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11/01/2011 - 08:16

Texbrasil traz imprensa e compradores internacionais ao Fashion Rio

Com o objetivo de reforçar a presença da moda brasileira nos principais mercados mundiais, o Texbrasil, Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido pela ABIT em parceria com a Apex-Brasil, responsável pela vinda de 46 jornalistas e compradores internacionais para a próxima edição do Fashion Rio e Rio-À-Porter. O evento, que acontece na cidade do Rio, é um dos mais significativos do País por mostrar estampas exclusivas, cartela de cores diferenciadas e toda a diversidade da moda e estilo de vida brasileiros por meio das cerca de 150 marcas participantes.

Para esta edição do Fashion Rio foram convidados o famoso blogueiro americano, Brian Boy e a diretora da publicação francesa Madame Figaro, Nicola Picart; que virão pela primeira vez ao Brasil. Dentre os compradores,os destaques são as cadeias de lojas do Reino Unido, Selfridges e Fenwick, além do agente Pirnia Collection ea 3070 Agency, responsável por distribuir marcas francesas e internacionais com alto valor agregado.

Uma agenda paralela aos desfiles foi montada pelo Texbrasil e levará os convidados estrangeiros a conhecer desde a feira de artesanatos de Ipanema até os principais pontos de varejo no Rio de Janeiro. O roteiro contará também com a participação em um bate papo com as consultoras de moda Constanza Pascolato e Glória Kalil euma conferência de tendências do Senai Moda. Todos os convidados receberão um guia desenvolvido pelo Texbrasil contendo informações das grifes do evento, além de dados sobre o Brasil e a indústria de moda brasileira.

“Tais ações, associadas à ousadia, criatividade e espontaneidade dos designers e marcas nacionais, contribuem para reforçar a imagem da moda brasileira no exterior”, completa Rafael Cervone, diretor do Programa.

O Rio de Janeiro é o 6º principal polo da indústria da moda no Brasil, com aproximadamente 72 mil estabelecimentos e mais de 569 mil trabalhadores no setor. O Estado, que exporta cerca de R$ 6 milhões anualmente, mostrará também ao mercado internacional as coleções de marcas como Cantão, Coven, Alessa, Maria Bonita Extra, Totem, Printing e outras que estarão presentes no Fashion Rio.

Projetos Comprador e Imagem Texbrasil - Em seus dez anos, o Texbrasil tem promovido o relacionamento das empresas brasileiras com a imprensa e os compradores de todo o mundo durante as principais feiras e eventos de moda no Brasil e no exterior. Entre as ações estão a organização da vinda de jornalistas e compradores internacionais para conhecerem as marcas, fábricas, showrooms e os principais eventos de moda do país.

Desde 2000, o Projeto Comprador do Texbrasil trouxe cerca de 920 compradores em 131 eventos brasileiros do setor, beneficiando empresas que realizaram negócios na ordem de mais de US$ 60 milhões. Além disso, o Projeto Imagem foi o responsável por trazer aproximadamente 930 jornalistas para o Brasil.

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