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12/07/2007 - 09:16

APEX-Brasil e entidades setoriais anunciam investimentos para a cadeia calçadista

O presidente da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alessandro Teixeira, anunciou dia 11 de julho, durante a 39ª Francal, investimentos para a cadeia calçadista em conjunto com a Assintecal e a Abrameq. O objetivo é ampliar a participação dos componentes brasileiros nos mercados mundiais coureiro-calçadistas, agregando design, tecnologia e originalidade aos produtos, bem como fortalecer a imagem do Brasil como fornecedor de máquinas e equipamentos deste segmento. Na entrevista coletiva realizada durante a Francal, em São Pauloi, esteve presentes os presidente da Assintecal, Luis Claudio Amaral, e da Abrameq, Raul Ludwig.

Componentes - A indústria de componentes para calçados renovou mais um convênio com a APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), o quinto em nove anos. A nova parceria prevê investimentos conjuntos de US$ 22,7 milhões, entre recursos da APEX e contrapartidas do setor. "A cada convênio, os projetos ficam mais abrangentes e com maior aporte de verbas, fruto dos resultados obtidos nestes nove anos de promoção comercial do segmento em parceria com a APEX-Brasil", diz o presidente da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), Luís Amaral.

Uma das novidades do novo convênio é o investimento em agregação de valor. "Teremos uma frente de ação somente com este foco, abrangendo moda, design, conforto e produtos ecologicamente corretos, entre outros aspectos", salienta Amaral.

As ações estarão divididas em quatro grandes blocos: 1. Gestão da Promoção Comercial, com ações em feiras, showroom, Projeto Comprador e todo tipo de promoção nos mercados-alvo (consolidados e em desenvolvimento). São eles: Colômbia, México, Argentina, Peru, Venezuela, Equador, Chile, Guatemala, El Salvador, Polônia, Republica Tcheca, Eslováquia, Turquia, África do Sul, Nigéria, Marrocos, Tunísia, Egito, China, Índia e Austrália.

2. Serviços de Apoio - Com foco na ampliação da base exportadora e criação de núcleos de empresas nos APLs, destinando especial atenção para a expansão de exportações junto a micro e pequenas empresas.

3. Gestão de Marketing, com todo o trabalho de ampliação da visibilidade do setor de componentes nos diferentes mercados.

4. Agregação de valor - Um foco inovador no projeto da APEX e Assintecal, buscando nichos e diferenciais como conforto, ecoprodutos e moda, com destaque para espaços de moda e design em feiras internacionais.

Desde a implantação do primeiro projeto com a APEX-Brasil, em 1998, as exportações de componentes quadruplicaram chegando a US$ 896 milhões, em 2006, e com projeção de US$ 1 bi, neste ano. Atualmente, os principais destinos das exportações dos componentes brasileiros concentram-se na Argentina, Alemanha e México.

Abrameq -Além da Assintecal, a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros e Calçados (Abrameq) também renovou a sua parceria com a Apex-Brasil. A entidade estará oportunizando às empresas associadas 18 ações de promoção comercial de atendimento ao mercado externo com recursos da Apex-Brasil. O programa prevê investimentos de R$ 4,5 milhões em eventos de alcance internacional, com foco na América Latina, mercado onde se encontra a maior presença dos brasileiros e o maior potencial de crescimento para o setor.

Além da participação em feiras internacionais, o novo convênio com a Apex-Brasil estabelece inovações na estratégia de promoção comercial. Uma novidade é o desenvolvimento de canais de promoção comercial e técnica, o que é muito importante para a conquista de mercados externos na área de máquinas. Por ser um produto de complexidade tecnológica, necessidade de capacitação para o uso e cuidados de manutenção, é importante que o cliente tenha acesso fácil ao fornecedor.

Este acesso será garantido através destes canais, o primeiro canal já está operando na Colômbia. É o consórcio MEK by Brasil, com a participação das empresas Erps, Klein e Master. Este consórcio busca agora mais seis parceiros para ampliar a oferta de produtos e serviços aos clientes colombianos. Esta iniciativa deverá ser levada inicialmente a outros países da América Latina e a experiência acumulada servirá de base para empreendimentos mais arrojados.

O setor de máquinas brasileiro vê grande potencial em mercados mais distantes, como a Índia. Porém, o acesso a estes mercados exige uma boa base de atendimento. E isto deverá ser alcançado através dos canais de promoção comercial e técnica.

Outra inovação do novo projeto da Abrameq com a Apex é a realização de projetos Comprador fora de época de feiras. Desta forma, as empresas brasileiras poderão dedicar atenção maior aos compradores em potencial que vêem de outros países, inclusive com visitas aos fabricantes, permitindo conhecer o avanço tecnológico do processo de produção brasileiro. A primeira edição deste projeto Comprador deverá ocorrer em outubro.

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