Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2007 - 08:59

Rio Tinto acerta a compra da Alcan por US$38,1 bi


Sydney/Londres - A mineradora anglo-australiana Rio Tinto Ltd/Plc acertou a compra da canadense Alcan Inc. por 38,1 bilhões de dólares e com isso criará a maior produtora de alumínio do mundo, disseram as duas empresas na quinta-feira.

A Rio Tinto, segunda maior mineradora do mundo, informou que pagará 101 dólares por ação em dinheiro 13 por cento acima do preço de fechamento da Alcan em Nova York dia 11 de julho, e 33 por cento acima da oferta rival de 28,8 bilhões de dólares em dinheiro e ações feita pelo grupo rival Alcoa Inc .

Segundo a Rio Tinto, o negócio foi recomendado por unanimidade pelo conselho da Alcan e vai ajudar a diversificar sua força em minério de ferro e cobre, assim como impulsionar sua posição no crescente mercado de alumínio.

A indústria mineradora está se beneficiando do elevado preço dos metais, e as empresas estão buscando acordos para enfrentar a cada vez maior competição nos mercados emergentes.

"É uma oferta bem melhor que a da Alcoa", disse o analista da Charles Stanley Tom Gidley-Kitchin. "Isso coloca a estratégia da Alcoa em xeque e os torna vulneráveis a uma oferta da BHP Billiton."

Uma fonte próxima ao negócio disse à Reuters que a BHP Billiton, maior mineradora do mundo, e a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) também teriam apresentado propostas e estavam prontas para fazer ofertas em dinheiro, mas a proposta da Rio Tinto "foi o melhor acordo que a Alcan pode conseguir."

"Existe muito dinheiro neste mercado e muito dinheiro sendo gerado no setor de mineração, mas você continuará vendo fusões e aquisições", disse Greg Goodsell, estrategista do ABN Amro.

Alumínio - O presidente-executivo da Rio Tinto, Tom Albanese, disse a jornalistas que a empresa vê um futuro brilhante para o alumínio, metal utilizado em produtos que vão de latas de bebidas até aviões.

"A demanda para o alumínio para os próximos 10 anos é muito positiva. A expectativa é que essa demanda cresça mais de 6 por cento até 2011. Só a demanda na China deve avançar cerca de 15 por cento ao ano", disse ele em uma conferência por telefone.

As duas empresas unidas terão a capacidade de produzir cerca de 4,4 milhões de toneladas de alumínio por ano, o que criará a maior produtora deste metal do mundo, a frente da atual líder, a russa UC RUSAL.

A Rio Tinto disse ainda que espera que o acordo impulsione seus ganhos no primeiro ano de fusão e atinja cerca de 600 milhões de dólares anuais em sinergias, com metade disso sendo realizado ainda em 2009.

O presidente-executivo da Alcan, Dick Evans, estará no comando da nova empresa de alumínio, que será chamada Rio Tinto Alcan, baseada em Montreal, disse Albanese. | Por: Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira