Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2007 - 08:55

Exército Brasileiro vai usar radar de vigilância aérea em exercício durante os Jogos Pan-americanos 2007

O equipamento, que pode ser transportado para qualquer território nacional ou estrangeiro e montado em menos de 15 minutos, foi desenvolvido para apoiar na segurança de eventos de grande porte.

O Centro Tecnológico do Exército lançou, em parceria com a empresa brasileira Orbisat, o Radar de Vigilância SABER M60. O produto integra o sistema de defesa antiaérea de baixa altitude, realizando o acompanhamento de alvos aéreos a partir de um sistema de emissão de radiofreqüência. O radar será utilizado pela primeira vez em teste nos jogos Pan-Americanos 2007, que acontece a partir do dia 13, no Rio de Janeiro.

O radar identifica o alvo desejado e as informações são processadas por um software, desenvolvido pela Orbisat e pelo Centro Tecnológico do Exército, e transmitidas, em tempo real, a um Centro de Operações de Artilharia Antiaérea, integrante do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra). O radar fornece a localização exata de cada aeronave sobrevoando a área vigiada, bem como sua identificação, como amiga ou inimiga, o que permite a avaliação precisa de cada possível ameaça e a decisão oportuna da reação mais adequada.

Com tecnologia 100% brasileira, o sistema de acompanhamento de alvos aéreos permite rastrear alvos em um raio de até 60 quilômetros e a uma altitude de até 5 mil metros. Isso auxilia, de forma eficaz, no trabalho de proteção a pontos e áreas sensíveis, como indústrias, usinas, instalações governamentais e locais de eventos importantes, como conferências de chefes de Estado ou competições esportivas internacionais.

Por ser portátil e de baixo peso, pode ser facilmente transportado para qualquer local do território nacional ou empregado em missões de paz no exterior. Sua instalação para entrada em operação pode ser feita em menos de 15 minutos por soldados da artilharia antiaérea do Exército. Outro ponto importante é que o radar pode ser integrado a sistemas de armas baseados em mísseis ou canhões antiaéreos.

Para o diretor da Orbisat, Robert Haynes, o produto nacional garante ao Exército Brasileiro maior independência tecnológica para desenvolver seu sistema de defesa. "Outra vantagem é que a manutenção é feita no Brasil", afirma Haynes. O executivo disse ainda que o exercício ocorrerá próximo aos locais de competição na Vila Militar mas, que por ser móvel, o radar poderia ser montado em qualquer local dos Jogos Pan Americanos. "Essa será uma ótima oportunidade para testarmos todas as funcionalidades do SABER M60, devido ao tamanho e importância do evento." O projeto foi financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O SABER M60 possui as mesmas funções de um radar de grande porte de aeroporto e oferece, como vantagens, custo mais baixo e capacidade de rastreamento, mesmo em ambientes como a densa Floresta Amazônica.

Perfil da Orbisat - A Orbisat da Amazônia SA é uma empresa de base tecnológica de capital fechado 100% brasileiro, especializada em sensoriamento remoto, radares de vigilância e produtos eletrônicos de consumo. A empresa tem como missão fornecer soluções eletrônicas e de mapeamento para o setor privado e agências governamentais de todo o mundo.

A Orbisat da Amazônia SA tem sede administrativa e a divisão de sensoriamento remoto em São José dos Campos (SP), onde também comanda projetos de engenharia e a área de vendas. A produção de equipamentos é feita em seu complexo industrial, localizado em Manaus (AM). Em 2002, a empresa instalou ainda uma unidade em Campinas (SP), onde é desenvolvida a tecnologia de radares. | www.orbisat.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira