Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/12/2010 - 09:13

O Ipad afetará as vendas de carros no Brasil?


Até que ponto as novas tecnologias, a exemplo do Ipad, Iphone e derivados, podem afetar as vendas de carros no Brasil? Pode parecer cedo para levantar a questão, mas o fato é que novas formas de comunicação estão a cada dia mais ocupando espaços no varejo.

Alguns anos atras desenvolvi, junto a FGV, estudo para entender os impactos da internet no varejo automobilístico nacional. Naquela ocasião não haviam muitos dados disponíveis e o país estava apenas engatinhando no uso da rede digital. O tempo passou o hoje ninguém duvida do poder da internet para as organizações de todos os ramos, em especial, as do varejo.

Muitas novidades estão a caminho. Estudos apontam que muito em breve teremos os televisores e geladeiras conectadas a internet. Os smartfones ficarão mais sofisticados, os tabletes ocuparão, a cada dia mais, espaço no mercado e as redes sociais se desenvolverão a uma velocidade impressionante.

Recente pesquisa evidencia que a primeira página do jornal New York Time, dos dias atuais tem mais informações do que uma pessoa do século XIII poderia absorver durante toda a sua vida. O mesmo estudo revela que a informação dobra a cada 72 dias. Você tem alguma dúvida disso? Mas, afinal de contas, como isso pode afetá-lo(a)? Depende muito de como você está se posicionando. Caso esteja interagindo com as novidades eu diria que você tem muita chances de manter-se atualizado e vitorioso em seu ramo de atividade. Porém, se você apenas acompanha observando os acontecimentos, eu diria que não demora muito e você se tornará um Titanic enferrujado no fundo do oceano.

Como tudo isso poderá afetar a venda de carros? De muitas formas, quem, por exemplo, insistir no marketing da mídia impressa, poderá até conseguir vendas adicionais por algum tempo, mas acabará sucumbindo devido aos seus elevados custos. Tem muita gente recorrendo as muitas ferramentas digitais e recursos da mídia eletrônica para fazer marketing e os resultados tem sido animadores. Prova disso foi a iniciativa pioneira, na última semana, da BMW que criou um anúncio de seus carros para usuários do Ipad no Brasil.

Vale ressaltar que um outro recente pesquisa divulgada na última semana pela Zpryme e patrocinado pelo Integrated Transport Technology da Inglaterra (http://www.thegreencarwebsite.co.uk), revelou que 52,9% das pessoas que usam smartphones e tabletes disseram dispostas a comprar um carro elétrico. A pesquisa associou usuários de novas tecnologias a compradores de carros elétricos.

Pode-se dizer que atualizar-se com a evolução de novas tecnologia e os diversos recursos de marketing é como escovar os dentes. Se você não cuida deles como devia fatalmente acabará em uma cadeira de dentista. Há, no entanto, um ditado popular que diz: “você não precisa cuidar diariamente de todos os seus dentes, somente daqueles que deseja conservar”.

Pense nisso e ótima semana,

. Por: Evaldo Costa, Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil, Escritor, consultor, conferencista e professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”.Site: www.evaldocosta.com | Blog: http://evaldocosta.blogspot.com | E-mail: [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira