefones que podem usar esta tecnologia, incluindo aqueles baseados em sistemas operacionais Symbian e Windows.

“Este é um marco histórico para a Visa e seus clientes”, afirma Bill Gajda, diretor-executivo de Visa Mobile da Visa Inc. “Além de emitir cartões de pagamento com tarja magnética ou chip, os bancos agora podem oferecer aos seus clientes uma nova tecnologia que permite que eles transformem os seus telefones celulares em um dispositivo completo e funcional de pagamento móvel”, finaliza o executivo.

Esta tecnologia também abre a porta para as operadoras de telefonia móvel, pequenas redes de comércios e outros participantes do sistema de pagamentos para trabalhar em parceria com as instituições financeiras com o objetivo de levar a funcionalidade de pagamento móvel da Visa aos consumidores.

“Este é um passo significativo para a próxima geração de pagamentos, fidelidade e recompensas, que permite aos bancos e aos pequenos comércios desenvolverem modelos de negócios completamente novos”, comenta Nick Holland, Analista Sênior do Yankee Group. “Este anúncio da Visa ilustra claramente que o futuro dos pagamentos está no dispositivo móvel.”

Dos testes à disponibilidade comercial - Depois de 18 meses do desenvolvimento da tecnologia feita em parceria com a empresa DeviceFidelity e diversos testes realizados com instituições financeiras líderes nos Estados Unidos, Europa e Ásia, a Visa testou e apoiou a comercialização da solução In2Pay microSD para uso com os principais modelos de smartphones.

O processo de verificação de conformidade para dispositivos móveis definidos pela Visa inclui numerosos testes técnicos, além de testes de segurança e de uso da funcionalidade de pagamento móvel da Visa. Este processo assegura transações confiáveis e compatíveis com a norma mundial de pagamentos habilitados por chip e estabelece diversas regras necessárias para todos os pagamentos sem contato com dispositivos móveis. O processo de testes da Visa assegura que a combinação do telefone, com o chip de segurança e a aplicação de pagamento móvel, proporciona aos portadores de cartão Visa a mesma qualidade de serviço que eles já estão acostumados.

A tecnologia de pagamentos microSD foi desenvolvida em parceria com a DeviceFidelity e estava disponível apenas para as instituições financeiras que participam de testes de pagamento com dispositivos móveis em conjunto com a Visa, incluindo algumas das maiores instituições financeiras nos Estados Unidos como JP Morgan Chase, Wells Fargo Bank, US Bancorp y Bank of America. Agora, qualquer emissor Visa pode obter a tecnologia de acordo com os termos contratuais e também pode carregar o aplicativo de pagamento móvel da Visa em cartões microSD.

As instituições financeiras têm a opção de integrar a solução de pagamento móvel da Visa à sua já existente aplicação para este tipo de pagamento, além de oferecer serviços adicionais como alertas de transação Visa que notificam ao titular em tempo real quando a atividade ocorre na conta e ofertas dirigidas que se adaptam ao estilo de vida do consumidor. Em conjunto, estes serviços têm o potencial de melhorar a experiência de pagamento do consumidor além de permitir que eles administrarem melhor suas contas de pagamento.

“Este é um momento de vitória para os bancos, comércios, operadores de telefonia móvel, fabricantes de celulares, desenvolvedores de aplicativos e consumidores uma vez que oferece uma combinação única dos dispositivos preferidos dos consumidores, com segurança baseada em chip inteligente e inovação das aplicações, algo que o mercado de NFC estava aguardando há muito tempo”, afirma Deepak Jain, CEO da DeviceFidelity, Inc. “Ao trabalhar com a Visa e suas instituições financeiras associadas, estamos bastante entusiasmados por estarmos à frente deste importante marco além de ajudarmos a tornar os pagamentos móveis uma realidade para os consumidores ", acrescentou.

Com aproximadamente cinco bilhões de telefones celulares em todo o mundo, os consumidores de todas as localidades passaram a considerar os seus telefones celulares uma parte integrante da vida cotidiana. Segundo o IDC[ii], espera-se um aumento de 24% no número de smartphones em 2011, o que ajudará a impulsionar o crescimento de dispositivos móveis mais robustos e poderosos que serão capazes de suportar os pagamentos sem contato.

“Os pagamentos com dispositivos móveis são uma prioridade estratégica para a Visa na Europa, onde temos desempenhado um papel de liderança no desenvolvimento do mercado”, comentou Sandra Alzetta, diretora de inovação da Visa Europa. “Estamos extremamente satisfeitos com o trabalho que fizemos com os testes de mercado. Com esta iniciativa, podemos ajudar nossos clientes a entrarem no mercado de pagamentos móveis, oferecendo benefícios valiosos e estimulantes para os consumidores.”

Perfil Visa Inc.: A Visa é uma companhia global de tecnologia de pagamento que conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios com uma moeda digital rápida, segura e confiável. Esta moeda digital tem o suporte de uma das redes de processamento mais avançada do mundo – a Rede Visa – capaz de processar mais de 20 mil transações por segundo, com proteção contra fraudes para os consumidores e garantia de recebimento aos comércios. A Visa não é um banco, não emite cartões, não concede crédito ou fixa juros e taxas aos consumidores. As inovações da Visa permitem às suas instituições financeiras clientes oferecerem mais opções aos consumidores finais: pagar na hora com o débito, adiantado com o pré-pago ou depois com os produtos de crédito. | www.visa.com.br.

Perfil da DeviceFidelity, Inc. desenvolve tecnologias plug-and-play que permitem que as mais diversas instituições instalem seus serviços e aplicativos em milhões de telefones celulares em todo o mundo. Suas soluções In2Pay MicroSD e In2Pay iCaisse, ainda pendentes de patente, transformam qualquer telefone celular que em um aparelho que permite a realização de transações interativas sem contato. Em sintonia com seu compromisso de levar a inovação da tecnologia sem contato ao telefone celular, a empresa possui inúmeras inovações pendentes de patente, tanto em firmas de patentes dos EUA quanto do exterior. A DeviceFidelity é uma corporação privada que tem sede em Richardson, Texas, e escritórios em Foster City, Califórnia. | www.devicefidelity.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira