Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2007 - 08:43

Brejo Paraibano quer turistas nos Caminhos do Frio

Seis cidades da Paraíba apostam no frio e na cultura regional para atrair visitantes durante o inverno.

João Pessoa (PB) - Os antigos engenhos e trilhas são os pontos de partida para quem visita o Brejo Paraibano, a partir do mês de julho. Com baixas temperaturas, cenários bucólicos e ideais ao bom papo e gastronomia, seis municípios do Brejo fizeram de suas belezas e cultura local, opções para o turista ver e aproveitar os 'Caminhos do Frio'.

O roteiro tem início na segunda-feira (16) e inclui diversos eventos e festivais de arte em cidades permeadas de histórias e tradições, no interior do Estado.

"A cada semana, um município apresenta uma programação diferente, em que os artistas, grupos de teatro e músicos locais ganham espaço para apresentações", informa Regina Amorim, gestora do programa de turismo do Sebrae na Paraíba. Ela explica que de segunda a quinta, as atividades envolvem oficinas culturais, palestras e exibição de filmes e dança. A partir da sexta-feira, a programação ganha caráter festivo, com apresentações culturais e shows artísticos.

Segundo Regina, a maioria das cidades ainda não possui cinema e os teatros serão os lugares aproveitados para apresentações e utilizados para incentivar o interesse das populações locais pela cultura. Ao todo, participam do roteiro as cidades de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Pilões e Serraria.

De acordo com a organização do evento, os seis municípios deverão atrair em média 24 mil pessoas, o que vai resultar em R$ 720 mil de recursos para a região. O roteiro Caminhos do Frio conta com parceria do Sebrae, prefeituras municipais e governo do Estado.

Cada cidade preparou o que há de mais típico e mais atrativo. O trajeto começa por Bananeiras e suas trilhas ecológicas, ainda no dia 16 de julho. Cenários de arte e também de aventura, o lugar será ponto de parada para degustação da culinária típica da época dos engenhos, o que inclui rapadura, cocada e pirulito de açúcar. Cinema e teatro também integram a programação.

"Além de gerar renda, o roteiro é um momento importante para a cidade, que começa a despertar para o turismo e para a valorização de sua cultura", destacou a prefeita de Bananeiras, Marta Eleonora Aragão.

A poucos quilômetros do município, já no dia 23 de julho, Alagoa Nova acolhe os turistas. Cultura não vai faltar na cidade que detém, pelo menos, seis grupos com produção cultural ativa. É lá também que será realizada a II Festa da Galinha de Capoeira. O tema não ficará apenas na parte festiva, mas também na culinária e na apresentação dos corais e grupos teatrais.

Em Serraria, no dia 30 de julho, a seresta será um dos ritmos a ser relembrado, além dos aspectos naturais do município. O frio, a cachaça e a arte serão o trio apresentado ao turista que visitar Areia, cidade sede de várias engenhos importantes da Paraíba e detentora de uma arquitetura privilegiada.

Em Pilões, as flores produzidas na região são o principal atrativo. Já em Alagoa Grande, o forte será a cultura regional. Regina ressalta que agências de turismo no Estado já comercializam pacotes para o roteiro Caminhos do Frio. A programação vai até agosto, mas depois deste mês será iniciada uma nova etapa, desta vez tendo como atrativo maior a cultura local.

Brejo - O Brejo apresenta cenários com relevo irregular, engenhos, casas de farinha, cruzeiros, trilhas, lagoas e cachoeiras rodeados por uma vegetação sempre verdejante. O frio no período de junho a setembro, atípico para a Região Nordeste, atrai visitantes todos os anos. Algumas cidades chegam a registrar temperatura inferior a 15 graus.

Além disso, o Brejo é o berço de grandes nomes do cenário artístico nacional a exemplo do pintor Pedro Américo; do escritor José Américo de Almeida, autor da obra "A Bagaceira", e do 'Rei do Ritmo' Jackson do Pandeiro, entre outros nomes.

Cronograma - O roteiro tem início pelo município de Bananeiras, no período de 16 a 22 de julho, com o evento 'Aventura e Arte na Serra'. Em Alagoa Nova, o roteiro acontece de 23 a 29 de julho, com o evento 'Festival da Galinha Capoeira'. Em Serraria, de 30 de julho a 5 de agosto, com 'Cultura, Seresta e Natureza'. Em Areia, a programação prossegue de 6 a 12 de agosto, com 'Frio, Cachaça e Arte'. No município de Pilões, de 13 a 19 de agosto, acontece a 'Festa das Flores'. Em Alagoa Grande, de 20 a 26 de agosto, está programado o 'Festival de Arte e Cultura'.| Sebrae/PB - (83) 3218-1000 | Fernando Ivo/Sebrae Nacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira