Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/01/2011 - 06:44

79% dos executivos não se sentem preparados para lidar com as classes C, D e E

Pesquisa do Data Popular, realizada com empresários e profissionais de 100 empresas nacionais e multinacionais, aponta que ainda há despreparo para lidar com as classes emergentes

Mesmo representando uma massa de consumo de R$ 1,3 trilhão, as classes C, D e E ainda não são vistas com prioridade pelas empresas, onde 71% dos executivos admitem resistência para llidar com este público e 70% concordam que existe preconceito no relacionamento com este consumidor.

Segundo o sócio diretor do Data Popular, Renato Meirelles, saber lidar com a nova classe média e a base da pirâmide é essencial para quem deseja ser líder de mercado. "Existe um grande abismo cognitivo entre as empresas e a nova classe média. Entender as tendências, motivações e referências deste brasileiro requer humildade e conhecimento especializado. É relativamente fácil traçar estratégias de comunicação para o público de alta renda: eles são, em geral, da mesma classe social que os estrategistas. Têm as mesmas motivações e compartilham a mesma cultura, mas o 'Brasil de Verdade' fala outra língua".

Meirelles explica que o emergente é criterioso e mais fiel com as marcas, não pelo status, mas pelo aval de qualidade que ela empresta ao produto. "É preciso se reinventar para atingir as classe C ,D e E ". Entre as dificuldades encontradas pelos executivos para atingir o mercado popular, estão a falta de conhecimento, comunicação e estrutura.

Data Popular - Criado em 2001, o Data Popular tem como foco a produção de conhecimento de qualidade sobre o mercado consumidor emergente no Brasil. A empresa atua no desenvolvimento de pesquisas e análises para entender como se comporta o mercado emergente. Seus estudos avaliam a relação deste público com produtos e marcas para apontar melhores formas de comunicação e interação das empresas com esses consumidores. Entre os clientes atendidos pelo Data Popular estão Febraban, Casas Bahia, Grupo Pão de Açúcar, Itaú-Unibanco, Cielo, Grupo Silvio Santos, Grupo RBS, Portal Terra, Positivo Informática, Construtora Living, Camargo Corrêa, CPFL, CTBC, Eletropaulo, Fiat, Volkswagen, C&A, Pernambucanas, Droga Raia, Cacau Show, Mattel e Associação Comercial de São Paulo, entre outros.

Perfil de Renato Meirelles - Sócio-diretor do Data Popular, comunicólogo com MBA em gestão de negócio, desde 2001 se dedica a pesquisa e ao desenvolvimento de estratégias de atuação focadas no mercado emergente brasileiro. Especialista em conhecimento do consumidor (ou em gente, como prefere dizer), entende que o bom negócio é o que todos ganham: O cidadão, as empresas e a sociedade. Foi colaborador do livro "Varejo para Baixa Renda", publicado pelo GV-CEV e autor do livro "Um jeito fácil de levar a vida - O guia para enfrentar situações novas sem medo", publicado pela Saraiva. É colunista da diversas revistas e editor do site brasildeverdade.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira