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29/12/2010 - 06:56

Brito fecha 2010 com a assinatura de duas grandes obras

O ministro dos Portos, Pedro Brito, assinou no dia 28 de dezembro (terça-feira), o contrato para a execução de duas importantes obras portuárias, uma em Santos e a outra Itajaí. A derrocagem de Santos e a Dragagem do Porto Catarinense fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Foi contratada a Ster Engenharia Ltda., para realização das obras de derrocamento das pedras de Tefée e Itapema, localizadas no canal de navegação do Porto de Santos. A Ster apresentou a proposta mais vantajosa na Concorrência Internacional nº 3/2010, no valor de R$ 25.592.142,96. A homologação da licitação foi publicada, no dia 16 de dezembro, no Diário Oficial da União.

Segundo o Ministro Brito, essa obra é vital para a continuidade do aprofundamento do canal de navegação do Porto de Santos para 15 metros, “permitindo a navegação de navios com maior calado e a expansão da capacidade de movimentação do porto no futuro”. O ministro destaca que esse empreendimento se caracteriza como uma das principais ações da Secretaria de Portos (SEP) para dotar o Sistema Portuário de uma infraestrutura adequada para responder ao crescimento da economia brasileira.

O derrocamento parcial das duas rochas, da cota de 12 para 16 metros, integra o projeto de aprofundamento do canal de navegação para 15 metros e seu alargamento para 220 metros. Será derrocado um volume de 33,36 mil metros cúbicos de pedras. Para isso a Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) efetuou a caracterização geológica-geotécnica do canal de acesso, bacias de evolução e berços de atracação e elaborou novo traçado geométrico do canal. Esse projeto definiu a metodologia de desmonte das pedras, estimativa de custos e prazos de execução e forneceu informações para o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório (RIMA).

Já para a realização da obra de dragagem no Porto de Itajaí a empresa vencedora foi a Jan De Nul do Brasil Dragagem Ltda pelo valor de R$ 54, 9 milhões.

A profundidade atual passará de 11 para 14 metros, dos canais de acesso e bacia de evolução. Cada centímetro a mais de profundidade nos canais possibilita um aumento de 60 toneladas na movimentação nominal de cargas por navio. Os três metros que serão aumentados representarão a possibilidade de cada embarcação ampliar em 18 mil toneladas suas operações no Complexo, o que representa cerca de 600 contêineres por navio.

Vale ressaltar que este ano a SEP entregou totalmente reconstruído os berços e a profundidade do porto que foram atingidos pelas enchentes em 2008. | Andrezza Barros – SEP.

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