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12/01/2011 - 07:18

BETT, a maior feira educacional do mundo, contará com a presença de empresas brasileiras

Delegação apoiada pela SOFTEX e pela Apex-Brasil é composta por empresas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Curitiba.

São Paulo - De 12 a 15 de janeiro, uma delegação de seis empresas brasileiras participará em Londres da British Education and Training Technology (BETT: http://www.bettshow.com/bett11), a maior mostra mundial de tecnologia voltada à educação e que reunirá mais de 600 exibidores. Na edição deste ano, o tema central é “Administrando mudanças e aprendendo por menos” e uma programação composta por mais de 100 seminários abordará as principais questões ligadas ao universo educacional.

A iniciativa, que leva a marca Brasil IT+ aos principais mercados mundiais, integra a relação de realizações do Programa Setorial Integrado para Exportação de Software (PSI-SW), projeto de internacionalização competitiva gerenciado pela SOFTEX e apoiado técnica e financeiramente pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo MCT/Finep.

Participam da missão comercial a curitibana Positivo (www.positivo.com.br), a pernambucana D’Accord (www.daccord.com.br ), a baiana Educandus (www.educandus.com.br), a carioca Gera Negócios (www.geranegocio.com.br), a paulista P3D (www.p3d.com.br) e a mineira Exsto (www.exsto.com.br).

Segundo Luciane Lima, consultora da SOFTEX responsável pela participação brasileira no evento, a presença anterior do País na mostra foi extremamente produtiva. “Foi nessa feira que as companhias integrantes da vertical de Educação fecharam o maior número de negócios e esse desempenho deve-se ao fato de a exposição ter um forte foco em inovação, um traço marcante nas soluções que integram o nosso portfólio”, destaca.

Para a consultora, “um exemplo desse diferencial competitivo pode ser comprovado pela apresentação por parte de várias empresas internacionais de soluções em 3D, mas dependentes de aparatos tecnológicos externos, enquanto a brasileira P3D levará esse ano uma tecnologia totalmente baseada na Web”.

“Nosso objetivo na BETT é reencontrar os principais distribuidores da Europa. Hoje já estamos exportando para mais de 20 países e o nosso conteúdo está disponível em 12 idiomas, até em Chinês, pois temos interesse em expandir a nossa atuação para a Ásia”, explica Merwin Lowe, diretor da P3D, desenvolvedora de softwares educacionais em realidade virtual 3D.

Entre as várias propostas para o ensino de línguas, nenhuma conta com uma abordagem construtivista interativa como a que a Positivo demonstrará na BETT. A D'Accord, por sua vez, reúne uma vasta experiência na oferta de ensino de música via Web com uma série de cursos e de aplicativos que permitem não apenas aprender, mas melhorar a técnica do músico. “Por isso podemos afirmar que inovação não é algo estranho à indústria brasileira desse segmento”, acrescenta a consultora da SOFTEX.

A vertical de Educação do PSI-SW conta hoje com 10 empresas associadas, sendo que a perspectiva é que esse número pelo menos dobre ao longo de 2011. “Nesse segmento, os mercados-alvo para os nossos softwares e serviços são, prioritariamente, a Europa e a América Latina. Nesse sentido, estamos buscando ampliar o leque de nossa oferta atraindo novas empresas para participarem do projeto”, detalha Djalma Petit, diretor de mercado da SOFTEX.

SOFTEX (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). As seguintes diretrizes pautam o trabalho da SOFTEX: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software; capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema SOFTEX” reúne mais de 1.600 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede de agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da SOFTEX contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinnee, Apex-Brasil, Anprotec, ASsespro, BID, BNDES, CNI-SENAI, CNPq, Fenadados, Fenainfo, FINEP, Frente Parlamentar de Informática, MCT/SEPIN, MDIC, SBC e SEBRAE.

APEX-BRASIL (www.apexbrasil.com.br) - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é responsável pela promoção das exportações de produtos e serviços brasileiros, pela internacionalização das empresas brasileiras e pela atração de investimentos estrangeiros para o Brasil. Vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), a Agência apoia, atualmente, cerca de 13 mil empresas de 80 setores da economia, entre os quais o de software. Anualmente, viabiliza a participação de empresas brasileiras em mais de 900 eventos – tanto no Brasil quanto no exterior. Na cooperação internacional, a Apex-Brasil lidera importantes fóruns mundiais e preside a Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (WAIPA) e a Rede Ibero-Americana de Organismos de Promoção Comercial (REDIBERO), consolidando o Brasil como referência regional na promoção de exportações e atração de investimentos estrangeiros diretos.

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