Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/01/2011 - 07:04

Dicas da NGK para a correta manutenção do sensor de oxigênio, antes da viagem de férias


A revisão periódica dos sensores de oxigênio garante emissão de gases mais limpos ao meio ambiente.

A NGK, maior fabricante e especialista em velas, cabos de ignição e sensores de oxigênio do mundo, alerta que a revisão preventiva, ás vésperas de viajar, do sensor de oxigênio, também conhecido como sonda lambda, reduz a emissão de poluentes no meio ambiente, promove economia de combustível, sem contar que são fundamentais para atender as novas exigências das leis de emissão e peça-chave para a aprovação do veículo na inspeção veicular obrigatória.

Os sensores de oxigênio da empresa, comercializados sob a marca NTK, são originais nas principais montadoras do Brasil e do mundo e também estão disponíveis no mercado de reposição. A peça é responsável pela análise da condição da queima de combustível do carro e tem a função de detectar os níveis de oxigênio nos gases de escape do motor, informando a qualidade da mistura ar/combustível à unidade de controle do veículo (ECU). O sensor compara a concentração de oxigênio nos gases do motor com o ar ambiente, possibilitando o ajuste da quantidade de combustível injetado na câmara de combustão.

O funcionamento inadequado da peça pode causar queda no rendimento do automóvel, dificuldade na partida, falha no motor, aumento no consumo de combustível e a emissão irregular de poluentes no ar. Os problemas com a sonda lambda do veículo ainda podem reduzir a vida útil da bobina e distribuidor ou transformador, inclusive o catalisador do carro pode ser afetado em casos de danos avançados à peça.

O chefe da Assistência técnica da NGK, Ricardo Namie, ressalta a importância de promover a revisão anual dos sensores de oxigênio. “O motorista deve ficar atento e sempre procurar um centro automotivo de confiança, pois a troca das peças requer cuidados e equipamentos específicos. Quando feita de forma incorreta, a instalação pode prejudicar o motor e outros equipamentos”, completa Namie.

A NGK alerta sobre a importância de, antes de mandar o carro para a revisão, ler com atenção o Manual do Fabricante, pois é nele que estão contidas as informações e detalhamentos para a troca e manutenção de cada item do seu veículo. Outro lembrete fundamental é de sempre abastecer o carro em postos com combustível de procedência conhecida, pois produtos de má qualidade contaminam o sensor de oxigênio e influenciam no bom funcionamento da peça.

Para adquirir mais informações ou em caso de dúvidas, consulte a Tabela de Aplicação da NGK ou entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor, por meio do telefone 0800 197 112 (ligação gratuita).

Perfil- A NGK, referência mundial nos setores automotivo, cerâmico e de revestimentos porcelanizados, completou 51 anos de atuação no Brasil em 2010. Detentora das marcas NGK (Componentes Automotivos), NTK (Cerâmicas) e Super NGK (Revestimentos Porcelanizados), a empresa conta com um quadro de 1.100 colaboradores e sua fábrica está sediada na região de Mogi das Cruzes (SP), em uma área de 611 mil m². Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é considerada a maior fabricante e especialista em velas de ignição e possui forte presença em todos os continentes do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira