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29/12/2010 - 06:45

10 dicas para otimizar B2B pela internet

A Ludatrade.com, representante no Brasil do maior portal de negócios B2B do mundo, o Alibaba.com, orienta como as pequenas e médias empresas podem maximizar a utilização das ferramentas digitais para garantir mais resultados em 2011. Confira as dicas dos especialistas: 1. Busque fornecedores que possuem certificação digital. Existem empresas reconhecidas internacionalmente que oferecem “selos” e garantem a existência da empresa. Essas precauções evitam que você entre em negociação com fábricas inexistentes.

2. Verifique se o seu canal de comércio eletrônico possui uma política clara para punir más condutas. Alguns sites, como o Alibaba.com, disponibilizam listas mensais com o nome das empresas que são direcionadas a uma “lista negra”.

3. Prefira pagar por paypal ou outro serviço de pagamento terceirizado. Esse tipo de pagamento oferece certa garantia, à medida que o fornecedor recebe a quantia em questão apenas quando o comprador confirma o recebimento da mercadoria. Nunca faça depósitos adiantados.

Vendedores/Exportadores: 4. Envio de mercadorias. Geralmente o pagamento do frete é realizado pelo comprador. Contudo, é normal que o vendedor decida o tipo de transporte utilizado para o envio da mercadoria. Nesse caso, escolha sempre um canal que possibilite o rastreio (tracking) do seu produto.

5. Nunca responda a pedidos para atualização de cadastro. Existe uma grande chance que esses emails sejam spams que poderão captar seus dados para uso ilícito.

6.Em caso de pagamento com cartão de crédito, ligue para a empresa financiadora e confira se os dados condizem com a pessoa de contato e com as informações referentes a entrega do produto.

7. Esteja atento a pedidos de países com tradição de fraudes pela internet. O site alibaba.com, por exemplo, já recebeu diversas notificações de empresas fraudulentas e expõe em sua página as regiões com maior incidência.

8. Utilize a plataforma como um comprador. A melhor maneira de aprender como vender via internet é estar na posição do cliente. Procure entender as informações e requisitos mais importantes que você buscaria em uma empresa para iniciar uma negociação.

9. Procure sempre estar bem posicionado. Digite a palavra-chave do seu produto para saber como esta sua exposição e colocação na lista de fornecedores.

10. Seja ativo na plataforma. Assim como em outros canais, as vendas não se concretizarão, caso você não atue ativamente pela internet. Para isso, procure sempre medir seu desempenho. Preencha seu perfil com informações detalhadas e destaque condições de entrega e características de seu produto. Quanto mais dados úteis, mais qualificada será sua exposição ao cliente.

Ludatrade.com - Representante do Alibaba.com no Brasil, a Ludatrade.com (www.ludatrade.com) é uma empresa brasileira especializada em sistema de tecnologia e integrante do Grupo Luda, companhia global dirigida por Kenneth Ma. Com experiência em comércio internacional, o Grupo Luda tem operações em todos os continentes e filiais no Brasil, Peru, Hong Kong, China, Canadá, Polônia, Nigéria e África do Sul. O Grupo Luda também inclui outras empresas internacionais: a Bliuc Group, com foco na comercialização de artigos de vestuário, a siderúrgica Luda Development, a Luda International é uma trading company, direcionada ao desenvolvimento de tecnologias de informação e de software, e a Mako, especializada na fabricação e distribuição de brindes corporativos.

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