Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/01/2011 - 04:27

Polos de Moda do Rio de Janeiro marcam presença na 17ª edição do Rio-À-Porter


12 polos de moda do Rio irão participar do salão de negócios. Roupas, acessórios, moda íntima e calçados serão apresentados para compradores nacionais e internacionais.

Para divulgar a capacidade criativa e produtiva da indústria de moda do estado e promover o desenvolvimento sustentável deste setor, o Sistema Firjan apoia, através do SENAI Moda, a participação de micro e pequenas empresas destes polos no Rio-À-Porter, salão de Negócios de Moda e Design oficial do Fashion Rio, que acontece entre os dias 10 e 13 de janeiro (segunda quinta-feira), das 10h às 21h e no dia 13 de janeiro (quinta-feira), das 10h às 17h, no Píer Mauá, Centro do Rio de Janeiro. Na ocasião as coleções regionais são apresentadas para compradores e lojistas de todo o Brasil e do exterior.

Além de expor seus produtos na bolsa de negócios, os polos são incentivados a estabelecer parcerias com as grifes das passarelas do Fashion Rio, integrando as pontas produtiva e criativa da cadeia, para fomentar o desenvolvimento de coleções dentro do Rio de Janeiro.

O estado conta com 12 polos de moda e 3.630 empresas de confecção. O setor gera mais de 52 mil empregos diretos e com carteira assinada.

Moda São Gonçalo - A região conta com aproximadamente 200 empresas formais, com uma produção multissegmentada em jeans, moda praia, lingerie, surfwear e casual, gerando seis mil empregos diretos e indiretos.

Com o tema Desperdício Zero, o grupo composto pelas marcas Porus, Usina, L.Santinni e Cotton de Fadas evidencia que a moda é muito mais que peças de roupa e pode se transformar em preservação do meio ambiente. Utilizando técnicas que reduzem o desperdício de tecido, as marcas provam que é possível reaproveitar o que normalmente é descartado no meio ambiente. Além da utilização de tecidos ecológicos, restos de tecidos se transformam em bijus, lingeries e aplicações. Todas as marcas que compõem o polo trabalham em parceria com cooperativas de bordados da região.

Moda Niterói - São aproximadamente 250 confecções, que geram mais de cinco mil empregos diretos. A produção de Niterói é diversificada e multissetorial, com empresas de moda feminina, masculina, praia e esporte, além de acessórios em couro, calçados, bolsas, joias, bijuterias e ainda ateliês de customização e alta costura. Destaca-se com empresas artesanais, desenvolvendo marcas próprias e coleções autorais.

Com o tema “Inverno Tropical”, o polo de Niterói leva ao Rio-À-Porter as marcas Donna Bis, Daniela Curvelo, UZ Rio, Patuá e S. Gabotto. As marcas desejam evidenciar que, mesmo durante o inverno, o carioca mantém os hábitos praianos e utiliza tecidos leves, transparências e clores claras. O polo também busca abordar o lado da responsabilidade ambiental, valorizando aspectos naturais nas cores, bordados e estamparias. Ao mesmo tempo, resgata tudo o que é feito à mão, como o tricô.

Moda Noroeste - Conta com 400 empresas e compõe um APL (Arranjo Produtivo Local) do Noroeste Fluminense. Tem como parceiros o Sindicato das Confecções de Roupas no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sincronerj) e o Senai Moda e Design.

A proposta do polo é apresentar roupas com design próprio, levando em conta que o forte da região é o segmento de lingerie noite. Nessa edição o polo será representado pelas empresas Polires, Laços, Hibiscus, Doces Sonhos e Mixer Atelier, que irão apresentar a coleção “Aqui vivem pessoas felizes”, inspirada na tendência mundial que busca expressar uma vida mais simples e confortável. As peças buscam mostrar a paz, a tranquilidade e o bem-viver. Contato com a natureza, histórias antigas, apego aos costumes e alimentação saudável são alguns dos temas que inspiram a coleção.

Moda Petrópolis - É composto atualmente por 800 indústrias que, juntas, produzem 100 milhões de peças por ano e representam 14% do PIB petropolitano. São mais de 25 mil empregos diretos em toda a cadeia produtiva, da fabricação até a comercialização de roupas e acessórios.

Artti Rio, Branca Maria, Calabrote, Cola Colorida, McKenzie Store, Off Rio, Tazza, Thiamo e Water Color são as grifes que representam a moda de Petrópolis nesta edição, com o tema “Bosque das Sensações”. Provocadora, sentimental e aventureira, a coleção está ligada à tendência globalizada para o Inverno 2011, de reconstruir e construir, de encontrar arte em tudo, numa época em que “desperdício zero” é uma ordem mundial. Cerca de 50% das confecções do polo serrano investem no maquinário digital, em que os encaixes das peças devem ser perfeitos para minimizar o desperdício de tecido.

Moda Íntima Nova Friburgo - É o maior polo de moda íntima do país (lingerie dia, fitness e moda praia), com mais de 900 confecções que geram 20 mil empregos. Além do mercado interno onde participa com aproximadamente 25% da produção de lingerie, Nova Friburgo tem também foco na exportação e vende seus produtos para o Mercosul, União Europeia, África, Oriente Médio, Japão e Estados Unidos.

Assim como a natureza, a moda e suas tendências estão sempre se reinventando. “Nada se perde, tudo se transforma”, é o tema que o polo irá levar para o Rio-À-Porter. As empresas de lingerie e fitness vêm com força total, renovando conceitos para gerar mais oportunidades de negócios para o setor. Tendo como carro-chefe a qualidade da matéria-prima e do acabamento, o grupo que representará o polo durante o evento será formado por oito empresas: Tardene, Pêra Verde, Dianrus, Paiol, Intimitale, Magia e Sedução e Lucitex.

Moda Sul Fluminense - Reúne aproximadamente 300 médias, pequenas e microempresas. São ateliês, confecções, facções e lavanderias que, juntas, empregam mais de 2 mil pessoas. Além do jeans, principal produto da região, outros segmentos se destacam, como a moda praia, fitness, lingerie dia e noite, moda infantil e alta costura produzida pelas famosas bordadeiras de Barra Mansa. Grifes de todo o Brasil produzem suas coleções na região.

O polo, que conta com as marcas Amparo Brasil (Barra Mansa), Lugar de Arte (Valença), Maria-Fia (Barra do Piraí) e Penduricalho (Valença), vai apresentar coleções inspiradas no tema “Os Pracinhas”, com destaque para as cores e utensílios ligados ao militarismo. As roupas e acessórios fazem uma homenagem aos soldados da Força Expedicionária Brasileira e ressaltam o luxo e sofisticação da estação, além do toque artesanal, marca registrada das empresas da região.

Moda Campos - É formado por 80 empresas, e entre elas 90% são microempresas. São confecções que produzem moda feminina, jeans, lingerie, surfwear e moda praia, empregando 800 pessoas.

As marcas Lafibrunn, Ângela Bechara, Slake Surfwear, Miss Flour e Dona Onça irão representar o polo de Campos com o tema “Viagem”, remetendo aos nômades que viajam o mundo inteiro e em cada lugar se inspiram em algo diferente. A diversidade é a marca registrada do polo, tendo sempre como pano de fundo roupas despojadas e leves, mas sem deixar de lado a sofisticação. Além disso, a Dona Onça traz bolsas usando materiais reciclados e abusando do glamour.

Joia Carioca - O setor joalheiro no Rio de Janeiro conta com aproximadamente 120 empresas de fabricação de joias e bijuterias com design diferenciado e reconhecido em todo o Brasil. A capacidade produtiva dessas grifes está pronta para desenvolver parcerias com o setor de moda em coleções exclusivas. Elas também investem na venda no atacado de suas coleções próprias.

O APL Joia Carioca irá levar para o Rio-À-Porter as marcas Donadequê, Elle Cinq, Olendzki, Spariam, Vanessa Robert e Princesices, investindo em designs do rústico ao chique, mas priorizando a leveza e o romantismo nas peças. O uso de materiais modernos e a mistura de cores também se fazem presentes e enchem os olhos dos consumidores.

Calçados e Acessórios- É formado por mais de 400 empresas no município do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, a maioria dedicada aos calçados. As empresas, na maior parte de pequeno porte, geram 10 mil empregos. Produtos artesanais e diferenciados de grifes são produzidos neste pólo.

Nessa edição nove marcas irão representar o polo: Taoolee (calçados), Dayrell (bijuterias), Tai Daí (bolsas), Badulaque (bijuterias),Zóia (bijuterias), Cintos & Cia. (cintos e acessórios), Guinza (bolsas), Longhimaggiore (bolsas), Paula e Tereza Lino (bijuterias e bolsas). O tema será a Lapa, abordando o lado mais "inverno", os antiquários e as artes.

Moda Carioca de São Cristovão - Existe há dois anos e foi o primeiro polo metropolitano do estado. O grupo conta com 65 empresas participantes que empregam diretamente mais de três mil pessoas e são atendidas por 750 fornecedores e prestadores de serviços terceirizados.

Pela quarta vez consecutiva o Polo de Moda Carioca de São Cristóvão participa do salão de negócios do Fashion Rio. Nesta edição contará com seis participantes – Motta Carvalho, Indistripe, Tricot Store, Izola, Modelando Ideias e Forester – que levarão inovações que aliam design de moda e sustentabilidade. Um exemplo é o uso do BioDenim, tecido produzido totalmente de forma natural, que tem em sua composição matérias-primas como amido de batata e manteiga de cupuaçu. Além disso, a utilização do tricô é uma das marcas registradas do polo.

Moda Rio - É representado pela marca Misquey, que fabrica camisas sociais há 70 anos. A fábrica possui mais de 100 funcionários e atende representantes comerciais em todo território nacional. Mantém em suas coleções o estilo clássico, através do requinte dos tecidos nobres em fio 80 e 100, mas também produz moda atual e arrojada, com estilos, lavagens e customizações diversificadas. A Misquey estima para o ano de 2011 um aumento de 10 a 12% no seu faturamento.

Têxtil do Rio- Conta com aproximadamente 250 empresas que geram em média cincomil empregos diretos na produção dos mais variados tipos de tecido, além de bordados e rendas. É formado por pequenas e médias empresas. |www.firjan.org.br

. [O Rio-À-Porter e Fashion Rio podem ser acompanhados com apenas um “Clique” no Banner ao lado neste Canal de Moda & Beleza].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira