Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/01/2011 - 04:04

Deutsche Post DHL e ONU estendem parceria humanitária

O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (UN OCHA) e o Deutsche Post DHL, empresa líder global em transporte e logística, renovaram sua bem sucedida parceria, firmada desde 2005, por mais três anos. O contrato de extensão foi assinado em Genebra por Rashid Khalikov, Diretor da UN OCHA Geneva e Rainer Wend, Vice Presidente de Políticas Corporativas e Sustentabilidade do Deutsche Post DHL.

“Nos últimos cinco anos, fizemos um trabalho muito bem sucedido na gestão de desastres. A parceria com a UN OCHA nos permite contribuir com nosso conhecimento em logística para o auxílio de pessoas necessitadas e estamos ansiosos para continuar essa cooperação por mais três anos”, disse Rainer Wend.

Em um trabalho feito em parceria com as Nações Unidas, o Deutsche Post DHL oferece apoio às autoridades dos países afetados e à comunidade de ajuda humanitária no manuseio e armazenamento de donativos nos aeroportos dos países atingidos por desastres. A UN OCHA se beneficia da expertise em logística e armazenamento do Deutsche Post DHL, um serviço que a Organização das Nações Unidas não conseguiria manter sozinha na totalidade do ano. Por outro lado, graças a essa parceria, o trabalho das Equipes de Apoio a Desastres do Deutsche Post DHL passa a ser integrado às operações de apoio humanitário, beneficiando-se assim das fortes conexões da ONU com outros elementos da comunidade internacional diante de situações de emergência.

A rede global de Equipes de Apoio a Desastres (DRT) do Deutsche Post DHL é formada por três grupos, cada um designado para uma região geográfica específica, dentre Ásia do Pacífico, América Latina/Caribe e Oriente Médio/África. Cada equipe é composta por cerca de 80 funcionários da DHL especialmente treinados, que se voluntariaram para trabalhar em esforços humanitários. Em situações de emergências, os voluntários podem se transportar para a região atingida por um desastre em menos de 72 horas. Ficando em média de duas a três semanas no local, as equipes revezam de 10 em 10 membros, para garantir uma máxima capacidade sob circunstâncias extremamente exigentes.

“A expertise, o profissionalismo e a dedicação dos profissionais da DHL garantiram em diversas circunstâncias o envio dos donativos e materiais de auxílio, descongestionando aeroportos lotados ou mal coordenados e melhorando o fluxo de contribuições e doações inesperadas”, comenta Rashid Khalikov, diretor da UN OCHA de Genebra.

Nos últimos anos, os DRTs foram transferidos mais de 20 vezes para aeroportos de 15 países atingidos por desastres, dentre eles Haiti, Guatemala, Chile, Filipinas, Indonésia, Mianmar e Peru. A operação mais recente foi realizada durante as graves enchentes que atingiram o Paquistão em agosto de 2010. Trinta funcionários da DHL, vindos de 10 países diferentes, se voluntariaram para receber, classificar e preparar donativos enviados por instituições internacionais na Base Aérea de Chaklala, em Islamabad, antes de serem transportados para o resto do país. A equipe passou mais de cinco semanas no Paquistão e manipulou mais de 4.500 toneladas de materiais de socorro. Eles também acondicionaram alimentos e produtos de uso pessoal em mais de 2.500 pacotes especiais da DHL, que foram jogados por helicópteros em regiões remotas e inacessíveis.

As Equipes de Apoio a Desastres fazem parte do programa GoHelp do Deutsche Post DHL, dedicado à gestão de calamidades. O compromisso social e ambiental do Deutsche Post DHL é representado pelo selo “Living Responsibility”, baseado nos três pilares: GoHelp, GoTeach e GoGreen. Em seu documento “Estratégia 2015”, o Deutsche Post DHL definiu atividades econômicas sustentáveis como um dos principais objetivos dentro da estratégia de crescimento futuro da empresa.

Um dos objetivos estratégicos da OCHA é fortalecer seu relacionamento com um grupo mais amplo de parceiros e outros elementos relevantes para desenvolver suas ações humanitárias. Dentre outras atitudes, isso envolve adaptar mecanismos de coordenação para possibilitar um diálogo melhor entre organizações humanitárias (dentro e fora da ONU) e o setor privado.

Perfil- A DHL é líder no mercado global de logística e entrega expressa internacional, especializada em fornecer soluções inovadoras e personalizadas a seus clientes. A DHL oferece serviços e experiência em frete expresso, aéreo e marítimo, transporte terrestre, soluções de logística, bem como serviços postais internacionais, aliados à cobertura mundial e profundo conhecimento dos mercados locais. A rede internacional da DHL conecta mais de 220 países e territórios no mundo todo. Mais de 310 mil funcionários se dedicam a prestar serviços com agilidade e confiança que superam as expectativas dos clientes. A DHL faz parte do Deutsche Post DHL. O Grupo teve receita de mais de 46 bilhões de euros em 2009. | http://www.dhl.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira