Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/01/2011 - 07:55

IBM quebra recorde de patentes e encabeça a lista dos EUA pelo 18° ano consecutivo

Inventores que moram fora dos EUA contribuíram com mais de 22% das patentes em 2010, aumento de 27% em relação aos últimos três anos.

São Paulo - A IBM anunciou no dia 10 de janeiro (segunda-feira) que seus inventores bateram um recorde de 5.896 patentes nos Estados Unidos em 2010. A empresa comemora, dessa forma, o 18° ano consecutivo de liderança da lista de empresas mais inventivas do mundo.

A IBM recebeu patentes por uma série de invenções em 2010, como um sistema unificado de reclamações de companhias de seguros para contribuir com serviços de atendimento de saúde mais inteligentes; uma técnica que analisa dados de sensores em discos rígidos de computadores para habilitar uma resposta mais rápida frente a emergências em caso de terremotos e outros desastres; um sistema para prognosticar condições de trânsito com base em informações enviadas por comunicações sem fio de curta distância, e uma inovação tecnológica para permitir que os chips de computador se comuniquem usando pulsos de luz em vez de sinais elétricos, o que pode se traduzir em uma maior performance dos sistemas de cálculo.

Mais de 7 mil inventores da IBM que residem em 46 estados diferentes dos Estados Unidos e 29 países geraram o inventário de patentes de 2010, que quebra todos os recordes anteriores. Os inventores que moram fora dos EUA contribuíram com mais de 22% das patentes da companhia no ano passado, o que representa um aumento de 27% em relação às contribuições de inventores internacionais durante os últimos três anos.

O total de patentes da IBM é quase o quádruplo das obtidas pela Hewlett-Packard (HP) e superou o total combinado obtido entre Microsoft, Hewlett-Packard, Oracle, Sun Microsystems e Google.

“As patentes e as invenções que elas representam refletem o compromisso com a inovação que é uma característica que distingue a IBM e seus funcionários há um século,” comentou José Carlos Duarte, CTO da IBM Brasil. “A liderança em patentes é um elemento importante para nossa estratégia de negócios de alto valor, que tem como foco desenvolver infraestruturas instrumentadas, interconectadas e inteligentes que podem contribuir para um mundo mais inteligente.”

A capacidade inventiva da IBM deriva do compromisso de longo prazo da companhia com o desenvolvimento e a pesquisa. A companhia investe aproximadamente US$ 6 bilhões por ano nessa área. Desde a primeira patente que a IBM recebeu em 1911 por uma invenção relacionada com a tabulação de cartões perfurados até as patentes que seus inventores receberam em 2010, a IBM manteve uma estratégia equilibrada e versátil de propriedade intelectual que pode se traduzir em soluções para o mundo real e fazer que os sistemas sejam mais eficientes, mais produtivos e tenham maior capacidade de resposta.

Algumas das invenções interessantes e importantes do total de patentes da IBM em 2010 incluem - Métodos, sistemas e programas de computador para a síntese de diagnósticos em bases de dados de saúde - Esta invenção patenteada permite uma melhor análise dos dados de saúde, que podem contribuir para um sistema de saúde mais inteligente. A Patente nº 7761440 foi emitida para os inventores da IBM Tony Chow, Robert Friedlander, Richard Hennessy e Kahn Anwer.

Sistema e método para avisar condutores sobre condições de tráfego anormais nas estradas - Esta invenção prevê as condições de tráfego com base em informações trocadas via comunicações sem fio de curto alcance entre os veículos. A Patente nº 7760112 foi emitida aos inventores da IBM Frederic Bauchot e Gerard Marmigere.

Sistema e método para a detecção de terremotos e tsunamis e interface para sistemas de alerta - A patente descreve uma técnica que reúne e analisa dados de sensores de disco rígido do computador para conduzir análises rigorosas e precisas posteriormente a eventos sísmicos, tais como terremotos, que podem levar a respostas de emergência mais eficientes, necessárias na sequência de desastres naturais. A Patente nº 7693663 foi emitida para os inventores da IBM Robert Friedlander e James Kraemer.

Dispositivo opticoeletrônico com fotodetector de germanium - Esta invenção suporta a tecnologia de chips de Silício nanofotônicos integrados CMOS que a IBM introduziu em novembro 2010. A tecnologia, que integra dispositivos elétricos e ópticos na mesma peça de silício, permite que os chips de computador comuniquem-se usando pulsos de luz (em vez de sinais elétricos), e é o resultado de um esforço de pesquisa de 10 anos entre os laboratórios globais de pesquisa da IBM. A Patente nº 7790495 foi concedida aos inventores IBM Salomon Assefa, Walter Bedell, Yurii Vlasov e Fengnian Xia. | www.ibm.com/research | www.ibm.com/br | http://twitter.com/ibmbrasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira