Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/01/2011 - 06:33

Restaurantes criam Liga Gourmet para qualificar e expandir o setor em Santos

Grupo de empresários busca a profissionalização do setor, a qualificação de mão-de-obra e lançamento de promoções conjuntas para expandir os ganhos e se tornar referência de empreendedorismo na gastronomia.

Atentos ao bom momento do litoral paulista e aos entraves enfrentados pelo segmento, empresários da gastronomia santista se uniram neste ano para criar a Liga Gourmet, entidade que busca qualificar e expandir o setor a partir da cooperação entre estabelecimentos comerciais. A liga foi fundada em agosto deste ano com oito restaurantes participantes do Projeto Empreender do Sebrae. Hoje, agrega 17 estabelecimentos em torno dos objetivos ambiciosos de qualificar mão-de-obra, profissionalizar a gestão das empresas, conquistar e fidelizar clientes através de promoções conjuntas, fomentar o segmento em grandes eventos de culinária e tornar-se referência de empreendedorismo no segmento gastronômico.

Os integrantes já planejam a promoção de festivais de culinária, criação de uma carta de fornecedores visando a qualidade dos produtos e os melhores preços, formação de um cadastro de mão-de-obra, treinamentos de funcionários em conjunto e desenvolvimento de produtos com a identidade da Liga Gourmet.

Água Doce Cachaçaria, Restaurante Atami, Cantina di Lucca, Kokimbos Pizza & Picanha, Largo do Café Bar e Café, Maria Farinha, Mainah Restaurante e Restaurante Quinta da XV, fundadores do grupo, estabeleceram como meta inicial ampliar em 13% o número de clientes em um ano. A primeira promoção conjunta já começou a dar resultado. Desde o lançamento do Roteiro Gastronômico, o movimento cresceu 10% nos oito estabelecimentos.

A iniciativa atingiu mais de sete mil clientes em pouco mais de três meses. A promoção, que vai até 31 de dezembro, oferece prêmios a quem completar o circuito por todos os restaurantes do grupo através do preenchimento de um cartão. Ao completar todo o circuito pelos oito restaurantes, cada um com gastronomia de uma nacionalidade diferente, o cliente ganha um talão com um brinde de cada um dos oito integrantes, como pizzas, almoços, jantares ou porções.

Segundo Frederico Cidral, um dos diretores da Liga Gourmet e proprietário da Kokimbos, o grupo formata também ações “para a fidelização e conquista de clientes e o profissionalismo da gestão das empresas e da mão-de-obra”. Uma das iniciativas em andamento é a melhoria e padronização dos processos de compra e produção.

Crescimento- Em outubro, outros nove estabelecimentos ingressaram no grupo. Bonde Mais Restaurante, Ao Chopp do Gonzaga, Novo Espaço Bar e Restaurante, Santa Marta, Costelaria no Rolete, Point 44, Metrópole Restaurante e Café, Restaurante Al Kabir e Aquario's Chopp são os nove membros admitidos na liga, após passar pelo crivo dos oito empresários que deram origem à iniciativa.

A meta dos 17 membros é aumentar o faturamento em 20% em 2011 a partir das ações conjuntas. Atualmente, o movimento gira em torno de 100 mil pessoas por mês, somadas todas as casas.

Antes de integrarem a Liga, os estabelecimentos passam por uma avaliação dos membros do grupo que considera a capacidade do negócio, o tempo de trabalho do empresário e seu perfil – inovação, criatividade e vontade de participar das ações são alguns dos requisitos. Os estabelecimentos são visitados por uma comissão do grupo.

Origem- O fortalecimento do setor de gastronomia na Baixada Santista teve início em 2009 por meio do Projeto Empreender, uma parceria entre o Sebrae-SP, Federação das Associações Comerciais (Facesp) e associações comerciais da Baixada Santista. Este trabalho possibilitou a união de empresas de um mesmo setor para desenvolvimento de ações conjuntas, troca de experiências e cooperação.

Um dos resultados foi a formação do Núcleo de Gastronomia do Empreender em Santos. Além de estimular o associativismo por meio da formação de grupos de restaurantes e promover capacitações de gestão, no ano passado o Sebrae-SP encomendou ao Senac diagnóstico dos 19 restaurantes que integraram o núcleo. Além disso, realizou para o grupo um curso do Programa de Alimentos Seguros (PAS), que contribui para a implantação de boas práticas na manipulação e distribuição de alimentos, na redução do desperdício e no atendimento à legislação sanitária.

Desse projeto, nasceu, em agosto deste ano, a Liga Gourmet, composta inicialmente por oito estabelecimentos com cozinhas de diferentes nacionalidades. “Os empresários quiseram levar a ideia para frente e crescer juntos, a partir de ações e soluções conjuntas para as necessidades e dificuldades enfrentadas por todos”, contou Paulo Sérgio Brito Franzosi, gerente do Sebrae na Baixada Santista.

Sob a coordenação do Sebrae, o grupo recebeu capacitação para impulsionar os negócios, melhorar a gestão e profissionalizar os serviços.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira