Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/01/2011 - 07:24

Rede Asta leva estande móvel para o SENAC Rio Fashion Business

Primeira rede de venda direta de produtos de economia solidária do país, a Rede Asta estreia como expositora no SENAC Rio Fashion Business, maior bolsa de negócios de moda da América Latina, que acontece de 10 a 13 de janeiro, na Marina da Glória. No espaço dedicado à Moda Sustentável, que também reunirá a Grife Providência, projeto de inclusão social na moda do Banco da Providência, e a ONG As Charmosas, entidade que incentiva a produção de moda, artesanato e cultura da comunidade do Engenho da Rainha, a Rede Asta montará seu estande móvel.

Projetado pelo Fibra Design Sustentável, o estande móvel da Asta é todo feito com guarda-sóis, placas de pet recicladas e tapete produzido com reaproveitamento de tecidos. Nesse espaço, a cada dia de evento um dos grupos produtivos que integram a Rede Asta estará presente, produzindo peças no local e mostrando como nasce cada um dos produtos Asta. Nesta edição do Fashion Business, a Asta dará destaque aos trabalhos feitos pelas costureiras, com muitos bordados e pespontos.

Criada em 2007, a Rede Asta é um projeto do Instituto Realice, organização que tem como objetivo a geração de renda em comunidades de baixo poder aquisitivo do estado do Rio de Janeiro. A Rede é formada por pequenos produtores de artesanato, moda e decoração, que criam peças exclusivas obtidas a partir da otimização de recursos, da reciclagem e do reaproveitamento de diferentes materiais. Os produtos da Rede Asta são vendidos por conselheiras que, munidas de catálogos, chegam diretamente aos consumidores finais, num processo parecido com o das grandes redes de cosméticos. As conselheiras da Asta vendem não só os produtos, como também o que trazem como valor agregado: a possibilidade de se gerar sustentabilidade através de uma justa distribuição de renda e um consumo consciente. “Um projeto como a Rede Asta existe para potencializar e estimular a geração de renda alternativa em comunidades de baixa renda. Esse é o nosso objetivo. Com a Rede conectamos esses pequenos produtores ao consumidor consciente e criamos uma corrente do bem”, explica Alice Freitas, idealizadora e coordenadora da Rede Asta.

A Rede Asta reúne, atualmente, 33 grupos produtivos (associações, cooperativas e grupos informais), beneficiando mais de 600 artesãos moradores de locais pobres do estado do Rio. É crescente também o número de conselheiras da Rede Asta. Hoje são mais de 600 revendedoras cadastradas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira