Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/01/2011 - 07:18

Copa de 2014 pode ter call center com robôs móveis

XBot tem projeto para desenvolver robôs móveis com telepresença.

Imagine robôs caminhando por corredores de um hospital. A máquina – com uma tela que projeta o rosto do médico em um local qualquer – garante a visita do profissional aos seus pacientes por meio da telepresença. Pense ainda nos milhares de turistas durante a Copa de 2014 que vão precisar de tradutores. O problema pode ser resolvido com um call center com funcionários para atender em várias línguas. Os visitantes poderão contar com robôs móveis para tirar suas dúvidas. Tudo isso já pode ser realizado por empresas brasileiras.

O projeto para a área médica já existe e foi desenvolvido pela XBot, empresa sediada no polo tecnológico de São Carlos (a 230 km de São Paulo), em parceria com a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade de Campinas. Para o diretor da empresa, Antonio Valério Netto, a aplicação para Copa de 2014 é só mais um passo das possibilidades do projeto.

Os robôs móveis podem dar muito mais mobilidade do que totens fixos. Valério se valeda máxima popular de que “é preciso ir onde o povo está” para reforçar a importância do uso dessas máquinas. “A conversa, mesmo por meio das telas das máquinas, garante interação direta entre o usuário e o profissional treinado para atendê-lo”, ressalta o empresário.

Os sistemas de telepresença utilizam um conjunto de tecnologias com a capacidade de conectar, em tempo real, pessoas ou objetos que se encontram geograficamente separadas, por meio de ligações de vídeo e áudio de alta definição. “O uso da robótica móvel inteligente amplia as possibilidade de interatividade, aumenta o sentimento de presença e pode gerar ainda várias aplicações para mercados como logística, segurança e atendimento pessoal”, explica Valério.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira