Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2007 - 08:50

Brasil carece de mão-de-obra especializada em TI

O Brasil é o país da América Latina que mais investe em TI. Em 2007, os investimentos brasileiros no setor serão da ordem de R$ 45 bi, segundo o IDC Brasil. Para Miguel Ruiz , especialista em Tecnologia da Informação, o dado é a definitiva comprovação de que a atividade apresenta resultados para a gestão estratégica. Para acompanhar essa demanda, Ruiz aconselha aos profissionais preparar-se em duas vertentes: gestão e técnica.

Há alguns anos, atuar na área da Informática era atraente e muitos jovens almejavam seguir carreira, mas como o mercado exigia formação adequada e não havia muitos cursos superiores nessa área no Brasil, muitos interessados dispersaram ou não conseguiram qualificar-se e por outro lado profissionais formados em áreas correlatas passaram a atuar fortemente nesse mercado.

Para Miguel Ruiz, diretor da MR Consultoria (MRC), “aquele era o momento embrionário da informatização no Brasil”, e era natural a escassez de oportunidades. “Com o desenvolvimento do mercado interno no setor, conseqüentemente, surgiram cursos para habilitar o profissional”, comenta Ruiz.

Segundo o consultor, as dificuldades enfrentadas anteriormente pela falta de formação, hoje tornam-se obstáculos para contratação de profissionais pelas empresas. Levantamento realizado pelo MCT indica que existem atualmente 17 mil vagas em aberto no País. Nos próximos três anos esse número chegará a 100 mil vagas.

Ruiz analisa ser esse um campo promissor para os jovens que ainda não optaram por uma profissão e desejam qualificação profissional e também para aqueles que desejam um novo campo de atuação.

Para o consultor, a atividade hoje congrega duas faces: Gestão e Técnica. “Gestor no aspecto de deter a capacidade analítica sobre quais são as melhores estratégias de atuação para área de TI, considerar o mercado de atuação, as condições dos processos internos, ter capacidade de trabalhar em equipe e ser pró-ativo. E no sentido técnico, como um perito nas ferramentas, softwares e hardwares existentes no mercado, e se a adoção e utilização desses instrumentos atende às necessidades atuais da organização”, exemplifica.

Mesmo com a escassez de mão-de-obra especializada, a MRC conseguiu, ao longo dos seus oito anos de existência, reter muitos desses talentos e manter uma excelente equipe, alinhada e comprometida com as suas atividades e com o impacto nos negócios dos clientes.

Para Ruiz, a sobrevivência do profissional de TI funciona como em todas as outras áreas: depende de capacitação, atualização constante e empreendedorismo, de ter a visão, de estar atento aos novos nichos de atuação, traçar metas e alcançá-las.

“Embora o talento seja nato, em muitas pessoas ele pode ser estimulado, pois, a sobrevivência depende nada mais de empreender e aproveitar as oportunidades que nos cercam”, finaliza Ruiz.

A MR Consultoria nasceu em 1999, inicialmente, para atender a terceirização do setor de TI da Valeo Iluminação. Hoje, com clientes de porte como: Sogefi, Blue Life, Crown Petropar, JHT, Metal 2, Bunge, Solving, Austex, Fiamm, FITESA, e mais recentemente Oxford University Press do Brasil, Pensalab e Metrhon, entre outros. A empresa se consolida como integradora de soluções na área de Tecnologia da Informação (TI), fornece consultoria de negócios, outsourcing (terceirização) dos serviços de TI, implantação de ERP´s e diagnósticos na área de informática. Metodologias como: PMI, COBIT e ITIL, entre outras, são utilizadas pela MR a fim de alcançar as metas estabelecidas de forma mais precisa.| www.mrconsultoria.com.br

Como ferramenta de gestão do serviço de outsourcing, a MR Consultoria mantém, em seu site (www.mrconsultoria.com.br) um portal de serviços na internet, voltado para clientes, facilitando o acesso e a interatividade. Este canal proporciona agilidade no gerenciamento de todas as operações terceirizadas.

Instalada na rua Geraldo Flausino Gomes, no Brooklin, em São Paulo, a empresa tem crescido a uma taxa de 52% ao ano, muito além das metas alcançadas pelo mercado nacional.

A estrutura da empresa é enxuta, conta com 70 profissionais, todos altamente qualificados. Miguel explica a razão do sucesso: “faz parte de nossa missão entender claramente as necessidades do cliente e fornecer serviços que possam atender tais necessidades. Utilizamos as melhores e mais atualizadas ferramentas e nossos profissionais são os mais capacitados existentes no mercado. Excelência operacional e dinamismo são os nossos diferenciais.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira