Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2007 - 09:35

Software livre: solução em segurança de ti para micros e pequenas empresas

No Brasil, além de uma grande parcela da população ser excluída digitalmente, as empresas de pequeno porte também podem ser consideradas excluídas de segurança digital, pois elas não têm condições de investir em sistemas de segurança como firewall, proxy, IDS etc. A principal pergunta é: existe a necessidade destes tipos de serviço para micros e pequenas empresas? A resposta é sim, pois a maioria das empresas está conectada à Internet, ficando vulnerável a qualquer tipo de ataque ou invasão. Um cracker não seleciona o site que vai atacar pelo tamanho da empresa. Em geral, eles nem sabem o porte da organização que está por trás do site escolhido.

O software livre pode ser uma opção interessante para estas empresas, com várias soluções na área de segurança. Devido ao tipo de licenciamento de uso, este tipo de software pode ser adquirido sem custos. Somente os serviços de instalação e configuração são cobrados. O sistema operacional Linux é um dos candidatos em potencial, pois contém os principais softwares e serviços para segurança.

O primeiro passo é escolher a distribuição Linux que será utilizada, pois pelo fato de ser um software livre, ele não pertence a uma única empresa. Este sistema operacional é desenvolvido por várias organizações e comunidades de desenvolvedores e cada uma coloca no mercado uma “distribuição” diferente. Dependendo da forma de licenciamento, ela pode ser gratuita ou não, podendo ser obtida na Internet. Algumas distribuições: Mandriva Linux – http://www.mandriva.com.br | Fedora – http://projetofedora.org | Debian - http://www.debian.org.br | Ubuntu - http://www.ubuntu.com

Depois de selecionar a distribuidora, é hora de escolher os serviços e os softwares de segurança que serão utilizados. Algumas sugestões:

Firewall – É um conjunto de programas instalado no computador que será conectado à Internet e terá a função de bloquear as invasões, permitir somente os acessos e serviços autorizados e proteger a sua rede de computadores de visitas inoportunas. O pacote de software no Linux que implantará o firewall é o IPTABLE.

Proxy – É o serviço instalado em um servidor que terá a função de compartilhar e controlar os acessos das estações da rede interna à Internet e fazer cache das páginas acessadas. O pacote de software no Linux é o SQUID.

IDS – Também conhecido como Sistema de Detecção de Intrusos, é um software para descobrir acessos não autorizados em uma rede. O pacote de software no Linux é o SNORT.

Seguem algumas dicas para realizar as escolhas: 1. Selecione uma distribuição de Linux que tenha atualizações freqüentes, pois em caso de alguma falha de segurança no software, a correção tem que ser lançada rapidamente.

2. Escolha uma distribuição que tenha a opção de ser instalada em Português, pois em caso de falha ou erro, uma mensagem em português facilitará a identificação do problema.

3. Tenha cuidado ao contratar os prestadores de serviços, seja pessoa física ou jurídica. Solicite referências de serviços executados em outros clientes.

4. Documente a solução utilizada. Isto ajuda no caso de ocorrência de problemas.

5. Não confie somente na palavra do prestador de serviço. Teste todos os serviços implementados junto com o prestador de serviço.

. Por: Marcelo Tsuguio Okano, coordenador dos cursos de tecnologia de banco de dados e redes de computadores da Faculdade Módulo e professor de pós-graduação em Gestão de Redes de Computadores da FIAP- Faculdade de Informática e Administração Paulista. É Mestre em Administração e consultor de TI para a área de servidores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira