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04/01/2011 - 07:52

Aumento de renda muda hábito de consumo de eletroeletrônicos

O aumento de renda da população está modificando os hábitos de consumo de eletroeletrônicos. Segundo pesquisa sobre Consumo de Eletroeletrônicos conduzida pelo Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Município do Rio de Janeiro (Simerj), em parceria com a Fecomercio-RJ, dentre os entrevistados que optaram pelas televisões, o modelo de LCD liderou as intenções de compra em novembro de 2010, com 74,18%, indicando uma queda significativa pelas compras de TVs de plasma(16,73%). Em 2009, as de LCD detinham 61,09% e as de plasma 25,82%.

Em relação aos aparelhos de ar condicionado, as intenções de compras pelos modelos mais potentes têm aumentado gradativamente. Em 2009, os aparelhos acima de 10.000 Btus registravam 5,67% das intenções. Em 2010, esse número aumentou para 14,67%. Já entre os que optaram pela compra de computadores, este ano a maioria preferiu os notebooks (61,43%). Em 2009, os desktops estavam na frente, com 54,64% das pretensões de compras.

De acordo com o presidente do Simerj, Antônio Florêncio de Queiroz Junior, a mudança deve-se principalmente ao aumento do poder aquisitivo da população o que justifica a busca de produtos com maior grau de sofisticação. “Além disso, o pagamento facilitado e as inovações tecnológicas, em um ano, conseguem até inverter a liderança de procura dos eletroeletrônicos, como é o caso dos modelos de computadores”, afirma. O levantamento ouviu 2.905 pessoas entre os dias 10 e 17 de novembro, em cinco locais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

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