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04/01/2011 - 07:52

A grande virada da Norma em 2010

Mais agressiva, inovadora e com nova gestão, empresa investe R$ 3 milhões na fábrica e na ampliação da linha de produtos, estreita contato com público jovem e com a nova classe C do país e deve fechar o ano com faturamento 25% maior.

Com novo diretor geral desde o início do ano, a Norma - uma das três maiores empresas da área de papelaria do país - começa a colher os resultados de uma série de ações iniciadas entre 2009 e 2010 com o objetivo de renovar o posicionamento da marca no mercado nacional e também em vários países da América Latina para onde são exportados seus produtos.

Entre suas novas conquistas estão um significativo aumento de faturamento – a empresa igualou em outubro faturamento total do ano passado e deve fechar 2010 com crescimento de 25% -; a excelente aceitação da linha de cadernos e agendas 2011; o ganho de agilidade na entrega de pedidos para os clientes de todo o Brasil; e a maior identificação da marca com o seu público-alvo: crianças e jovens em idade escolar, dos 4 anos aos 19 anos.

Empresa do Grupo Carvajal, que está há 106 anos no mercado e tem unidades em 18 países da América Latina, Estados Unidos e Europa, a Norma é gerenciada desde o início de 2010 pelo executivo José Roberto de Siqueira, novo Diretor Geral da empresa.

Conhecido no mercado como um ás da reestruturação de marcas, empresas e na criação de valor aos negócios, Siqueira já presidiu a Divisão de Iluminação da Philips para a América Latina, a Tintas Coral no Brasil e também foi um dos principais executivos da Unilever, com experiência em vários países. Na sua ampla trajetória, coleciona êxitos que levaram ao crescimento destas empresas e fortaleceram suas marcas no mercado.

Na Norma, Siqueira trabalha para agregar valor à companhia, aos produtos e relacionamentos com clientes e consumidores. Através da formação de uma equipe mais heterogênea e de uma série de inovações na fábrica, a Norma empenha-se para cumprir à risca sua nova missão redefinida em 2009: a de colaborar de forma expressiva com a educação dos jovens.

Diversos investimentos ocorreram neste ano: a unidade fabril, por exemplo, recebeu 3 milhões de reais para aquisição de equipamentos de impressão e modernização do centro de distribuição. Também foram modernizadas a logística, os sistemas de TI e de fretes. Com estas medidas, as entregas tiveram um salto em qualidade e pontualidade. Hoje, 92% dos pedidos feitos à Norma são entregues completos (com todos os itens solicitados) e na data marcada. Em 2009, este índice era de 45%.

A empresa aderiu de vez em 2010 à força da web - hoje o principal veículo de expressão do público jovem – e assim estreitou o contato com seu público-alvo. Neste ano, a Norma não só renovou seu site, como também expandiu seus contatos por meio de redes sociais, como twitter e facebook, fortalecendo a interatividade com o público consumidor de seus produtos escolares. O relacionamento mais estreito possibilitou à empresa lançar em sua coleção 2011 produtos surpreendentes e completamente inovadores na categoria, que alcançaram sucesso imediato.

Aproximar-se da nova e poderosa classe média brasileira foi outra estratégia para a grande virada da Norma. A empresa aumentou em 30% o número de produtos de entrada em sua coleção 2011, com artigos que conciliam qualidade e preço. O curioso, é que estes lançamentos acabaram por impulsionar junto a estes consumidores também as vendas de artigos originalmente voltados para as classes A e B.

“A classe média brasileira está mais determinante do que nunca para o sucesso das empresas. Para se ter uma ideia, hoje o volume de cadernos vendidos para a classe média do Brasil é superior total dos cadernos comercializado para todas as classes na Argentina e na Colômbia”, afirma Siqueira.

Para fortalecer sua presença em todo o Brasil, a Norma também reestruturou suas relações comerciais com mais transparência e incentivos. No início do ano, presenteou a melhor equipe comercial do país com um carro zero km. Em 2011, o prêmio será nada menos que um caminhão de prêmios para o lar.

Além do crescimento das vendas internas, as exportações da Norma vão muito bem. Elas já correspondem a 20% do volume de produção. A unidade brasileira produz cadernos e agendas em três línguas (português, inglês e espanhol) e exporta estes e outros produtos para a Costa Rica, México, Porto Rico, Venezuela e Uruguai.

Os planos da Norma para o futuro são de continuar a inovar e oferecer produtos de valor aos clientes e consumidores finais. “Somos uma equipe de profissionais sérios, vencedores e otimistas, comprometidos com a excelência”, enfatiza Siqueira. “Não buscamos ser a maior empresa do mercado brasileiro de papelaria, mas sim a melhor.”

Novos produtos e maior presença na web - A linha de produtos da Norma é composta hoje por mais de 500 itens, como cadernos, agendas, mochilas, livros de atividades, lápis de cor e várias outras famílias. São mais de 50 marcas, entre as licenciadas, como Disney, Ferrari, Milan, Lamborghini, Hello Kitty e Marvel, e as próprias: Bonequinhas, Kiut, Street Car, Jean Book, Dogs e Meu Primeiro Caderno, um grande sucesso junto às escolas. Os produtos Norma vêm ganhando a cada coleção mais valor agregado: desde os artigos básicos que oferecem acabamento primoroso e superior ao que há mercado, até os top de linha, com cold stamping, relevo, aromas especiais e páginas internas diferenciadas e coloridas. Tudo sempre com preço justo.

Em 2010 a Norma lançou cerca de 30 novos produtos no mercado, que tornaram sua linha 2011 - já disponível nas lojas de todo o país - mais abrangente, bonita e interativa. Para garantir o sucesso destes lançamentos, foram efetuadas várias pesquisas para conhecer melhor os hábitos e desejos do consumidor, tanto por meio de entrevistas e reuniões convencionais como por meio de contatos via internet.

Esta proximidade foi fundamental para se chegar a novas ideias e produtos, como a versão 2011 do caderno Jean Book, que agora vem com um código para ser raspado e permite baixar mais 5.000 músicas de forma gratuita no site da Universal Music; ou a criação de surpreendentes capas para os cadernos Street Racer, para serem vistas em 3D com ajuda de uma webcam. Há também a nova campanha virtual da coleção Dogs, de agenda e cadernos, que incentiva o público a adotar um cachorrinho virtual. A iniciativa já virou mania em vários países da América Latina onde o Grupo Carvajal tem unidades e promete tomar o Brasil no início de 2011.

Outra grande novidade da linha de produtos 2011 da Norma são os cadernos Luan Santana, um dos maiores sucessos da marca no ano. Para desenvolver o produto, a empresa falou com mais de 5 mil fãs do astro pela internet. Toda esta comunicação ajudou não apenas a tornar o produto final muito melhor como também aumentou a expectativa quanto ao próprio lançamento.

Em 2010, a Norma ainda lançou as mochilas Ferrari, um grande sucesso de vendas, ampliou a coleção Meu Primeiro Caderno, com 3 novos modelos e uma agenda para contato entre pais e professores, e colocou no mercado uma linha de livros de atividades com os personagens da Disney. Os livros, que contribuem para o desenvolvimento sensorial das crianças, tiveram um volume de vendas 300% acima das expectativas e já estão na quinta edição.

Exemplo empresa que sabe conciliar responsabilidades corporativas, sociais e ambientais, a Norma é a única companhia do país no segmento escolar a contar com as certificações ISO 14001:2004, de respeito ao meio ambiente, OHSAS 18001:1999, relativo a saúde e segurança operacional, e o Selo Inmetro.

Para alcançar e manter estas certificações, foi implantado o Sistema de Gestão Integrado SGI (de saúde, segurança no trabalho e respeito ao meio ambiente), cujos pilares priorizam a satisfação dos clientes, melhoria contínua e desenvolvimento sustentável.

Atualmente a Norma emprega cerca de 700 pessoas em seus escritórios, fábrica e centro de distribuição. São atendidos pela empresa no país mais de 5 mil clientes diretos divididos por canais de distribuidores, atacadistas, supermercados, grandes auto-serviços e papelarias em geral, chegando a mais de 120 mil pontos de vendas.

Constantes pesquisas de mercado, como as efetuadas na bem-sucedida linha 2011, permitem à Norma conhecer profundamente as mudanças e necessidades dos consumidores de todas as idades e níveis de escolaridade. A experiência na elaboração de produtos escolares e investimentos em novas tecnologias são garantia de produtos e marcas que satisfazem os desejos de todos. Não por acaso, cada mudança e evolução surge pela proximidade da empresa com seu público alvo, o que permite o desenvolvimento de produtos diferenciados que se destacam no mercado. [SAC: 0800 701 9410 |www.produtosnorma.com.br].

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