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04/01/2011 - 07:24

Amazonas e Lino Villaventura nas passarelas do SPFW


O Grupo Amazonas, líder na fabricação de componentes para calçados, irá desfilar seus novos solados nas passarelas do São Paulo Fashion Week, que acontece entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro no Parque do Ibirapuera, na capital paulista. Os produtos da empresa estarão presentes nos sapatos femininos e masculinos desenvolvidos pelo estilista Lino Villaventura para a temporada outono-inverno 2011.

“A Amazonas é uma das únicas empresas fabricantes de componentes para calçados preocupada em fazer pesquisas de moda para a elaboração dos solados que compõem as coleções. Não há como esconder a satisfação ao ter nossos produtos escolhidos para fazer parte dos calçados de uma grande marca como é a do estilista Lino Villaventura”, comenta Ariano Novaes, gerente de marketing e desenvolvimento do Grupo.

Para o estilista, a parceria com a Amazonas é uma forma de unir as criações pensadas para a temporada fria no desenvolvimento de um excelente produto, além é claro, de intensificar a moda em calçados. “Estou muito satisfeito por poder contar com a Amazonas, principalmente por esta empresa ser especialista quando o assunto é solado. É importante que os produtos tenham, não somente um visual incrível, mas também matéria-prima de qualidade”, assinala Villaventura.

Os calçados desenvolvidos para a próxima temporada estão guardados a sete chaves e só devem ser apresentados ao publico durante os desfiles do SPFW. A Amazonas é uma das empresas apoiadoras do estilista e é co-patrocinadora dos calçados da próxima coleção.

Perfil- O Grupo Amazonas iniciou suas atividades na cidade de Franca/SP em 14 de março de 1947, por alguns empreendedores que iniciaram a Manufatureira de Borracha Amazonas para produzir saltos de borracha vulcanizada e concorrer com os saltos importados, fabricados nos Estados Unidos. A empresa logo atingiu seus objetivos: os saltos Amazonas eram mais econômicos, mais duráveis e bem mais fáceis de serem encontrados no mercado. Com o sucesso alcançado em dois anos, a pequena indústria pôde ampliar suas instalações e, com isso aprimorar a produção.

No início dos anos 70, a empresa já fabricava também placas de borracha, adesivos e ensaiava os primeiros passos na produção de solados de borracha termoplástica (TR) e poliuretano (PU). Consequentemente, a modesta sede foi substituída por um moderno conjunto de prédios que até hoje abriga uma das unidades industriais do Grupo Amazonas. Foi também nesta década que passou a ostentar, além da matriz, outras duas unidades de produção. A primeira a ser aberta fora de Franca foi em João Pessoa, capital da Paraíba. Com a unidade em Novo Hamburgo/RS, a expansão do grupo estava decretada.

Desde então, crescimento é a palavra que melhor define a trajetória de sucesso desta empresa. Por isso mesmo, as transformações são uma marca constante na sua história. O ano 1978 marca uma grande mudança nas estratégias comerciais e produtivas. A abertura de unidades fabris nas regiões sudeste, nordeste e sul do país não foram o limite. Logo a Amazonas criou sua primeira indústria no exterior, sediada em Montevidéu (Uruguai), e acabou por consolidar sua marca também no Mercosul. Em 2009, inaugurou uma unidade para a fabricação de adesivos em Jequié, na Bahia; e em 2010 uma unidade mista de negócios em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul; o que prova o constante crescimento da empresa.

Quando completou 45 anos de atividades, a Amazonas retribuiu o sucesso alcançado com um presente que atendeu o anseio da população de Franca e região. Associada a dois grupos de São Paulo a empresa, em 1993, viabilizou abertura do primeiro shopping center da cidade de Franca em um dos terrenos da empresa. Outros dois empreendimentos marcantes para a cidade foram: Residencial Amazonas - localizado em frente ao Shopping, com terrenos residenciais e comerciais – e Pólo Industrial Amazonas I - localizado no distrito industrial da cidade.

Atualmente, com aproximadamente 3 mil colaboradores, o Grupo Amazonas é o maior fabricante de componentes para calçados, móveis e embalagens da América Latina, e um dos maiores do mundo. Amazonas, é a marca de solados e adesivos mais lembrada entre os consumidores brasileiros e a segunda mais lembrada no mundo. Seus produtos são exportados para todos os continentes.

Perfil do Lino Villaventura - Cortes de tecidos e desenhos de roupas nunca fizeram parte dos sonhos do paraense Lino Villaventura. Simplesmente aconteceu. Após nascer em Belém, se mudou para Fortaleza e lá, até então casado com a sua atual sócia, Inês, ele resolveu presenteá-la com um colete feito pelas suas próprias mãos. A roupa foi um sucesso tão grande entre os amigos, que foram feitas diversas encomendas. Surgia, naquele momento, um dos maiores estilistas do Brasil. O seu talento, descoberto meio que sem querer pelo público, fez dele um sucesso rápido e inesgotável. Hoje, já consagrado no mundo da moda, mostra a personalidade forte de um paraense cheio de criatividade.

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