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04/01/2011 - 07:52

FASM lança pós-graduação Cultura do Perfume – Essência e Ciência

A Faculdade Santa Marcelina, em parceria com a Givaudan e o Grupo Wheaton, cria curso de especialização em perfumaria.

Após presentear São Paulo com o Espaço Perfume Arte + História, inaugurado em setembro de 2010, a Faculdade Santa Marcelina, pioneira no ensino de Moda no Brasil e premiada como a Melhor Universidade de Artes e Design do País em 2008, anuncia a criação da pós-graduação lato sensu, Cultura do Perfume – Essência e Ciência. Com início previsto para fevereiro de 2011, o curso terá duração de três semestres, com encontros presenciais todas as terças e quintas-feiras, das 19h50 às 22h40, totalizando 366 horas/aula.

Cultura do Perfume – Essência e Ciência é uma pós direcionada a profissionais das áreas de Design, Moda, Marketing, Administração, Publicidade, entre outras áreas. O objetivo do curso é oferecer aos alunos o aprimoramento cultural; permitir que conheçam e permeiem o universo das sensações; e a trajetória do perfume na história da cultura e da moda. Os participantes terão ainda a oportunidade de mapear o comportamento do consumidor em relação ao design da embalagem; estudar os métodos de adequação do produto ao mercado (perfume e design de embalagem); conferir estratégias de do marketing olfativo, publicidade e negócios na Perfumaria; e conhecer possibilidades de gestão de projetos na área com base na ética e na preocupação com a preservação do meio ambiente.

À frente da coordenação da iniciativa, Andréia Miron, consultora de Moda e professora da FASM, esclarece que o maior objetivo do novo curso é especializar profissionais para atuarem no mercado de perfumaria do Brasil. “Cada vez mais há uma exigência por profissionais multifacetados, que consigam conciliar diversas habilidades em uma mesma área. Esta é a finalidade desta especialização, visualizar diferentes modalidades dentro da esfera da perfumaria, desde a elaboração da fragrância até o pós-venda do produto final”.

Cultura do Perfume – Essência e Ciência é uma parceria da FASM com grandes empresas do segmento de Perfumaria, como a Casa de Fragrância Givaudan, de origem suíça e líder mundial em aromas e fragrâncias, que contribuirá com o trabalho de aprimoramento dos alunos no universo da sensação olfativa e das fragrâncias. O Grupo Wheaton Brasil, fabricante número um de embalagens para perfumaria e cosméticos, também faz parte do projeto e colaborará com seu know-how no mercado de frascos para perfumes.

Para a ambientação da sala de aula, a FASM contou ainda com o apoio da Todeschini, uma das maiores fabricantes de móveis da América Latina, que criou um espaço especialmente projetado para atender as necessidades didáticas e funcionais específicas dos alunos.

“Pretendemos auxiliar a FASM a ampliar a visão dos participantes, introduzindo-os também nas práticas do universo fabril”, afirma Marta de Oliveira Bagolin do Grupo Wheaton do Brasil. “Nosso objetivo é contribuir para enriquecer o conteúdo da pós-graduação e aproximar os alunos do universo da sensação olfativa, desde sua concepção até o produto final”, esclarece Lucia Lisboa da Givaudan.

A FASM, Givaudan e Wheaton do Brasil têm como pilares estratégicos promover a Educação em Fragrâncias para formação cultural de novos talentos profissionais para a educação e indústria do Perfume, o que contribuirá para as inovações dos futuros desenvolvimentos do Brasil. A importância do curso pode ser justificada pelo crescimento e relevância do mercado de fragrâncias no País. Segundo a Euromonitor International, empresa de pesquisas e análises de mercado e consumo, em 2009 o setor de higiene, beleza e perfumaria movimentou R$57.9 bilhões no Brasil e deve atingir R$63.5 bilhões em 2010. Neste cenário o Brasil estima fechar 2010 com faturamento de R$11 bilhões só no mercado de fragrâncias, tornando-se possivelmente o primeiro mercado no mundo.

FASM inova mais uma vez - Sempre atenta aos movimentos do mercado da Moda, pioneira no ensino desta matéria no País, a Faculdade Santa Marcelina inova mais uma vez ao oferecer ao mercado o curso Cultura do Perfume – Essência e Ciência. Não há mais a possibilidade de se pensar em Moda e não associar o tema ao universo do perfume. As grandes grifes internacionais já investem em essências e fragrâncias para complementar suas coleções. Além disso, os perfumes são uma forma que as grandes marcas, como Chanel, Armani e Prada, encontraram para se manter economicamente ativas. ”Não poderíamos deixar de estar atentos a esse movimento do mercado e levar, mais uma vez, uma importante especialização aos profissionais que acreditam em nosso trabalho acadêmico. Além disso, vislumbramos um cenário promissor para o mercado da perfumaria no Brasil. Por isso resolvemos investir na osmoteca Espaço do Perfume-Arte+História, recentemente inaugurada, e em um curso que transmitisse conhecimentos específicos em perfumaria, favorecendo a qualificação de alunos para que possam atuar em um setor carente de profissionais especializados”, ressalta Vera Lígia Gibert, Pró-Diretora Acadêmica da Faculdade Santa Marcelina.

O Espaço do Perfume – Arte+História, resultado de uma parceria entre a Faculdade Santa Marcelina e o Grupo Boticário, reúne informações começando em 3.000 a.C, ou seja, mais de 5 mil anos de história. São 500 peças históricas, entre objetos originais e réplicas, que ilustram e ajudam a entender a composição de um perfume, conhecer suas matérias-primas e ver os frascos que acondicionam o produto final – que também instigam a memória e provocam verdadeiras viagens no tempo. O acervo, que ficará à disposição dos alunos, foi composto com a colaboração de mais de 100 marcas do segmento de perfumaria nacional e internacional que fazem parte dessa trajetória. Fatos marcantes da história da humanidade também são mesclados às informações sobre a perfumaria, tornando o local rico e educativo.

Os interessados em participar da pós-graduação Cultura do Perfume – Essência e Ciência podem fazer suas inscrições pela internet, através do site www.fasm.edu.br. O processo seletivo acontecerá entre os dias 26, 27 e 28 de janeiro, das 14h às 17h30. O candidato deverá apresentar o currículo e diploma do curso superior. As entrevistas deverão ser previamente agendadas pelo telefone (11) 3824- 5800 ramais 842/855. Há descontos para empresas que inscreverem mais de um candidato.

FASM - Com 80 anos de tradição no ensino universitário, a Faculdade Santa Marcelina (FASM) concretiza sua missão na formação de profissionais competentes para o desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas, artísticas, culturais, políticas e sociais. A FASM possui dois campos: em Perdizes e Itaquera. Na unidade de ensino localizada em Perdizes, oferece os cursos de Bacharelado em Artes Plásticas, Desenho de Moda, Música, Relações Internacionais, e Licenciatura em Educação Artística, além de cursos de Pós-Graduação com especialização em Design de Acessórios de Moda e Moda e Criação, Linguagens Artísticas Contemporâneas: Ensino/Aprendizagem e Cultura do Perfume: Essência e Ciência, e Mestrado em Artes Visuais.

A Givaudan, casa de fragrância de origem suíça e líder mundial na indústria de aromas e fragrâncias é criadora de sucessos mundiais como ‘Angel’, ‘Armani Code for Him’, ‘J’Adore’, ‘L’Air du Temps’, ‘Le Male’, ‘Opium’ e ‘Prada Infusion d’Iris’. Presente no mercado brasileiro desde 1927 e atua em 46 países.

A Wheaton Brasil é líder nacional na produção de embalagens para perfumaria, cosméticos e farmacêuticos e uma das cinco maiores instalações especializadas no segmento em todo o mundo. A empresa conquistou por duas vezes o Prêmio WorldStar, um dos mais importantes no segmento de embalagens.

.Pós-Graduação Lato Sensu - Cultura do Perfume: Essência e Ciência | Taxa de Inscrição: Isenta | Inscrições: www.fasm.edu.br |Agendamento de entrevistas: Até 21 de janeiro de 2011 | Processo seletivo: 26, 27 e 28 de janeiro (das 14h às 17h30) | Entrevistas e Informações: 3824-5800 – ramais 842 / 855 | Duração: 3 semestres | Início das aulas: 15 de fevereiro de 2011.

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