Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/12/2010 - 07:27

Desafios para os contabilistas

Desde as mudanças contábeis impostas no final de 2007, com a entrada em vigor da Lei 11.638, são grandes os desafios – tanto para as empresas, que têm que se adaptar às novas normas, quanto para os profissionais, que precisam correr para se atualizar as regras que foram impostas recentemente.

O empresário Antoninho Marmo Trevisan tem dito que “as escolas estão se tornando cada vez mais empresas e as empresas cada vez mais escolas”. No entanto, infelizmente, esta realidade ainda é para poucos. Nem todas as instituições adequaram suas grades para atender melhor as demandas do mercado. Não expondo questões atuais do setor em sala de aula, o grande diferencial para o estudante ou profissional fica prejudicado.

Na área contábil, além da Lei 11.638/2007 citada acima, existem outros diversos impasses que tornam o segmento ainda mais complexo de atuar hoje. A sobrecarga de regulamentações e complementos à Lei 11.638; a convergência dela às normas internacionais, o IFRS (International Financial Reporting Standard); a introdução do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), e por aí vai, estabeleceram parâmetros bastante diferentes do anterior e não tão simples de se compreender sem se debruçar em livros e documentos.

Além da necessidade de saber em alto grau o que se passa na contabilidade, o profissional da área necessita também de outras habilidades alinhadas à globalização, como domínio da língua inglesa (no mínimo); facilidade de comunicação com a linguagem contábil; e bom relacionamento.

Verifica-se, de fato, que o mercado de trabalho contábil está precisando de profissionais qualificados e que tenham conhecimento destas novas leis e normas que estão sendo introduzidas na contabilidade brasileira.

Com as leis e procedimentos a serem adotados nos eventos econômicos das organizações, excluem-se as velhas formas de contabilizar e tratar as práticas nas empresas. Mas, para atender tudo isso, faz-se necessário que os profissionais da área contábil conquistem mais conhecimento além do que já possui ou pratica.

É importante que as instituições de ensino se atualizem, ou cursos específicos sobre o assunto sejam adotados para atender todos os contabilistas. Por outro lado, estes profissionais também têm a responsabilidade de buscar aperfeiçoamento e não esperar que somente as instituições de ensino e as empresas facilitem isso. O conhecimento está em abundância e ao alcance de todos por meio de livros, em seminários e de forma bastante expressiva na internet.

É necessário evitar um colapso na área por falta de conhecimento.

. Por: Geuma Campos Nascimento e Vagner Jaime Rodrigues, sócios da Trevisan Outsourcing e professores da Trevisan Escola de Negócios. | E-mails: [email protected] e [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira