Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/12/2010 - 07:27

Comitê Olímpico Internacional testemunha começo da transformação do Rio para os Jogos Rio 2016

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, e os integrantes da comitiva do COI que estão no Rio de Janeiro esta semana, conheceram no dia 30 de dezembro (quinta-feira), algumas das principais melhorias em transporte e segurança já em curso na cidade por conta da realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. No início da manhã, Rogge sobrevoou de helicóptero o traçado da via expressa Transoeste para, em seguida, visitar as obras da linha 4 do metrô na Barra da Tijuca e depois ver de perto às melhorias urbanas realizadas na comunidade do Cantagalo/Pavão-Pavãozinho, contemplada pelo programa de segurança pública das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), do governo do Estado do Rio.

Rogge estava acompanhado do Prefeito Eduardo Paes; do Vice-Governador do Estado, Luiz Fernando Pezão; da presidente da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Rio 2016, Nawal El Moutawakel; do diretor de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli; do presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; e do diretor-sgeral do Comitê Rio 2016, Leonardo Gryner.

A Transoeste interligará o bairro de Campo Grande à Barra da Tijuca, ambos na Zona Oeste da cidade, e terá um corredor expresso de ônibus articulado. O corredor de Bus Rapid Transit (BRT), que está em construção desde julho de 2010, terá 56km e reduzirá pela metade o tempo de viagem entre os dois bairros. A Transoeste será um dos legados dos Jogos Olímpicos para a cidade e irá melhorar a mobilidade urbana na região que concentrará a maior parte das competições dos Jogos.

A comitiva do COI também visitou o local das obras da linha 4 do metrô, que ligará a Barra da Tijuca ao bairro da Gávea, com 9,2km de extensa. O novo trajeto terá ainda uma estação em São Conrado, perto da comunidade da Rocinha e deve beneficiar 247.000 passageiros por dia.

De lá, o grupo seguiu para a comunidade do Cantagalo/Pavão-Pavãozinho, em Ipanema, Zona Sul da cidade, local onde está instalada uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Foram recepcionados com apresentações acrobáticas da trupe Afro Circo ao som da banda Tribo Negra, ambos formados por jovens integrantes do Grupo AfroReggae. Lá visitaram o Complexo Rubem Braga, inaugurado em 30 de junho deste ano, integrando os 10.000 moradores das comunidades do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo com o metrô de Ipanema. Foram construídas duas torres, de 65 e 21 metros de altura, cada uma equipada com dois elevadores de alta capacidade, que transportam até 100 pessoas ao mesmo tempo, se tornando uma importante alternativa para quem precisava enfrentar mais de 400 degraus para chegar ao alto do Morro do Cantagalo. O mirante do Complexo proporciona uma vista de 360 graus para pontos turísticos da cidade como as Praias de Ipanema e Leblon, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo Redentor. Diariamente, o espaço chega a receber até 300 visitantes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira