Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/01/2011 - 08:06

Porto de Santos: prospecções arqueológicas no trecho do mergulhão

As prospecções arqueológicas que integram o Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural do Sistema viário da margem direita do Porto de Santos, no trecho da passagem inferior na região do Valongo (“mergulhão”), tiveram início na manhã do dia 10 de janeiro (segunda-feira). Trata-se da continuidade dos trabalhos realizados durante 2009 e 2010, onde foram feitas as pesquisas para todo o trajeto da Avenida Perimetral, exceto para aquele local, com o objetivo de identificar os vestígios arqueológicos, históricos e culturais da área.

As prospecções são efetuadas por equipes especializadas da empresa Documento Arqueologia e Antropologia e precedem a obra do “mergulhão”. Caso ocorra, eventualmente, a identificação de vestígios dessa natureza, será planejada e executada uma nova fase de resgate.

As pesquisas arqueológicas envolvem o levantamento sistemático na área, com a utilização de perfuração de poços teste, guiados por um zoneamento arqueológico efetuado, preliminarmente, pela equipe de geoprocessamento, que traz a modelagem do potencial arqueológico do trecho. Para efetuar o zoneamento, que consiste no levantamento desse potencial e identificação em mapa dos locais a serem sondados, foram utilizados mapas históricos e informações coletadas por ocasião das prospecções realizadas em 2009 e 2010 na Avenida Perimetral. As equipes fizeram pesquisa junto a diferentes instituições que possuem equipamentos urbanos interados, a fim de se certificarem que os trabalhos não interferirão com estruturas de terceiros que eventualmente cruzem o local, tais como Congás, CPFL, Telefônica, etc.

Quanto ao patrimônio histórico e cultural, o levantamento de edifícios e bens históricos na área do projeto e em seu entorno, que se caracteriza como um importante marco histórico da cidade, além de levantamento junto aos grupos sociais envolvidos, acontece em paralelo às pesquisas de campo.

Esse trabalho resultará na identificação e valorização científica do patrimônio cultural da área, incluindo a indicação de possíveis novas etapas do programa, necessárias para tratamento do material eventualmente coletado. As ações e resultados dessa etapa serão incorporadas na gestão do conhecimento e produtos de educação patrimonial já desenvolvido e implementado para o programa como um todo.

Programa de gestão do patrimônio cultural - Os trabalhos de prospecções arqueológicas já vêm sendo realizados desde o início das obras da Avenida Perimetral da margem direita do Porto de Santos, ao longo de seu traçado, resultando na identificação de sítios arqueológicos. O material já encontrado foi resgatado e enviado à Universidade de Campinas (UNICAMP) para estudo e catalogação. Futuramente, deverá integrar o acervo de um museu na região.

Decorrente desse processo, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) implementou um Programa de Gestão de Patrimônio Cultural, objetivando propiciar a compreensão dos processos de formação e transformação histórica do Porto de Santos, onde diferentes sociedades humanas interagiram através de seu conhecimento ou de sua sabedoria ambiental.

Para isso, em março de 2008 profissionais das áreas de Arqueologia, História, Geografia, Ciências Sociais, Arquitetura e Comunicação iniciaram levantamentos e estudos que incluíram entrevistas e contatos diversos junto à comunidade, buscando reconhecer aspectos culturais e identitários que integrassem a própria implantação e refinamento das pesquisas. Pesquisas documentais (bibliográficos, cartográficos e iconográficos) voltadas à formulação de um contexto arqueológico, histórico e cultural da sociedade ao longo do tempo, abrangeram desde o período pré-colonial (indígena) até o período colonial e histórico, alcançando os dias atuais.

A equipe multidisciplinar vem identificando o patrimônio edificado, mapeando os imóveis históricos presentes no trajeto da obra da Avenida Perimetral e em seu entorno, visando sua inserção nos diferentes cenários de formação e transformação ocorridos na margem direita do Porto de Santos. Ao longo desse trabalho vem sendo realizadas pesquisas e registros científicos dos imóveis presentes no local das obras, visando registrar sua participação no Complexo Cultural do Porto de Santos, a fim de garantir sua memória histórica. Além disso, foram realizados estudos de cartografia histórica, buscando reconstituir o processo de formação urbana da margem direita do Porto de Santos.

Finalmente, foram desenvolvidos estudos geográficos e geológicos voltados ao comportamento estratigráfico da área de implantação da obra, com o propósito de reconhecer os processos históricos de formação do porto.

Além das pesquisas, o programa insere a realização de atividades de Educação Patrimonial, objetivando ampliar a integração da comunidade nos trabalhos e contribuir para uma melhor valorização e preservação do patrimônio cultural envolvido.

Uma das ações de destaque nesse contexto será a criação do primeiro museu virtual do país e de museus itinerantes, que percorrerão pontos da cidade de Santos, objetivando mostrar à sociedade o acervo arqueológico encontrado. As atividades de Educação Patrimonial incluem, ainda, a confecção de material didático, nos formatos impresso e digital, a ser distribuído nas escolas de Santos, bem como a edição de um livro contendo as informações levantadas. Desta maneira, busca-se compreender o patrimônio cultural como algo vivo e integrado às sociedades, elemento fundamental na manutenção da coesão social e da preservação das culturas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira